A Colômbia mais uma vez conquistou o topo do ranking na lista dos países que mais realizam pesquisas por imóveis na Flórida. Os dados foram divulgados pela Miami Association of Realtors, referente ao mês de maio de 2023. A “Magic City”, apesar de ser mais procurada por países da América Latina, também vem recebendo demanda em pesquisas de países como Canadá, Filipinas e Espanha.

Aumenta número de Colombianos em busca de propriedades na Flórida

Colômbia foi responsável por mais de 10% de todas as buscas internacionais no site MiamiRealtors.com em maio de 2023.

Veja abaixo o ranking dos 10 principais países pesquisando no MiamiRealtors.com ema maio de 2023:

  1. Colômbia – 10,9%
  2. Venezuela – 7,14%
  3. Argentina – 5,59%
  4. Filipinas – 4,77%
  5. México – 4,40%
  6. China – 4,26%
  7. Espanha – 4,21%
  8. Canadá – 3,44%
  9. Brasil – 3,43%
  10. Alemanha – 3,06%
    Todos os outros países 48,8%

Por que Colombianos estão comprando na Flórida?

Os colombianos, tradicionalmente, assim como muitas outras nacionalidades da América Latina, consideram a compra de um imóvel em Miami um símbolo de status, uma opção de moradia futura ou mesmo uma oportunidade de visitar a “Terra do Mickey” ou participar da badalada vida de Miami sem precisar pagar hotel. A proximidade do país com Miami (apenas 3 horas de voo), a cultura latina intensamente presente em Miami e a facilidade de acesso ao crédito são outros fatores que facilitam a decisão.

Com a pandemia o processo de compra tornou-se ainda mais fácil e ágil, podendo ser feito 100% à distância. Não há mais necessidade de ir presencialmente à Flórida para assinar qualquer documento.

Contudo, outro motivo surgiu que motivou o aumento na busca de propriedades em Miami por parte dos Colombianos. A mudança de governo.

A troca de governo, assim como ocorreu recentemente no Brasil, despertou a insegurança nos colombianos que passaram a buscar “portos-seguros” para seus investimentos. Investir em um imóvel no exterior, em uma economia sólida como a dos EUA ou mesmo em países como Portugal, na Europa, e em um mercado com alto potencial de valorização como o de Miami, tornou-se uma das formas mais seguras e rentáveis de proteger o patrimônio.

Governo de esquerda e aumento de impostos

A corrida para compra de imóveis em Miami aumentou há cerca de um ano na Colômbia com a vitória do novo presidente de esquerda Gustavo Petro. O aumento do interesse dos colombianos foi, inclusive, divulgado em notícia no Financial Times, onde sugere que os colombianos não somente querem investir em imóveis nos EUA, mas também possivelmente morar lá no futuro.

Petro apresentou propostas que acenderam a luz de alerta nos colombianos, especialmente os mais ricos. O novo presidente quer criar um imposto sobre a riqueza das 4 mil maiores pessoas ricas no país, além de aumentar o imposto de renda para pessoas físicas mais ricas. Ajustes na legislação sobre distribuição de dividendos das empresas também serão analisados na nova proposta de lei.

A compra de imóveis em Miami traria, neste contexto, uma diversificação dos investimentos, além de permitir a dolarização parcial do patrimônio de quem investe. Aqueles que pensam em se mudar da Colômbia para morar em Miami almejam participar de uma sociedade mais segura e com melhores perspectivas para seus filhos.

A situação de incerteza política e econômica em países da América Latina de modo geral tem sido a principal causa no último ano do aumento de latinos em busca de propriedades em Miami e Orlando.

Sobre a CAP International

A CAP International é uma imobiliária global especializada na Flórida e voltada para o público brasileiro. Caso queira saber mais sobre imóveis em Miami e Orlando, entre em contato agora mesmo e bata um papo comigo por WhatsApp: : clique aqui para acessar meu WhatsApp (Carlos Barros).