Ontem o jornal O Estado de São Paulo trouxe um artigo muito interessante sobre o aumento da busca de brasileiros por imóveis nos EUA e Portugal, apesar da pandemia. O real desvalorizado não parece ser um obstáculo. Ao contrário! Brasileiros estão cada vez mais conscientes da necessidade de atrelar parte do patrimônio a uma moeda forte, de olho no longo prazo e diante de um cenário político-econômico interno sombrio.

Cresce busca de brasileiros por imóveis nos EUA

As fronteiras americanas permanecem fechadas para os voos brasileiros, fator que freou consideravelmente as vendas para o público verde-amarelo no início da pandemia. Contudo, a demanda por imóveis no exterior permaneceu, ainda que reprimida. Com o passar dos meses e a projeção de que a pandemia poderia continuar por um período mais longo do que o esperado, brasileiros começaram a aderir à compra virtual (à distância).

Ao mesmo tempo, autoridades americanas facilitaram e desburocratizaram o processo. O brasileiro não precisa mais estar presente fisicamente em nenhuma etapa do processo de compra do imóvel. Tudo pode ser feito do Brasil, sem precisar pegar o avião e visitar o imóvel.

De acordo com a plataforma Apto, que conecta potenciais compradores a construtoras e empreendimentos, só em janeiro a procura por casas e apartamentos nos Estados Unidos aumentou 111% e, em Portugal, 40%.

Veja a notícia na integra no Estadão: https://economia.estadao.com.br/blogs/radar-imobiliario/apesar-da-pandemia-cresce-busca-de-brasileiros-por-imoveis-nos-eua-e-em-portugal/

Concorrência

Apesar de os preços estarem relativamente baixos, principalmente na região central da Flórida, onde fica a cidade de Orlando, a concorrência tende a crescer. A região está atraindo moradores de outros Estados, como Nova York, New Jersey e Massachusetts, que aproveitaram a consolidação do trabalho remoto para se estabelecerem em uma região de clima mais agradável e casas maiores na Flórida, além de se beneficiarem de um custo de vida menor.

As casas de férias em Orlando, conhecidas como Vacation Homes, também estão percebendo uma demanda maior. Condomínios como Encore Resort e o já conhecido Champions Gate, estão entre os mais procurados. A bandeira Windsor também vem fazendo sucesso. Já não há tanta disponibilidade assim no novo lançamento Windsor Island, sucesso de vendas na região.

Planejamento

Muitos investidores estão comprando casas em Miami ou Orlando com o objetivo de moradia. Neste contexto, é importante elaborar um sólido planejamento imigratório. São vários os tipos de visto americanos, sendo que os de categoria investidor são os mais populares: Visto E-2 e Visto EB-5.

Sobre a CAP International

A CAP International é uma imobiliária global especializada na Flórida e com atuação também em Portugal. Caso tenha interesse em saber mais sobre imóveis no exterior, entre em contato e bata um papo agora comigo por WhatsApp: +55 11 98111-2555 (Carlos Barros).