Com a expressiva alta dos preços dos imóveis na Flórida nos últimos anos, uma pergunta frequente que recebemos aqui na imobiliária é se seria melhor alugar um imóvel, ao invés de comprar. Obviamente que estamos nos referindo a pessoas que tem como objetivo morar ou ter um segundo lar na Flórida, já que do ponto de vista de investimento é sempre melhor comprar, uma vez que o aluguel é uma despesa.

Contudo, para quem quer apenas morar ou manter uma segunda casa em Orlando ou Miami, a ideia de alugar pode ser interessante. Será?

Continue lendo para entender!

Quer morar na Flórida? É melhor comprar ou alugar?

Afinal, é melhor comprar ou alugar?

Para responder a esta pergunta é importante comparar: 1 – O valor da parcela do financiamento com 2 – O valor do aluguel mensal.

Quase sempre o aluguel mensal é mais caro que o valor da parcela do empréstimo. No caso do financiamento de um imóvel, o valor da entrada reflete diretamente no valor da parcela mensal (quanto maior a entrada, menor o valor da parcela para um mesmo prazo de financiamento).

As taxas de juros são outro fator importante. Os EUA estão com os juros mais baixos desde 1970. A taxa foi reduzida para estimular a economia em tempos de pandemia. Contudo, já estão sendo atualizadas para cima novamente, para conter a inflação.

Agora, portanto, é ainda um ótimo momento para aproveitar taxas baixas de juros antes que elas subam mais. O FED (Banco Central Americano) já sinalizou que pretende aumentar os juros para conter a alta dos preços da economia americana.

Um detalhe importantíssimo e que vale a pena destacar é que as taxas de juros nos EUA não subiram na mesma proporção que o valor do aluguel, o que traz uma vantagem para a compra financiada ao invés de contratos de aluguel, para quem pensa em morar na Flórida.

Do ponto de vista do investidor…

Para o investidor não resta dúvida! Comprar é melhor que alugar, já que a segunda hipótese consiste em puramente uma despesa e não traz qualquer tipo de valorização ou retorno.

Como já mencionamos, as taxas de juros estão baixas e o brasileiro pode financiar em prazos de até 30 anos. Basta comprovar renda no Brasil. Alguns bancos da Flórida estão aprovando empréstimos para brasileiros com entrada de apenas 25% do valor do imóvel.

Alavancagem do investimento

A grande estratégia em Orlando é comprar casas financiadas por meio de bancos da Flórida e colocá-las para alugar por temporada. É a chamada alavancagem do investimento imobiliário. O retorno esperado das chamadas Vacation Homes (casas de férias perto dos parques) pode chegar a mais de 10% ao ano. O retorno é suficiente para, na maioria das vezes, quitar o valor da parcela do financiamento e demais despesas relacionadas à gestão do aluguel, gerando lucro na operação.

Nós preparamos uma planilha com o cálculo do retorno esperado no aluguel em Orlando. Clique aqui para baixá-la agora gratuitamente.

Sobre a CAP International

A CAP International é uma imobiliária global especializada na Flórida e voltada para o público brasileiro. Caso queira saber mais sobre as oportunidades imobiliárias em Orlando, Miami e região de Tampa, entre em contato agora mesmo e converse comigo por WhatsApp: +55 11 98111-2555 (Carlos Barros).