Getting your Trinity Audio player ready... |
Orlando é considerado o melhor destino do mundo para se investir nas chamadas Vacation Homes (Casas de temporada) e obter renda com aluguel por temporada e um dos melhores do mundo para se comprar um segundo lar, segundo a Revista Forbes. As Vacation Homes são imóveis que permitem o aluguel sem restrição de período (dias, semanas, meses ou anos). Elas ficam localizadas em um zoneamento específico da cidade que permite a prática de aluguel por temporada (short-term rental). Geralmente são regiões próximas aos parques temáticos e/ou principais atrações da cidade. Neste artigo comentaremos sobres os tipos de Vacation Homes e quais são as melhores opções de investimento. Afinal, uma casa estilo Single-Family oferece retorno esperado maior do que uma Townhome? Por que? Continue lendo para entender.
Qual a diferença entre Apartamentos, Townhomes e Single Family Homes?
No artigo Saiba a diferença entre Condos, Townhomes, Single-Family e outros termos explico em detalhes qual a diferença entre os tipos de propriedade. Basicamente, um apartamento é um imóvel em um prédio (como conhecemos no Brasil), uma Townhome é uma casa geminada (há uma parede comum entre as construções que separa cada imóvel) e as Single Family Homes são casas separadas (residências unifamiliares).
Qual o melhor tipo de imóvel para investimento em Orlando?
Primeiramente vale esclarecer que as orientações neste artigo resumem-se ao mercado de Orlando e região. Para Miami ou regiões da Flórida as características e comportamento do mercado são diferentes.
Qual o melhor tipo de imóvel?
Já escrevei aqui no blog que casas maiores tendem a ter um retorno também maior. Isso porque uma casa com 4 ou 5 quartos pode acomodar grupos de pessoas. Geralmente os turistas chegam em família ou grupos de amigos. Uma casa maior, além de acomodar mais pessoas, também oferece mais amenidades, cozinha maior, piscina, área externa maior, etc. Para o proprietário o retorno é maior e para o hóspede, muitas vezes, o preço da diária é até mais econômico, já que dividirá entre várias pessoas.
Há também o fator “concorrência”. Existem menos casas grandes no mercado em comparação a townhomes ou apartamentos. O proprietário de uma single-family home de 5 ou 6 quartos concorrerá com um número menor de imóveis similares. Já uma townhome de 3 quartos enfrentará uma concorrência maior.
Neste sentido, uma single-family home de 4 ou 5 quartos tende a oferecer um retorno esperado maior do que uma townhome de 3 quartos ou um apartamento de 2 quartos.
É claro que não se pode generalizar. Este cenário pode ser diferente dependendo do condomínio.
Uma townhome de 5 quartos por exemplo é um excelente negócio, mesmo em relação à casas single-family, dependendo do condomínio onde se encontra e considerando que são pouquíssimas as townhomes deste tamanho no mercado.
E em Miami? Qual o melhor tipo de propriedade para investir?
Vou aproveitar para comentar um pouco sobre o mercado de Miami também, já que lá também é possível investir em imóveis voltados para short-term rental. Ocorre que, em Miami, não há muitas opções de imóveis voltados para esta prática. Miami é muito rígida em suas regras de aluguel e os poucos novos condomínios que permitem a prática de short-term rental estão localizados em Downtown. Basicamente são três: YotelPad, Legacy e Natiivo.
Você não encontrará em Miami condomínios de casas de temporada para comprar, como em Orlando. Miami é uma cidade mais voltada para prédios, até por trazer uma atmosfera mais urbana e cosmopolita. Os apartamentos oferecidos por estes três empreendimentos mencionados são bem menores em área, se comparados às casas de temporada disponíveis em Orlando.
Os três empreendimentos oferecem basicamente o mesmo padrão e formato de negócio. A opção estaria em comprar imóveis em outros condomínios em Miami, mais antigos, e que permitem também a prática. São poucos e precisam ser “garimpados” em cada bairro. Um deles é o Yacht Club em Aventura.