Com a pandemia obrigando a população a ficar em casa na Flórida, o trabalho remoto passou a ser uma realidade para muitos. Enormes prédios de escritórios em grandes centros metropolitanos estão fechados ou operando em capacidade consideravelmente baixa. A demanda por escritórios diminuiu e, ao mesmo tempo, as construtoras também pararam de construir. A verdade é que o mercado comercial e de escritórios na Flórida sofreu muito com a pandemia, porém, na medida que as novas necessidades passam a ficar mais claras e o novo normal começa a mostrar suas características, torna-se mais fácil implementar adaptações à nova realidade.

Quanto mais o mercado muda e se transforma, novas construções e espaços são exigidos, impactando de forma positiva o mercado comercial e de escritórios. Fica evidente que este mercado não foi afetado de forma negativa, mas sim uma nova proposta surge, exigindo adaptações, como qualquer outro setor. São em transições desta magnitude que trazem oportunidades interessantes de investimento. Há, portanto, uma evolução deste segmento.

Também não quer dizer que o trabalho remoto veio para substituir os espaços corporativos. Pesquisas recentes mostram que as pessoas não desejam passar 100% do tempo em casa. A tendência é que, na volta à normalidade, elas optem por passar parte do tempo em casa e parte no trabalho.

Além disso, com o sucesso do trabalho remoto, muitas empresas estão considerando criar escritórios satélites para dar suporte a seus colaboradores. São, portanto, novas construções, o que impacta positivamente o mercado imobiliário comercial.

Mesmo as empresas que decidiram por realizar downsizing de seus espaços estão agora em busca de ambientes menores. As que permaneceram nos atuais endereços precisarão de reformas e ajustes ao novo novo normal. Antes da pandemia a palavra era “sharing”, com amplos espaços corporativos abertos, sem divisórias e com estímulo à colaboração. Com o advento da pandemia esses ambientes passaram a ser um convite ao contágio. Os novos espaços precisarão de adaptações e, em muitos casos, de áreas maiores para viabilizar o social distancing. A nova dinâmica corporativa pede uma nova arquitetura que proporcione ambientes seguros e saudáveis. Alguns exemplos de modificações são botões touchless de abertura de portas e elevadores, scanners para medir temperatura dos funcionários, sistemas de ar condicionado modernos que evitem a recirculação do ar, entre outras adaptações.

Ao mesmo tempo, empresas estão não só alterando de endereço dentro de seus atuais bairros ou cidades. Muitas estão considerando mudar de estado. A Flórida tem recebido diversas grandes marcas. O último movimento neste sentido foi a Goldman Sachs, gigante de Walt Street, que anunciou semana passada intenção de criar um braço de suas operações na Flórida. Novas empresas chegando ao mercado da Flórida também ajudarão a aquecer o mercado local.

Até mesmo Miami Beach, que é conhecida por ser uma cidade voltada para o turismo, está buscando developers para novos prédios comerciais. A comunidade de Aventura, que até então era visto como um bairro predominantemente residencial, está adquirindo características de um bairro central urbano de Miami, aos moldes de Brickell.

A migração de empresas de outras estados com carga tributaria alta para a Flórida já era considerada, porém muitas empresas não sabiam o momento correto. Com o sucesso do trabalho remoto, a mudança foi precipitada. E a Flórida só tem a ganhar com isso, já que não cobra State Income Tax e oferece melhor qualidade de vida em relação a muitos outros estados, como os do norte, com inverno rigoroso.

Todas essas necessidades e novas exigências podem, em um primeiro momento, afetar negativamente o mercado imobiliário comercial e de escritórios, porém, tornam-se oportunidades para construtoras e investidores. Porém, enquanto existe uma fase de transição e o novo normal não está 100% claro, o mercado sofrerá instabilidade. Sairá na frente quem primeiro oferecer as novas soluções de forma rápida, acessível e criativa. Construções antigas precisarão ser remodeladas. Fato é que o mercado comercial e de escritórios pode entrar em uma dinâmica interessante, com reais oportunidades de investimento.