Já mencionamos algumas vezes neste blog a concorrência super acirrada entre compradores de imóveis na Flórida. É a chamada “Bidding War” (Guerra de propostas). Principalmente no segmento de casas residenciais, a competição é tão alta que um mesmo imóvel chega a ter mais de 5 propostas ao mesmo tempo. Alguns compradores ja oferecem, logo de início, preços 10% ou 20% maiores do que os divulgados no anúncio, para tentar garantir logo o imóvel. A situação tornou-se ainda mais crítica com a entrada de investidores no “jogo”. Este tipo de concorrência, apesar de manter o mercado aquecido e estimular a economia local, traz insegurança para o mercado, principalmente para os chamados “First Home Buyers” (compradores da primera casa para moradia). Felizmente, parece que esta competição está “esfriando”.

Bidding War cai para 59,5% em novembro

De acordo com o portal imobiliário Redfin, 59,5% das ofertas de compra realizadas por corretores do próprio portal sofreram algum tipo de concorrência para o mês de novembro. Este percentual, apesar de alto, é o mais baixo em 11 meses. Em outubro deste ano este mesmo indicador foi de quase 62%. No pico da pandemia, em abril, o percentual bateu quase 75%.

Bidding War: Competição entre compradores finalmente diminui na Flórida
Fonte: Redfin

Uma proposta é considerada parte de uma “Bidding War” (Guerra de propostas) quando um corretor enfrenta, pelo menos, uma proposta de outro corretor para o mesmo imóvel que está intermediando.

Mercado imobiliário na Flórida continua aquecido devido às baixas taxas de juros nos EUA e inventário historicamente baixo. Demanda também foi pressionada para cima por conta de novos residentes vindos de outros estados.

Sobre a CAP International

A CAP International é uma imobiliária global especializada na Flórida e voltada para o público brasileiro. Caso queira saber mais sobre oportunidades no mercado imobiliário de Orlando, Miami ou região de Tampa Bay, entre em contato agora mesmo e bata um papo comigo por WhatsApp: +55 11 98111-2555 (Carlos Barros).