O prefeito de Miami, Francis Suarez, está ativamente empenhado em transformar a cidade em um novo centro tecnológico, aproveitando o êxodo de empresas de tecnologia do Vale do Silício. A Flórida oferece um ambiente tributário atraente em comparação com a maioria dos outros estados dos EUA (isenção de imposto de renda estadual). Ao mesmo tempo, a Califórnia foi criticada por sua burocracia excessiva e altos impostos. Com isso, o “Sunshine State” passa a ser vista como o novo Eldorado das empresas de tecnologia.

O trabalho de Suarez vem ganhando cada vez mais notoriedade nas redes sociais. Recentemente, uma conversa entre o prefeito de Miami e Elon Musk bombou nas redes.

Flórida abrigará o novo Silicon Valley

Elon Musk, o CEO da SpaceX e da Tesla, teve um bate papo com o Suarez sobre sua empresa Boring Company e a intenção de recortar o subsolo de Miami com túneis sustentáveis, dentro de uma nova tecnologia livre de gases e poluentes.

“Carros e caminhões presos no trânsito geram megatons de gases tóxicos e partículas, mas os túneis rodoviários da @boringcompany sob Miami resolveriam o trânsito e seriam um exemplo para o mundo,” twittou Musk, que foi além: “Se o governador e o prefeito quiserem, nós o faremos.”

O comentário no Twitter foi publicado às 4 a.m no horário de Miami, mas quase que instantaneamente Suarez respondeu: “Count me in” (Conte comigo). Veja as conversas no Twitter:

Os objetivos do mega empresário Elon Musk e do prefeito Francis Suarez são ousados! A construção de túneis em Miami não é uma tarefa tão simples. O tipo de solo que esta região específica da costa da Flórida oferece torna os projetos subterrâneos complexos, já que são arenosos, cheio de cavernas subterrâneas e mini lençóis freáticos. Mas nada parece impossível para Elon Musk, que já concluiu diversos projetos aparentemente utópicos, como enviar uma cápsula tripulada para o espaço, no que ficou conhecido como o primeiro projeto espacial da história da Nasa a levar uma nave tripulada ao espaço em parceria com uma empresa privada.

Miami pode ser a primeira cidade a ter reservas em Bitcoin

Outra notícia que colocou Miami no “radar” do mundo tecnológico é a motivação do prefeito Suarez em aplicar parte das reservas da cidade em Bitcoins. O prefeito vai além e gostaria de dar a opção a seus funcionários de receber parte de seus salários da criptomoeda. Ainda, Suarez quer permitir aos residentes de Miami que usem a moeda digital para pagar impostos e taxas.

Os objetivos ousados de Francis Suarez estão dentro de um contexto onde o prefeito quer transformar Miami na cidade mais digital do país e, para isso, pretende reformular o ambiente regulatório, tornando a cidade mais atrativa para investidores e novos talentos.

Flórida atrai empresas de todos os setores

Não são apenas as empresas do Setor de Tecnologia que estão inseridas neste movimento. Empresas de outros setores, como o setor financeiro, especialmente de regiões do norte dos EUA (Ex.: Nova York), buscam ambientes tributários mais receptivos e um clima agradável o ano todo para seus funcionários e colaboradores. A gigante de Wall Street, Goldman Sachs, também se juntou a outro “êxodo” que os EUA estão vivenciando: bancos, fundos e instituições financeiras estão mudando de Nova York para a Flórida.