O estado da Flórida enfrenta um grave problema habitacional intensificado pelo expressivo desequilíbrio entre oferta e demanda no setor imobiliário. Os preços dos imóveis explodiram e muitos moradores foram “priced-out” (excluídos) do mercado. Se por um lado o mercado imobiliário aquecido estimula a economia e traz oportunidades para investidores, por outro traz um impacto negativo para as empresas, cujos funcionários passam a residir cada vez mais longe em busca de moradias acessíveis em regiões suburbanas. Neste contexto, o Grupo Disney decidiu contribuir anunciando um projeto habitacional acessível (affordable houses) com mais de 1300 residências em uma área de 80 acres. Continue lendo para saber mais sobre este projeto que virá em ótima hora e ajudará sobremaneira o mercado imobiliário da região central da Flórida.

Disney World realizará projeto habitacional acessível na Flórida
Fonte: Disney

O novo projeto da Walt Disney World Resort

O Grupo Disney destinará 80 acres de suas terras para um novo projeto habitacional na região central da Flórida. São mais de 325 mil metros quadrados no sudoeste do condado de Orange County, mesmo condado onde fica a cidade de Orlando e os parques da Disney. A ideia é contribuir com a comunidade e fazer a diferença localmente, enfrentando o que é hoje um dos maiores desafios do estado da Flórida: a moradia acessível.

O projeto ainda está nas fases iniciais e ainda precisa de aprovação. Serão 1.300 unidades localizadas perto de escolas e do novo Flamingo Crossings Town Center, um complexo com lojas, supermercados e diversos restaurantes.

A notícia vem em linha com o mais recente anúncio do Grupo Disney, que revelou intenções de criar bairros residenciais planejados espalhados pelos Estados Unidos. O grupo aproveitará a expertise que possui em planejamento e urbanismo, evidenciada em seus parques temáticos e resorts de primeira linha.

“Estamos empenhados em trabalhar em conjunto com nossa comunidade para resolver questões complexas”, disse Jeff Vahle, presidente do Walt Disney World Resort. “A falta de moradias acessíveis está afetando muitas pessoas em todo o país, inclusive aqui na Flórida Central. Com esta iniciativa, estamos ajudando a causar um impacto real e significativo em nossa comunidade, aproveitando o melhor dos pontos fortes de nossa empresa. Esta é a oportunidade certa e o momento certo para agir.”

Setor imobiliário desequilibrado

Ao mesmo tempo que centenas de novos moradores chegam diariamente em busca de residências na Flórida, o mercado não possui inventário suficiente para atender à expressiva demanda. O resultado ficou evidente na alta dos preços em 2021, cuja tendência se mantem em 2022.

A inacessibilidade à moradia fez com que diversos moradores da Flórida fossem “priced-out”, ou seja, excluídos do mercado. Cidadãos comuns de classe média que precisam de moradia encontram-se em condições delicadas para a aquisição de uma casa. Quem já possui uma casa tende a vender e aproveitar os altos preços, mudando-se, em um segundo momento, para regiões do subúrbio.

A situação ficou tão crítica que uma única casa single-family (casa residencial unifamiliar) chega a receber até 6 ofertas diferentes, em um verdadeiro leilão que o mercado chama de “Bidding-War”.

Os negócios do Grupo Disney, neste contexto, estão sendo afetados, já que os parques precisam de funcionários (cast members) morando próximo aos parques.

Preços em alta em Orlando aumentam preferência por aluguel

Alto potencial de valorização (Oportunidade para investidores)

O desequilíbrio no setor imobiliário da Flórida traz oportunidades para investidores. Com o inventário baixo e demanda alta, os preços das casas na região central da Flórida tendem a subir ainda mais. E tudo indica que esta situação não será revertida no curto prazo. Segundo estimativas oficiais do governo da Flórida, o estado deve receber 849 novos residentes diariamente até 2026.

Ao mesmo tempo, o inventário deve permanecer baixo já que não há novos imóveis entrando no mercado tão cedo. As construtoras correm contra o tempo para erguer novos projetos, porém, entre aprovação, construção e entrega, o ciclo pode demorar mais de 6 anos. Soma-se a este fato a falta de mão-de-obra e material, agravadas nos últimos dois anos.

Sobre a CAP International

A CAP International é uma imobiliária global especializada na Flórida e voltada para o público brasileiro. Caso queira saber mais sobre as oportunidades de investimento em imóveis na Flórida, entre em contato agora mesmo e bata um papo comigo por WhatsApp: +55 11 98111-2555 (Carlos Barros).