Um quarteirão inteiro no centro da cidade de Tampa será demolido para a construção de condomínios de luxo. Conforme reportado pelo Tampa Bay Business Journal, uma das maiores e mais conhecidas construtoras da região de Tampa, o Grupo Kolter, pagou quase US $ 12 milhões pela área que estende-se desde North Tampa Street até a East Twiggs Street.

Quarteirão em Tampa será demolido para construção de condomínio de luxo
Centro de Tampa acompanha tendência da Flórida e passa a atrair empresas e moradores de outros estados

Os restaurantes e estabelecimentos hoje existentes na área permanecerão operando durante a maior parte do ano de 2022. Os trabalhos de demolição só terão início em 2023. Alguns estabelecimentos populares como o restaurante Moxie’s e os cafés Bamboozle e First Watch deixarão saudades aos frequentadores de Downtown Tampa. A maioria dos estabelecimentos terão tempo suficiente para encontrarem outro endereço em Downtown. Alguns, como o Moxie’s, já possuem outras unidades na cidade.

“Timing” perfeito para novos lançamentos

Brian Van Slyke, presidente regional da Costa Oeste da Flórida para o Grupo Kolter, disse ao Tampa Bay Business Journal que o projeto encontra-se em fase inicial e que todos os estabelecimentos hoje existentes serão destruídos para dar lugar a pelo menos 200 apartamentos de luxo na região.

O projeto acompanha a grande transformação que a região de Tampa Bay está experimentando, com expressivo número de novos moradores vindo da região Nordeste dos EUA e toda a nova dinâmica corporativa que isso traz.

Além de pessoas que buscam a Flórida para ter mais qualidade de vida e menos custo, empresas também pensam da mesma forma. O estado da Flórida é percebido como uma região business-friendly, com incentivos fiscais (não há imposto estadual), característica que atrai muitas empresas para o “Sunshine State”.

A região de Lake Nona, à leste de Orlando, é uma das mais procuradas pelas corporações. Grandes grupos como o Grupo Disney e a KPMG escolheram a comunidade para migrar parte de suas divisões.

Região de Tampa Bay na Flórida

A região de Tampa Bay foi uma das mais procuradas por americanos de outros estados. Acompanhar esta tendência e oferecer produtos e soluções para atrair empresas está no radar das construtoras. Downtown Tampa, neste sentido, torna-se uma área bastante promissora.

Outros empreendimentos na região também mostram esta tendência; A conclusão da primeira fase do mega projeto Water Street também motivam as construtoras locais a continuarem investindo em projetos de condomínios e comerciais na região.

Demanda por condos (apartamentos) em alta novamente

Como já divulgado neste blog, a demanda por apartamentos em condomínios na Flórida está voltando rapidamente. Os apartamentos em prédios foram colocados de lado nos últimos anos. Havia uma percepção, principalmente nos períodos mais críticos da pandemia, de que apartamentos em prédios não eram tão seguros (maior risco de contágio). Ao mesmo tempo, casas espaçosas em regiões menos densamente povoadas, com área externa ampla, piscina privativa, entre outras comodidades, passaram a ser o perfil de imóvel mais procurado em tempos de quarentena. Afinal, a suposição era de que seria muito melhor passar períodos de confinamento em uma ampla casa do que em um apartamento.

Ocorre que, aos poucos, esta percepção foi mudando. As casas residenciais, especialmente as do tipo single-family homes (casas unifamiliares não geminadas), por conta da alta demanda, viram seus preços explodirem. Este segmento do mercado imobiliário foi o grande responsável pelo aumento em quase 20% no preço médio dos imóveis na região central da Flórida só no ano de 2021. Com isso, Orlando bateu o recorde histórico de US$ 325 mil para o preço médio de seus imóveis.

Cidades nas proximidades de Orlando como Winter Garden e Windermere estavam entre as mais desejadas por americanos vindos do norte e da Califórnia.

Com os preços das casas nas alturas e o inventário baixíssimo, tornou-se cada vez mais difícil encontrar a casa ideal. As atenções voltaram-se para os condomínios de luxo em cidades como Miami e Fort Laurderdale que, agora com os novos protocolos e medidas de segurança, já não eram mais vistos como arriscados dentro do “novo-normal”. As construtoras passaram a investir também nos chamados low-density condos, ou seja, condomínios com baixa densidade de moradores, justamente para atrair este perfil de comprador que prefere ficar longe de aglomerações em tempos de pandemia.

Outra grande vantagem dos condomínios de luxo em relação às casas em regiões suburbanas é que, além de estarem melhor localizados, oferecem comodidades e infra-estrutura que são verdadeiros clubes, com quadras de esporte, piscinas em estilo resort, serviços equiparados a hotéis 5 estrelas, spa, academia, business center, entre outras. São características que dificilmente uma casa no subúrbio conseguirá competir.

Sobre a CAP International

A CAP International é uma imobiliária global especializada na Flórida e voltada para o público brasileiro. Caso queira saber mais sobre oportunidades na região de Orlando, Tampa ou Miami, entre em contato agora mesmo e bata um papo comigo por WhatsApp: +55 11 98111-2555 (Carlos Barros).