Muitas pessoas entram em contato com dúvidas sobre a temporada de furacão na Flórida e como isso impacta as cidades mais visitadas, como Orlando e Miami. O último furacão com categoria 5 (maior intensidade que um furacão pode atingir na escala Shaffir-Simpson) foi o Furacão Dorian (2019), que devastou algumas ilhas das Bahamas, mas chegou fraco na costa da Flórida, sem causar grandes danos. Resolvemos então escrever este artigo com detalhes e dicas sobre a época de furacão na Flórida. Continue lendo para saber mais sobre a temporada de Furacão na Flórida e como você pode programar melhor sua viagem e também se proteger.

Furacão na Flórida

Quando é a temporada de furacão na Flórida?

Em Junho começa a temporada de furacão na Flórida e se estende até novembro. Este é o calendário oficial da temporada, apesar de os serviços meteorológicos americanos terem registrado atividades de furacões em maio, com as tempestades Arthur (2020), Andrea (2019) e Alberto (2018). O ano de 2020 entrou para a história como a temporada mais ativa de todos os tempos, desde quando começou a ser registrada. Foram 30 tempestades tropicais nomeadas. Felizmente foram tempestades fracas e de curta duração.

Com a intensificação das tempestades, e muitas delas ocorrendo fora do período oficial da temporada, as autoridades responsáveis pelo monitoramento de furacões na Flórida estão cogitando a possibilidade de adiantar a data de início de temporada para 15 de maio.

A boa notícia é que furacões podem ser monitorados

Diferente de outros desastres naturais que acontecem de repente, como terremotos, por exemplo, as formações de tempestades e ciclones tropicais podem ser detectadas com antecedência e monitoradas. Com isso é possível preparar todos os moradores e turistas. O estado da Flórida possui procedimentos extremamente organizados em situações de furacão e tempestades mais fortes.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, ou National Hurricane Center (NHC), é o serviço nacional de meteorologia dos Estados Unidos responsável pelo monitoramento e previsão de tempestades e furacões. O centro possui tecnologia extremamente avançada e pode detectar a formação de ciclones tropicais com aproximadamente 10 dias de antecedência.

Devo evitar programar viagens durante a temporada de furacão na Flórida?

Com mencionado, a temporada de furacão na Flórida vai de junho a novembro. Historicamente os meses mais afetados são agosto, setembro e outubro. Isso não significa que você não deva viajar para a Flórida nestes períodos. Estes meses são de baixa temporada e os preços das passagens e hotéis são consideravelmente mais baratos.

Temporada de furacão na Flórida

O fato de serem meses dentro do período de temporada de furacão não significa que você receberá a visita de um enquanto estiver lá! O fato de ser época de furacão não quer dizer necessariamente que haverá um. E mesmo que haja alguma formação de ciclone tropical, não significa que ele chegará até a costa (parte continental). Considere ainda que as cidades ao centro da Flórida raramente são atingidas. Orlando, por exemplo, é uma das mais seguras. Explicaremos melhor no próximo tópico.

IMPORTANTE: As informações acima devem ser consideradas em caso de não haver notícias ainda sobre a formação de qualquer tempestade tropical na região. Caso já seja de seu conhecimento formações de ciclones ou tempestades mais fortes com probabilidade de atingir a região de seu destino, recomendamos fortemente cancelar a ida a região e entrar em contato com as autoridades locais para maiores informações.

Escala Saffir-Simpson – Conheça as categorias dos furacões

A escala Saffir-Simpson mede a intensidade dos ventos dos furacões. As categorias, de 1 a 5, foram criadas pelo engenheiro civil Herbert Saffir e pelo metereologista Robert Simpson. Por meio da escala Saffir-Simpson é possível ter uma estimativa dos riscos e potenciais danos de um determinado furacão. As categorias são definidas pela velocidade de ventos sustentados (velocidade mantida por 1 minuto). Veja abaixo as categorias da escala Saffir-Simpson:

  • Categoria 1 – Ventos entre 119 e 153 km/h. Sem danos ou vítimas
  • Categoria 2 – Ventos entre 154 e 177 km/h. Alguns danos e cortes de eletricidade
  • Categoria 3 – Ventos entre 178 e 209 km/h. Danos consideráveis, possíveis inundações
  • Categoria 4 – Ventos entre 210 e 249 km/h. Danos extensos, inundações, possibilidade de vítimas
  • Categoria 5 – Ventos acima 249 km/h. Destruição, grandes inundações, risco de morte

Orlando é uma das cidades mais seguras

A cidade de Orlando, por estar na parte central da Flórida, é uma das regiões mais protegidas de furacões. Os ciclones, ao atingirem a costa (landfall) perdem força ao mover-se sobre a terra. É muito pouco provável que o furacão permaneça com força até chegar ao centro do estado, caso seja esta sua trajetória.

Em meteorologia, landfall é quando um furacão ou outro ciclone tropical avança da água sobre a terra. O landfall é caracterizado quando o olho do furacão move-se sobre a terra. O “olho” do furacão é o centro do ciclone e assemelha-se mesmo a um olho (um espaço redondo vazio no meio da massa branca de nuvens). O local exato onde ocorre o landfall, ou seja, onde o furacão toca pela primeira vez a parte continental, é onde ocorrem os maiores danos. Isso porque após o landfall o ciclone tende a perder força ao mover-se sobre a terra.

Por este motivo, geralmente as regiões mais afetadas são ilhas do Caribe, Cuba, as ilhas ao sul da Flórida (Florida Keys) e as cidades costeiras: Miami, Fort Lauderdale, Palm Beach, etc. Muitas vezes o furacão passa próximo à costa, mas não ocorre o landfall, seguindo em direção ao norte e perdendo força.

Não a toa Walt Disney escolheu a região de Orlando para construir seus parques temáticos. A região é, historicamente, mais protegida e a probabilidade de sofrer os danos de uma tempestade tropical vinda do Atlântico é muito pequena. Não só o Grupo Disney, mas diversos outros grupos de entretenimento temáticos escolheram a região de Orlando para sediar seus parques. Desta forma, os turistas podem aproveitar o clima agradável da Flórida o ano todo e ainda estarem mais protegidos das tempestades e ciclones vindos do Atlântico.

Casas em Orlando estão mais protegidas por estarem em uma região central da Flórida, mais afastadas da costa
Casas em Orlando estão mais protegidas por estarem em uma região central da Flórida, mais afastadas da costa

Pelo mesmo motivo, muitos investidores preferem comprar casas em Orlando ao invés de imóveis na regiões costeiras da Flórida, como Miami ou Fort Lauderdale. As construtoras de Miami, inclusive, já projetam seus novos prédios com janelas anti-impacto e sistemas a prova de furacão. Os últimos furacões que atingiram a cidade causaram poucos danos.

Construções anti-furacão na Flórida

As cidades da costa leste da Flórida são as mais expostas aos riscos provenientes de tempestades de furacões. Por isso mesmo, as grandes cidades, como Miami e Fort Lauderdale, estão super preparadas para a temporada de furacão! Grande parte das novas construções, especialmente aquelas mais próximas da praia, já são oferecidas com tecnologia anti-furacão. São construções capazes de resistir até aos mais fortes ventos, com exo-esqueleto de concreto para suportar e janelas anti-impacto. Mesmo em caso de furacões de categorias altas, é muito pouco provável que este tipo de construção sofra danos consideráveis. Saiba mais sobre as construções anti-furacão da Flórida.

Um prédio que ganho as manchetes na imprensa durante as últimas temporadas de furacão em Miami é o Porsche Design Tower, projetado pela construtora Dezer Development. A construção, segundo Gil Dezer (sócio da construtora), foi projetada para resistir a furacões de categoria 5. O prédio ainda conta com um elevador de carros, que permite ao proprietário estacionar seu veículo dentro do apartamento, o que acaba sendo um diferencial em tempos de tempestades, já que o carro estará também protegido.

Porsche Design Tower em Sunny Isles Beach foi projetado para suportar ventos de furacões de categoria 5 na Flórida
Porsche Design Tower, em Sunny Isles Beach, foi projetado para resistir a furacões de categoria 5

Quer saber mais sobre como compra um imóvel na Flórida à prova de furacão?

A CAP International é uma imobiliária global especializada na Flórida. Caso queira saber mais sobre a temporada de furacão, como adquirir um imóvel em regiões mais protegidas ou mesmo apartamentos em prédios com proteção anti-furacão próximo à praia, entre em contato e bata um papo agora mesmo comigo por WhatsApp: clique aqui para acessar meu WhatsApp (Carlos Barros)…..eu tenho um episódio pessoal para te contar!!