Getting your Trinity Audio player ready...

Espera-se que os esforços dos legisladores da Califórnia para aplicar um imposto sobre a fortuna aos residentes de maior patrimônio líquido do estado gerem uma contestação legal daqueles com bolsos fundos.

Na segunda-feira, iniciou-se um esforço para colocar um imposto de 1% sobre quem vale pelo menos US $ 50 milhões, sem incluir imóveis, e um imposto sobre riqueza de 1,5% para quem tem patrimônio líquido acima de US $ 1 bilhão, novamente sem incluir imóveis.

Entenda porque as grandes empresas estão se mudando para a Flórida

Apoiadores na legislatura da Califórnia pretendem colocar a medida em votação para aprovação dos eleitores, possivelmente em 2022. Um imposto sobre a riqueza proposto que estava em consideração no ano passado teria imposto um imposto anual de 0,4% para aqueles com $ 30 milhões em riqueza, não incluindo imóveis. Os defensores do novo imposto sobre a fortuna esperam que arrecade US $ 22,3 bilhões de cerca de 0,1% dos residentes da Califórnia.

Os residentes da Bay Area que deixam a região costumam citar a duvidosa distinção do estado de ter a maior taxa de imposto sobre a renda individual, com alguns dizendo que não esperam que um imposto de riqueza seja aprovado na avaliação legal. É um grande motivo pelo qual as empresas da região da Califórnia e indivíduos com alto patrimônio líquido estão se mudando para a Flórida.

“Uma análise dos dados de declaração de imposto de renda da Califórnia mostra que há uma tendência de contribuintes de alta renda deixando o estado e de contribuintes de baixa renda se mudando para o estado”, disse Bleeg.

Uma análise mais detalhada de quem paga a maior parte do imposto de renda pessoal da Califórnia ilustra por que os aumentos de impostos sobre os ricos foram tão populares entre os eleitores na última década. Quase 90% da receita de imposto de renda pessoal da Califórnia vem dos 20% mais importantes dos contribuintes, com os 60% mais pobres dos contribuintes da Califórnia respondendo por apenas 2,5% dessa receita, informou o Wall Street Journal este mês, com base em dados de 2018 do California Conselho Fiscal de Franquia.

Mesmo se um imposto sobre a fortuna for aprovado, a medida provavelmente chegará a um tribunal.

Saiba mais: https://www.bizjournals.com/orlando/news/2021/03/19/california-s-proposed-wealth-tax-likely-to-acceler.html