As solicitações de troca de carteira de habilitação por parte de pessoas de outros estados dos EUA para a Flórida é um indicador usado pelas autoridades como medida do fluxo migratório interno no país. A Flórida sempre atraiu residentes de outros estados e este movimento precipitou-se durante a pandemia, período em que o Sunshine Estate chegou a receber mais de 1000 novos residentes por dia. O movimento permanece em 2023, não com a agressividade vista nos períodos mais críticos da pandemia, mas consideravelmente mais forte do que os períodos pré-pandêmicos.

Solicitação de carteiras de habilitação de pessoas fora do estado continuam aumentando na Flórida

No primeiro trimestre de 2023, houve mais de 20 mil trocas de carteiras de habilitação nos condados de Miami-Dade, Broward, Palm Beach e Martin no sul da Flórida, um aumento de 26% em comparação com a média de 15.873 trocas de carteiras de habilitação por trimestre durante 2016 a 2019, de acordo com relatório divulgado pela Miami Association of Realtor.

O destaque ficou por conta do contado de Miami-Dade, responsável pelo maior aumento do indicador. Miami-Dade registrou 31,6% de aumento.

Nova York, Nova Jersey e Califórnia

Nova York, Nova Jersey e Califórnia foram os principais estados com pessoas que trocaram suas carteiras de habilitação para a Flórida. Os três estados juntos representam mais de 40% das trocas, com Nova York responsável por quase 25%.

No primeiro trimestre de 2023, o número de troca de cateiras destes três estados aumentou de forma expressiva. O número de californianos que trocaram suas cateiras para Miami aumentou 80%. Para Nova York o número saltou para 68%. New Jersey, 29%.

Por que as pessoas continuam a se mudar para a Flórida?

Vários são os motivos que levam moradores de outros estados a se mudarem para a Flórida. Seguem os principais:

  1. Isenção de Imposto Estadual: O estado da Flórida não cobra de seus residentes o chamado “Income State Tax”, ou seja, o imposto de renda estadual. Em estados como Nova York e Califórnia, além do imposto de renda no âmbito federal, os residentes também devem pagar um imposto na esfera estadual;
  2. Business- Friendly: A Flórida é vista como um estado mais “Business-Friendly. Além da menor tributação mencionada, empresários enxergam o Sunshine State como menos burocrático e mais receptivo a novos negócios. Várias empresas do setor de tecnologia e finanças estão se mudando para a Flórida, o que já conferiu à cidade de Miami alguns títulos: Manhattan do Sul, Wall Street do Sul. Já a cidade de Orlando vem atraindo profissionais da área de tecnologia. O novo complexo NeoCity, em Kissimmee, promete ser o novo Silicon Valley da Flórida.
  3. Clima favorável: A Flórida é conhecida por seu clima ameno e ensolarado durante todo o ano, o que atrai muitas pessoas que desejam escapar de invernos rigorosos ou de climas menos favoráveis.
  4. Aposentadoria: A Flórida é um destino popular para aposentados devido ao clima agradável, infraestrutura para idosos, como comunidades planejadas para aposentados e isenções fiscais específicas para aposentados.
  5. Oportunidades de emprego: A Flórida tem uma economia diversificada, com setores como turismo, imobiliário, tecnologia, saúde e agricultura. Essas indústrias oferecem oportunidades de emprego e atraem pessoas em busca de trabalho ou melhores perspectivas de carreira.
  6. Custo de vida: Em comparação com alguns estados mais caros, como Califórnia e Nova York, a Flórida tem um custo de vida relativamente mais baixo. Isso pode atrair pessoas que buscam uma vida mais acessível.
  7. Estilo de vida: A Flórida oferece uma variedade de atividades recreativas, incluindo praias, parques temáticos, atividades ao ar livre e uma cena cultural vibrante. Esses fatores contribuem para um estilo de vida atraente para muitas pessoas.

Sobre a CAP International

A CAP International é uma imobiliária global especializada na Flórida e voltada para o público brasileiro. Caso queira saber mais sobre imóveis em Miami e Orlando, entre em contato agora mesmo e bata um papo comigo por WhatsApp: clique aqui para acessar meu WhatsApp (Carlos Barros)