Getting your Trinity Audio player ready...

Comentamos recentemente neste blog sobre o expressivo aumento dos preços nos alugueis da Flórida. O setor imobiliário passa por um momento de desequilibrio entre oferta e demanda. Aos poucos, o mercado tende a voltar ao equilibrio, porém nada indica que isso ocorra em breve. O último indicador evidencia este crítico cenário, colocando a cidade de Orlando na terceira posição do ranking para destinos que tiveram a maior alta nos preços do aluguel.

Aumento no aluguel em Orlando é um dos maiores dos EUA

De acordo com relatório recente divulgado pelo portal Zillow, o salto foi de aproximadamente 25% no aluguel médio desde a primavera de 2020. Orlando perde apenas as cidades de Tampa e Miami, também localizadas no estado da Flórida. Tampa viu um aumento de 28% no aluguel médio, e Miami, quase um terço.

O expressivo e repentino aumento acendeu alerta nos legisladores do estado. Um teto para aumento nos preços dos alugueis é uma ideia em discussão.

Investidores agravam desequilíbrio

O desequilíbrio entre oferta e demanda no setor imobiliário vem sendo intensificado pela presença de investidores. São compradores domésticos e internacionais que, vendo a possibilidade de obter expressivos ganhos de capital com o mercado em alta, compram inúmeros imóveis para especular.

A presença do investidor é um problema para os moradores locais, que agora tem mais um player para concorrer na disputa pelas casas residenciais, em um segmento que já é bastante competitivo.

Por conta também da presença dos investidores, a Flórida atingiu um novo indicador recorde. De acordo com o U.S Census Bureau, o estado da Flórida está no topo do ranking do estados com maior número de imóveis desocupados. São 1,68 milhão de propriedades vagas (vacant) no Sunshine State.

Acessibilidade

Aumentos expressivos no preço do aluguel criaram um problema social na região da Grande Orlando. Os preços aumentaram mais do que o salário do trabalhador médio. Famílias estão sendo “priced-out” (expulsas pelo preço) de suas comunidades em busca de moradias mais acessíveis em regiões distantes.

Esse movimento por parte de trabalhadores e famílias cria, por sua vez, um impacto negativo na economia local. As empresas passam a perder funcionários, o que contribui para escassez de mão-de-obra qualificada na região.

Neste contexto, o Grupo Disney decidiu contribuir anunciando um projeto habitacional acessível (affordable houses) com mais de 1.300 residências em uma área de 80 acres. Continue lendo para saber mais sobre este projeto que virá em ótima hora e ajudará sobremaneira o mercado imobiliário da região central da Flórida. São mais de 325 mil metros quadrados no sudoeste do condado de Orange County, mesmo condado onde fica a cidade de Orlando e os parques da Disney. A ideia é contribuir com a comunidade e fazer a diferença localmente, enfrentando o que é hoje um dos maiores desafios do estado da Flórida: a moradia acessível.

Aumento das taxas de juros pode esfriar mercado?

Há esperança de que o gradativo aumento das taxas de juros americanas pelo FED (Banco Central Americano) esfrie a economia e traga o setor imobiliário para níveis mais próximos do normal. No entanto, há também um grande ceticismo neste sentido, já que diversos indicadores mostram que a tendência de alta continua.

O inventário de casas disponíveis para venda no mercado continua baixo e a demanda só cresce. Ao mesmo tempo, segundo dados oficiais, há previsão de que o estado da Flórida receba 849 novos residentes por dia até 2026.

Todos esses novos moradores vindos de outros estados e países só contribui para aumentar o desequilibrio. A única maneira de trazer o mercado para níveis pré-pandêmicos seria a entrega de novos imóveis, o que não é tarefa fácil para as construtoras. Entre a aprovação de um projeto e a entrega das chaves pode demorar até 6 anos. Contribui para agravar a situação a falta de terrenos livres para construção, mão-de-obra escassa e falta de material no mercado.

Sobre a CAP International

A CAP International é uma imobiliária global especializada na Flórida e voltada para o público brasileiro. Caso queira saber mais sobre as oportunidades no mercado imobiliário de Orlando, Miami e Tampa, entre em contato agora mesmo e bata um papo comigo por WhatsApp: clique aqui para acessar meu WhatsApp (Carlos Barros).