Não é novidade que a população de Tampa Bay está crescendo. O estado da Flórida recebe milhares de novos moradores toda semana, e a região da Costa do Golfo, onde se encontra Tampa Bay, é uma das mais procuradas. O que surpreende, no entanto, é que o fluxo de novos moradores para Tampa passou a ser alimentado por um novo público: residentes do sul da Flórida!

Tradicionalmente, novos residentes em Tampa Bay são provenientes de estados do Norte dos EUA, como Nova Iorque, por exemplo. A região também recebe novos moradores de cidades centrais da Flórida e da chamada “Grande Orlando”. Contudo, a cidade de Miami passou a figurar no topo de ranking entre os destinos que mais perdem moradores para Tampa Bay.

Tampa Bay: A nova descoberta dos investidores brasileiros
Região de Tampa Bay na Flórida – Rendering Ilustrativo Lançamento Marina Pointe

Por que a região de Tampa atrai moradores do Sul da Flórida?

São dois os principais motivos que levam moradores do Sul da Flórida, e principalmente Miami, a se mudarem para a região de Tampa Bay: 1 – Imóveis com preços mais atrativos e 2 – Qualidade de vida.

De fato, os preços dos imóveis em Tampa, apesar de acompanharem o boom imobiliário de todo o estado da Flórida, ainda permanecem consideravelmente mais atrativos do que aqueles vistos na região central e sul da Flórida. O preço médio de listagem para casas à venda no Condado de Hillsborough é de US $ 359.000, de acordo com Realtor.com. No condado de Miami-Dade, é $ 450.000.

A qualidade de vida também influencia na decisão. A região de Tampa não enfrenta grandes congestionamentos, como Miami e Fort Lauderdale. As casas são mais amplas e as regiões menos densamente povoadas, com muita área verde, ótimas escolas e ambiente familiar.

Tampa Bay cresce mais rápido que o Sul da Flórida

A região metropolitana de Tampa Bay – que inclui São Petersburgo, Clearwater e Tampa – cresceu mais de 14% em uma década, de acordo com o Census Bureau. A região de Miami – que inclui Fort Lauderdale e West Palm Beach – cresceu 10%.

Tampa Bay foi classificada como um dos cinco principais mercados imobiliários emergentes no país em 2022 pelo Urban Land Institute, um grupo do setor imobiliário. O mercado aquecido aqui também foi reconhecido como o sexto maior do país e o melhor da Flórida, de acordo com a imobiliária CommercialCafe.

Tampa também foi classificada pela Forbes como a cidade de tecnologia emergente no país este ano, o que Smales disse que está melhorando o perfil da área.

O sul da Flórida – de Palm Beach a Miami – possui os três condados mais populosos do estado há décadas. Mas o aumento mais recente de pessoas em Tampa Bay pode empurrar o Condado de Hillsborough, onde está a cidade de Tampa, para um dos melhores condados nos próximos anos, de acordo com pesquisadores da Universidade da Flórida.

O condado de Hillsborough tinha 1,45 milhão de residentes, de acordo com o censo de 2020, e o condado de Palm Beach, 1,49 milhão. Ambos os condados cresceram rapidamente na última década, disse Rayer, e é apenas uma questão de tempo antes que Hillsborough ultrapasse Palm Beach.

Tampa Bay cresce mais rápido que o  Sul da Flórida

Limites geográficos em fazem de Tampa Bay uma excelente oportunidade para investidores

Um outro fator que torna Tampa Bay interessante para investidores são os limites geográficos. Neste aspecto, a região traz semelhanças com Miami.

Assim como Miami, a região é limitada pelo oceano, o que cria um entrave para o crescimento. Escassez de terras implicam em pressão nos preços de terras e imóveis. É diferente da região central da Flórida, que pode crescer para qualquer lado.

Investidores sabem que uma região que apresenta limites geográficos para crescer oferecem valorização promissora nas terras e imóveis, já que o inventário é, naturalmente, limitado. Considerando a alta demanda, que não mostra sinais de queda, a consequência não pode ser outra senão a pressão sobre os preços dos imóveis.

Miami, neste sentido, possui duas grandes limitações: 1 – À leste o Oceano Atlântico e 2 – à oeste os Everglades. Não à toa os preços na “Magic City” explodiram nos últimos anos.

Tampa Bay ainda guarda com Miami a semelhança de ser uma região litorânea e que oferece todo o estilo de vida à beira mar. Nada impede que a região desenvolva o mesmo glamour e badalação visto na costa leste. A cidade ainda traz uma outra enorme vantagem em relação à Miami, está distante apenas uma hora de Orlando, um dos principais destinos turísticos do mundo.

Miami está limitada à leste pelo Oceano Atlântico e à oeste pelos Everglades
Miami está limitada à leste pelo Oceano Atlântico e à oeste pelos Everglades

Preços ainda estão atrativos, mas permanecem em alta

A alta demanda exerce uma pressão forte nos preços. Recentemente o preço médio de revenda em Tampa Bay ultrapassou a marca histórica de US$ 300 mil e tudo indica que o preço continuará subindo.

Assim como em todo território da Flórida, o mercado imobiliário enfrente um forte desequilíbrio entre oferta e demanda. Ao mesmo tempo que há procura grande por imóveis residenciais, o inventário permanece baixo. As construtoras correm contra o tempo para fazer frente à alta demanda, porém os projetos levam tempo até serem aprovados e entregues.

“Há uma carência de empreendimentos de luxo na região, especialmente condomínios nos mesmos formatos daqueles oferecidos em Miami e Fort Lauderdale”, explica Heloisa Arazi, broker e proprietária da imobiliária AMG International Relty na Flórida. “Hoje, basicamente, o principal condomínio de luxo é o Marina Pointe em Tampa Bay, que já está quase todo vendido”, complementa.

Conheça o Marina Pointe em Tampa Bay

Inspirado nas curvas elegantes e aerodinâmicas de um iate luxuoso, a arquitetura inovadora e os interiores elegantes e bem equipados da Marina Pointe foram projetados para maximizar a vista panorâmica da água. A partir de US $ 800 mil , há uma variedade de opções de planta baixa em nossa torre, bem como opções de Penthouse e Harbour Home que certamente serão vendidas rapidamente.

O Marina Pointe fica na região de Tampa Bay e vem atraindo americanos e investidores estrangeiros.

Saiba mais sobre o Marina Pointe: https://marinapointe.com/

Marina Pointe na região de Tampa Bay

Sobre a CAP International

A CAP International é uma imobiliário global especializada na Flórida. Caso queira conhecer melhor as oportunidades no mercado imobiliário da Flórida, entre em contato agora mesmo e converse comigo por WhatsApp: +55 11 98111-2555 (Carlos Barros).