Recentemente encontrei um post no Instagram muito elucidativo do que pode acontecer com o patrimônio do investidor brasileiro, caso ele mantenha ativos apenas no Brasil e não tenha uma estratégia global. O post é do influencer Bruno Perini e mostra, por meio de uma historinha legal, a importância de desvincular parte do patrimônio da moeda brasileira, o Real.

A historinha é sobre o funcionário público João, que ganhava bem para os padrões da sociedade, mas tinha planos de se aposentar ainda melhor.

Quer conhecer esta historinha? Continua lendo.

Brasil pode tornar-se uma Venezuela? O que aconteceria com seu patrimônio?

Conheça o João

João era funcionário público de uma das maiores estatais do país. Ganhava bem para os padrões da sociedade mas tinha planos de se aposentar ainda melhor. Para isso, investia 30% de sua renda mensal com imensa disciplina. João nunca teve dificuldade para entender os números.

Ele rapidamente viu a sabedoria da equação que mostrava que tempo + dinheiro = riqueza. Durante 20 anos, João religiosamente investiu em títulos públicos, fundos locais, ações das melhores empresas do pais e FIIs nas maiores metrópoles regionais.

Você deve estar imaginando: “João conseguiu se aposentar bem”, não é? Afinal, ele era disciplinado, tinha a mentalidade correta, poupava e investia de forma diversificada.

Infelizmente, não!

João na verdadade é Juan, venezuelano

João era, na verdade, Juan. Ele não conseguiu se aposentar bem porque é venezuelano. Ele seguiu todo os passos acima entre 2001 e 2021, durante os conturbados govenos de Chávez e Maduro.

Juan estava diversificado? Sim e não, porque mantinha todo o seu capital em seu país.

Juan ficou milionário? Sim! Multimilionário, mas em bolívares, uma moeda que cortou 6 zeros apenas no ano de 2021.

Cito a Venezuela como exemplo, mas poderia citar a Argentina ou o Chile e, infelizmente, esta pode ser também a história futura do Brasil. Espero que não!

O que você está esperando para atrelar seu patrimônio a uma economia sólida? Dolarize hoje parte de suas aplicações e desatrele-se das incertezas político-econômicas do Brasil.

Uma das formas de atrelar seu patrimônio ao dólar de forma segura e, ao mesmo tempo, realizar um sólido investimento, é comprar um imóvel na Flórida.

Sobre a CAP International

A CAP International é uma imobiliária global especializada na Flórida e voltada para o público brasileiro. Caso queira saber mais sobre como investir em imóveis em Orlando ou Miami, entre em contato agora mesmo e bata um papo comigo por WhatsApp: +55 11 98111-2555 (Carlos Barros).