A Flórida recebeu mais novos moradores do que qualquer outro estado americano, exceto Texas. De acordo com o U.S. Census Bureau, o Sunshine State recebeu mais de 210 mil novos residentes nos 12 meses que terminaram em 1º de julho de 2021. Boa parte deste público veio de estados do Nordeste e Califórnia, em busca de qualidade de vida e menos impostos. O fluxo expressivo de pessoas beneficiou consideravelmente o setor imobiliário do estado, com consequente valorização dos imóveis, especialmente na região de Orlando e cidades nos arredores.

Tendências para o mercado da Flórida em 2022

O fluxo de novos residentes não parou e 2022 também parece ser um ano promissor. Estima-se que os preços dos imóveis continuarão pressionados por conta do baixo estoque e a forte demanda reprimida de compradores internacionais, a chamada “pent-up demand”, que veio à tona após a recente reabertura das fronteiras americanas par diversos países.

A nova onda de imigrantes traz com ela algumas tendências para o mercado imobiliário de 2022. Abaixo comentamos.

Estilo de vida flexível

Não é novidade que o trabalho remoto, ou o trabalho híbrico (parte no escritório parte em home-office) veio para ficar. A pandemia mostrou que a nova dinâmica, mais flexível, é perfeitamente possível e, na maioria dos casos, mais produtiva. Sem falar no aumento de qualidade de vida para empregados e colaboradores.

Centenas de milhares de americanos procuraram casas e apartamentos para passarem longas temporadas na Flórida durantes os anos de pandemia. Muitos deles decidiram por ficar de forma permanente, o que impulsionou os números que comentamos na introdução deste artigo. Contudo, boa parte deste público que aproveitou a nova dinâmica de trabalho remota, não abandonou seus lares originais e apenas aproveitou a oportunidade para passar um período maior de estadia no Sunshine State.

Este novo estilo de vida é a tendência!

Construtoras da Flórida já planejam seus novos projetos levando em consideração este novo mercado, onde pessoas passam períodos (curtos ou longos) na Flórida, trabalhando ou não, mas permanecem residindo em seus estados originais.

A nova tendência está sendo vista principalmente na cidade de Miami. Construtoras buscam atender ao novo estilo flexível de estadia entregando residências prontas (turn-key), totalmente mobiliadas e estrategicamente decoradas para serem compartilhadas. Desta forma, o proprietário pode usá-la no período que estiver na Flórida e alugá-la o restante do ano, obtendo renda e fazendo frente às despesas mensais do imóvel. Em muitos casos, é possível perceber lucro na operação.

A cidade de Orlando já tem esta tradição, oferecendo diversos condomínios de casas de temporada. São as chamadas Vacation Homes em bairros e cidades com zoneamento específico para a prática de aluguel por curta temporada, como a cidade de Kissimmee, já muito conhecida pelos brasileiros. Contudo, a cidade de Miami sempre foi mais rígida no que diz respeito às regras de aluguel. Felizmente, construtoras e autoridades municipais chegaram a um entendimento para poderem oferecer este tipo de produto. A região de Downtown é a que concentra a maioria dos novos projetos. Alguns deles são District 225, Natiivo e 501 First Residences.

Relatório recente divulgado pelo AirDNA mostra que os ganhos médios para aluguéis de curto prazo nos EUA estabeleceram novos recordes em 2021, aumentando cerca de 35% desde o início da pandemia.

Empreendimentos voltados para alugueis de curta temporada devem tomar conta do mercado imobiliário em 2022 por toda a Flórida. A cidade de Miami é a mais requisitada dentro deste novo contexto.

“Branded Condos” – Tendência para 2022

Os chamados “Branded Condos”, ou seja, condomínios associados à grandes marcas, é outra tendência que tende a se fortalecer em 2022.

Este formato de empreendimento não é novidade. A cidade de Miami já oferece diversas opções em condomínios de luxo. A ilha de Sunny Isles Beach é famosa por abrigar alguns! O mais comentado e que revolucionou o mercado imobiliário global é o Porsche Design Tower, uma torre residencial de luxo frente para o mar com 51 andares, construída em parceria com a marca alemã Porsche Design. O grande diferencial do Porsche Tower é que ele oferece um elevador de carros que permite ao proprietário estacionar dentro do apartamento.

Seguindo a tendência do Porsche, a mesma construtora divulgou o lançamento do Bentley Residences, também em Sunny Isles Beach, em associação com a marca britânica de carros Bentley Motors. O novo empreendimento também oferecerá um elevador de carros para seus residentes.

Outro empreendimento que merece destaque é o Aston Martin Tower, em Brickell. Diversos outros foram lançados ou entregues em 2021, como o Baccarat Residences, Residences by Armani Casa, Waldorf Astoria Tower, entre outros.

Investidores e compradores internacionais enxergam nos branded-condos uma série de vantagens desde exclusividade até segurança na compra, já que uma marca de renome mundial exercerá toda sua influência sobre o empreendimento para manter o padrão em nível elevado.

Bentley Residences em Sunny Isles Beach - Tendência em Branded Condos
Bentley Residences em Sunny Isles Beach – Tendência em Branded Condos

Coworking e outros ambientes compartilhados

A tendência “sharing”, que foi praticamente abandonada durante os períodos de confinamento, volta agora no “novo-normal”. As construtoras perceberam que, após anos de isolamento, as pessoas querem mais do que nunca um pouco de convívio social, porém com segurança. Neste contexto, os empreendimentos novos estão disponibilizando espaços de coworking e outras amenidades compartilhadas como: salas de vinho, bares com karaokê, fogueiras ao ar livre, entre outras.

Novas comunidades e empreendimentos mixed-use

Algumas comunidades também merecem destaque neste novo contexto, como bairros em rápido crescimento e empreendimentos mixed-use que são verdadeiras mini-cidades. O mais notório entre os grandes empreendimentos mixed-use em Miami é o Miami Worldcenter. Agora Miami receberá também o Magic City Innovation District, com investimentos de mais de US$ 1 bilhão.

Um dos aspectos mais exclusivos do Magic City Innovation District – Little Haiti® é como ele foi projetado para ser uma comunidade planejada com o futuro em mente. Em vez de simplesmente criar uma única nova propriedade, o distrito traça um plano de crescimento de longo prazo em vários setores verticais. Isso não só atrai novo interesse dos residentes locais, mas também de empresas nacionais e globais, ícones culturais, start-ups e empreendedores, e outros que logo se tornarão líderes em seus setores.

Outra comunidade que vem atraindo moradores e turistas é a região de Midtown em Miami, um enclave entre Wynwood e o Design District. Além de ser uma região que convida para caminhadas e socialização ao ar livre, também oferece ótimos restaurantes, lojas, cafés entre outros estabelecimentos e opções de entretenimento.

O bairro de Brickell permanece entre os mais queridos para quem quer curtir a vibrante vida urbana de Miami. Edgewater, logo ao lado, também vem ganhando destaque por ser uma comunidade mais tranquila e residencial, sem o agito de Brickell, mas que está a minutos de Downtown.

Sobre a CAP International

A CAP International é uma imobiliária global especializada na Flórida e voltada para o público brasileiro. Caso queira saber mais sobre as tendências da Flórida e as oportundiades em imóveis na região, entre em contato agora mesmo e bata um papo comigo por WhatsApp: +55 11 98111-2555 (Carlos Barros).