No mês de junho tem início a temporada de furacões na Flórida, que se estende até novembro. No artigo Furacão na Flórida: Tudo que você precisa saber, trago detalhes sobre a temporada e o impacto nas principais regiões do estado. A boa notícia é que furacões podem ser detectados e monitorados com razoável antecedência, diferente de outros desastres naturais que acontecem de repente, como terremotos, por exemplo. Com isso é possível preparar todos os moradores e turistas. Neste artigo trazemos um fato curioso sobre os furacões: Qual a rajada de vento mais forte registrada na Flórida?

Fatos sobre o furacão: Qual foi o vento mais forte registrado na Flórida?

A força de um furacão pode ser medida de várias formas. A mais comum é a força do vento, geralmente medida pela velocidade máxima de vento sustentado. Esta medida traz a força média do vento de uma tempestade durante o período de 1 (um) minuto.

Neste post falaremos, no entanto, sobre a “rajada” mais forte. Ou seja, rajadas de vento que, não necessariamente, permaneceram por um minuto. Uma rajada pode ser definida como uma flutuação rápida da velocidade do vento que deve permanecer por, pelo menos, 3 segundos.

Veja também: Clima e temperatura em Orlando. Tudo que você precisa saber

A rajada mais forte de vento em furacões em todo o planeta aconteceu em 1996, em Barrwo Island, na Austrália. O ciclone tropical Olivia produziu uma rajada de 253 mph, de acordo com a Universidade de Arizona.

Na Flórida, a rajada mais forte ocorreu em 1992, com o furacão Andrew, de categoria 5. O Andrew trouxe rajadas de 212 mph.

A cidade de Orlando está mais protegida

A cidade de Orlando, por estar localizada numa região central e, portanto, longe da costa, nunca recebeu um furacão maior do que a Categoria 1, ou uma tempestade com ventos máximos sustentados entre 74 e 95 mph, de acordo com os arquivos da NOAA.

Os furacões tendem a perder força quando atingem a costa (parte continental).

No entanto, Orlando teve rajadas de vento mais fortes cortando a área maior, assim como o furacão Charley de 2004, que passou por Orlando com ventos máximos sustentados de 86 mph. Mas Charley produziu uma única rajada de 105 mph registrada no Aeroporto Internacional de Orlando, que continua sendo a rajada mais forte a atravessar Orlando nos últimos 30 anos de manutenção de registros.

Fonte: Orlando Sentinel