Nos últimos anos os compradores internacionais, especialmente latino-americanos, exerceram forte presença no setor imobiliário da Flórida. Segundo dados divulgados pela Florida Realtors Association, mais de 50% de todos os compradores internacionais em Orlando vieram da América Latina. Contudo, em meio à crise do COVID-19, as construtoras da Flórida tiveram que desenvolver soluções criativas para conseguirem vender seus produtos.

Construtoras em Orlando oferecem soluções criativas em meio à crise

A maioria do público internacional investe em busca de retornos com aluguel por temporada e também com o objetivo de proteger o patrimônio, já que as moedas em seus países de origem sofrem gradualmente, ano a ano, desvalorização frente ao dólar. O aluguel por temporada em Orlando transformou-se em um negócio lucrativo, já que todo ano mais de 70 milhões de turistas visitam a Terra do Mickey para se divertirem nos parques temáticos e outras atrações. Todo este tráfego praticamente garante saída para o aluguel, com retorno atrativo para o investidor.

Veja também: Qual o retorno esperado com aluguel em Orlando?

A tendência com compradores internacionais deve crescer em 2020, mas a pandemia trouxe alguns entraves. Um deles foi a limitação ao crédito. Muitos bancos, com receio da crise, impuseram restrições temporárias em relação ao financiamento dos imóveis para o público estrangeiro que compra casas de temporada em Orlando perto da Disney. Felizmente, essas restrições foram temporárias e já foram abolidas na maioria dos bancos.

Os bancos sabem que os compradores investem na forma de alavancagem. O investidor desembolsa apenas o valor da entrada (25% a 35% do valor do imóvel) e o restante financia em suaves parcelas, com prazos e até 30 anos. Ocorre que a parcela do financiamento é, na maioria das vezes, quitada com a renda do próprio aluguel por temporada. Esta forma de alavancagem do investimento, utilizando recursos do banco americano, é uma estratégia empregada há tempos e um dos principais fatores que fazem do investimento em imóveis de temporada na Flórida um dos melhores do mundo. Não a toa, diversos compradores já estão em sua terceira ou quarta casa. Temos clientes na imobiliária que estão na 7ª casa. Todas compradas dentro desta estratégia de alavancagem. Alguns investidores, se somados os números de quartos que cada casa comprada possui, já são donos de um verdadeiro hotel espalhado pela cidade de Orlando.

Leia também: Como quitar a parcela do financiamento com a renda do próprio aluguel

Com os parques fechados turismo diminui e renda com aluguel das casas cai
Com turismo menor, receita das casas de temporada diminuiu durante a pandemia. Atividade já retomou!

Como o fluxo de turistas caiu drasticamente com a pandemia e a atividade de aluguel por temporada foi suspensa, juntamente com todas as demais atividades “não essenciais”, é natural que os proprietários tenham percebido um declínio na receita com aluguel. Com receio de um aumento de inadimplência dos proprietários, em decorrência do declínio na receita, muitos bancos impuseram restrições ao crédito para estrangeiros. Felizmente as atividades de aluguel já foram novamente autorizadas e os parques estão, gradualmente, reabrindo.

Além da restrição ao crédito, houve também o fechamento das fronteiras. Muitos investidores latino-americanos viram-se impossibilitados de viajar para a Flórida, o que também impactou nas vendas das construtoras.

Soluções criativas na venda de imóveis em Orlando

Diante de um cenário inédito de pandemia, algumas construtoras tiveram que exercitar a criatividade e bolar soluções inteligentes para facilitar e incentivar a compra de imóveis em Orlando.

A construtora Lennar, uma das maiores dos Estados Unidos, está oferecendo incentivos de até US$ 35 mil para quem comprar determinadas casas já prontas de seu portfólio. Outras construtoras grandes de Orlando seguiram o mesmo exemplo.

Modelo “Alexander” no condomínio Champions Gate (5 quartos/5 banheiros) – Incentivos de até US$ 35 mil oferecidos pela Construtora Lennar em Orlando

O condomínio The Grove Resort & Water Park desenvolveu seu próprio programa de financiamento. Desta forma, não há necessidade de depender dos bancos locais para financiar. Várias construtoras e incorporadoras em Orlando já desenvolveram programas de financiamento próprios também.

Para solucionar o problema da presença física do comprador, que está impossibilitado de viajar, as construtoras criaram soluções 3D incríveis. São virtual tours com alta tecnologia e qualidade que praticamente “transportam” o comprador para dentro das casas.

A pandemia também amenizou os processos burocráticos de compra. Todos os contratos e trocas de documentos podem ser realizados virtualmente.

A estratégia já rendeu frutos e tudo indica que a tendência veio para ficar.

Oportunidade

Para muitos investidores imobiliários internacionais, agora é o melhor momento para comprar em Orlando, uma cidade que surgiu como um novo destino de investimento para compradores de imóveis para aluguel de curto prazo. Os preços ainda são baixos em comparação com outros mercados.

As economias da América Latina cresceram a uma média de apenas 0,7% ao ano nos últimos seis anos, e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe prevê uma contração na região devido ao COVID-19. Isso faz do investimento nos EUA e Orlando uma boa estratégia para compradores estrangeiros combaterem a desvalorização des suas moedas e protegerem o patrimônio.

Sobre a CAP International

A CAP International é uma imobiliária global especializada na Flórida. Caso tenha interesse em comprar imóveis na Flórida, entre em contato: clique aqui para acessar meu WhatsApp (Carlos Barros).