Recentemente publicamos neste blog um artigo sobre os motivos que podem levar à quebra de um contrato (cancelamento) de compra e venda de imóvel na Flórida. Um destes motivos pode ser algum defeito no imóvel ou característica descoberta durante os trabalhos de inspeção. A inspeção residencial é um trabalho minucioso que relata as condições do imóvel. Geralmente ela é solicitada e contratada pela parte compradora. Neste artigo explicaremos como funcionam os trabalhos de inspeção, valores e por que ele é fundamental dentro do processo de compra de um imóvel na Flórida.

Inspeção do imóvel: O que é e por que é importante

O que é  e como funciona a inspeção do imóvel na Flórida?

Primeiramente é importante contratar um inspetor qualificado, com as devidas licenças para atuação na Flórida.

Os trabalhos de inspeção incluem uma análise detalhada do imóvel. O inspetor qualificado analisará a estrutura física da propriedade, sistemas de aquecimento e refrigeração, parte elétrica, sistema de água e esgoto, encanamentos, danos causados por insetos ou pragas e uma série de outros fatores, incluindo problemas relacinados à incêndio e segurança.

Ao final dos trabalhos de inspeção um relatório detalhado sobre as condições do imóvel é apresentando ao contratante. Neste relatório constam todos os levantamentos e eventuais danos, reparos necessários ou recomendados e quaisquer outros fatores e/ou problemas que possam afetar o valor da propriedade.

Quando devo contratar uma inspeção residencial?

Recomenda-se contratar os serviços de inspeção logo após a assinatura do contrato de compra e venda. É importante que conste no contrato uma cláusula de contingência de inspeção. Desta forma, o comprador terá um período para contratar uma empresa de inspeção e realizar os trabalhos. Este prazo é de, geralmente, 15 dias após a assinatura do contrato.

Quando devo contratar uma inspeção residencial?

Por que a inspeção do imóvel é importante?

O relatório final mostrará se a propriedade está em perfeito estado ou se apresenta algum problema. O comprador, de posse do relatório, poderá decidir se mantem a decisão de compra ou se renegocia o valor, dependendo do número e grau dos problemas apresentados.

Muitas vezes os defeitos são mínimos e o comprador decide prosseguir sem qualquer negociação. Em outros casos o comprador pode renegociar o preço ou mesmo solicitar ao vendedor que faça os reparos necessários. Nesta última hipótese, o comprador teria o direito de realizar uma nova inspeção, após a conclusão dos reparos, para avaliar se o problema original identificado foi corrigido.

É importante destacar que não são raras as vezes em que o inspetor constata defeitos no imóvel que não eram nem mesmo de conhecimento dos donos.

Quanto custa e quem deve contratar?

Geralmente a inspeção é contratada pelo comprador e é ele quem paga. O valor pode variar de aproximadamente $300 até $800. Tudo dependerá do tamanho do imóvel e dificuldade do trabalho.

Diferença entre inspeção residencial e avaliação

Há uma pequena confusão entre Inspeção Residencial e Avaliação do Imóvel na Flórida (Appraisal).

Enquanto a inspeção residencial concentra-se em analisar as condições da casa, os trabalhos de avaliação concentram-se em determinar um valor aproximado de mercado da propriedade, com base em uma opinião imparcial de um profissional de mercado. É claro que os dois trabalhos são importantes no processo de compra e venda de um determinado imóvel, mas são contratados por motivos diferentes.

A inspeção do imóvel é motivada pela necessidade que o comprador (ou até mesmo o vendedor) tem de saber sobre o estado da casa, suas condições e se reparos são necessários. Já a avaliação geralmente é exigida por um credor (um banco), quando um comprador precisa de um financiamento para a compra do imóvel ou mesmo quando o proprietário necessita refinanciá-lo.

Os métodos usados nos trabalhos de avaliação também diferem consideravelmente daqueles empregados para uma inspeção. O avaliador geralmente compara preços na região, tamanho do imóvel, tamanho do lote, etc.

O trabalho de inspeção também costuma demorar mais do que o de avaliação. É muito comum um avaliador concluir seu trabalho em menos de uma hora. O inspetor pode demorar várias horas ou mesmo dias, já que tudo deve ser analisado de forma bem criteriosa.

Quem pode me orientar sobre qual empresa contratar?

A CAP International trabalha em parceria com algumas das melhores empresas de inspeção na Flórida. Acompanhamos todo o processo de compra junto com o cliente, orientando em cada passo e recomendando os melhores profissionais.

Caso queira saber mais sobre o processo de compra e venda na Flórida, entre em contato e bata um papo agora mesmo comigo por WhatsApp: +55 11 98111-2555 (Carlos Barros).