A tão desejada viagem de trem expresso entre Miami e Orlando finalmente acontecerá, após 7 anos de longa espera. A empresa de trens Brightline já começou a vender passagens com embarques a partir de setembro deste ano. O novo roteiro consolida as operações da Brightline na Flórida, que pretende expandir suas rotas por todo o estado, conforme revelaremos neste artigo.

Brightline: A conquista da Flórida!

O roteiro Miami-Orlando parte de Downtown Miami (Miami Central Station) com destino ao Aeroporto Internacional de Orlando, com paradas em Aventura, Fort Lauderdale, Boca Raton e West Palm Beach. A operação contará com 16 viagens diárias e partidas de hora em hora.

Possíveis futuras estações da Brightline

Não há nada certo ainda sobre a localização das novas estações da Brightline na Flórida, mas há fortes motivos para acreditar que a próxima será próximo à Cocoa Beach, no condado de Brevard.

Cocoa Beach é uma das principais cidades da Flórida e está distante apenas 100 km de Orlando (cerca de 1 hora de viagem de carro). É uma cidade badalada procurada por jovens e surfistas, além de ser a cidade natal do premiado surfista Kelly Slater, 11 vezes campeão do mundo.

Entre as praias perto de Orlando, Cocoa Beach é uma das mais visitadas, já que é perfeitamante possível fazer um bate-volta e descansar da maratona dos parques.

Não é por acaso, portanto, que a cidade de Cocoa estaria dentro dos planos de expansão da Brightline! Além de trazer mobilidade ao destino, permite aos turistas de Orlando viajar de trem expresso à praia, seja para se hospedar em Cocoa ou fazer um bate-volta, como mencionado.

O que leva a crer que Cocoa será a nova parada?

Não há nada oficial sobre a nova estação da Brightline em Cocoa! Contudo, aquisições de terrenos por parte da Brightline no condado de Brevard, onde Cocoa está localizada, trazem fortes indícios desta intenção.

O jornal Florida Today revelou que a Brightline está com um projeto para incorporar seu próprio empreendimento imobiliário: um bairro residencial em Cocoa com 350 casas.

Por que uma empresa de trens estaria empreendendo no setor imobiliário?

O nome do empreendimento será denominado “The Lakes at Cocoa Grove”. Além das casas, trará espaços verdes e um amplo lago de quase 15 hectares (154 mil metros quadrados).

E é justamente o projeto deste imenso lago que nos leva a crer que a nova estação da Brightline será nas proximidades. Por que?

As regras de Cocoa

A legislação de Cocoa proibe o chamado “borrow pit” dentro dos limites da cidade. O termo em inglês, usado no setor de construção, significa “cava de empréstimo” ou “cava de extração”.

A expressão refere-se a uma área onde é feita a escavação de materiais como terra, areia, cascalho ou rochas, que serão utilizados como aterro ou preenchimento em outra localização. O “borrow pit” é, portanto, uma solução para suprir uma determinada obra com materiais retirados de outro lugar.

A Brightline, para o assentamento dos trilhos ferroviários em Cocoa e viabilização da nova estação, precisaria de muitos suprimentos (cascalho, areia, material rochoso, etc.).

Como o “borrow pit” não é permitido, a empresa teria então encontrado uma solução inteligente!

O município pode não permitir a “cava de empréstimo”, mas não há nada que impeça a construção de lagos artificiais dentro de loteamentos imobiliários em Cocoa.

A escavação de um imenso lago, que fará parte do novo empreendimento imobiliário da Brightline, forneceria todo o material necessário para o assentamento dos trilhos ferroviários. Imagina-se que todo o material arenoso e rochoso retirado do lago de 15 hectares seria destinado à obra e viabilização da nova estação da Brightline em Cocoa.

Curva à oeste: diminuição da velocidade

Outro fator que motiva a construção de uma nova estação em Cocoa é que o trem expresso já teria que diminuir sua velocidade ao chegar nas proximidades desta cidade por conta da curva de mudança de direção norte-sul para leste-oeste. A ideia seria também aproveitar a velocidade mais lenta para adicionar no condado de Brevard uma parada no roteiro.

Rumo ao norte: Jacksonville

Os planos da Brightline envolvem como destino final Tampa. Desta forma, o roteiro partiria do sul da Flórida, rumo ao norte e deslocando-se na região central para a costa oeste. Com isso abrangeria boa parte do sul, leste, centro e oeste do estado. Mas o norte também está na mira da empresa!

Há rumores de que a Brightline queira seguir também em direção à cidade de Jacksonville, outro centro importantíssimo do estado, já próxima da chamada Space Coast, área em franca expansão na Flórida.

Uma possível rota norte-sul entre Miami e Jacksonville cruzaria com a já existente linha leste-oeste justamente em uma localização próxima à Cocoa. Uma estação nesta localidade funcionária como um hub (estação de transferência).

Estação da Brightline dentro de parques temáticos

Havia também discussões sobre estações da Brightline na Disney Springs e também no Busch Gardens, em Tampa. Por enquanto estas opções não estão nos planos da Brightline, mas também não estão descartadas.

Sobre a CAP International

A CAP International é uma imobiliária global especializada na Flórida e voltada para o público brasileiro. Caso queira saber mais sobre imóveis em Miami e Orlando, entre em contato agora mesmo e bata um papo comigo por WhatsApp: clique aqui para acessar meu WhatsApp (Carlos Barros)