As taxas de hipotecas (mortgage) nos Estados Unidos continuam em declínio, registrando a quinta semana consecutiva de queda, segundo informações da Freddie Mac. A queda acompanha a desaceleração da inflação no país, além do bom desempenho de outros indicadores econômicos.

Relatório recente divulgado pela Freddie Mac informou na quinta-feira que a média da taxa de referência de 30 anos caiu para 6,27%, de 6,28% na semana anterior. A taxa média do ano passado nessa época era de 5%.

Hipotecas em queda pela 5ª semana consecutiva nos EUA

Boa notícia para compradores de imóveis nos EUA

As taxas mais baixas já impactaram a decisão dos compradores de imóveis. O número total de solicitações de hipotecas (nova compra e também refinanciamento), aumentou em 5,3% na primeira semana de abril, em comparação à semana anterior, segundo relatório divulgado pelo Mortgage Bankers Association (Associação dos Agentes Financeiros de Hipotecas).

Inflação em queda

Após quase dois anos de alta dos preços e receio de escalada da inflação nos EUA, economistas começam a adotar o consenso de que o FED (Banco Central dos EUA) já conquistou o controle necessário para abrandar os juros americanos.

O principal índice de preços dos EUA (Índice de Preços ao Consumidor – IPC) já mostra considerável desaceleração, desde a disparada de quase 10% em meados de 2022. A inflação medida pelo IPC agora está em 5%, a menor desde maio de 2021.

Boa parte dos economistas entendem que o patamar de 5% já não constitui um cenário crítico, permitindo ao FED relaxar as decisões futuras.

É hora de investir em imóveis nos EUA?

A pergunta mágica é: “Este é o momento para investir em imóveis na Flórida?”.

Sim, é um excelente momento e os motivos são consistentes com os argumentos que já divulgamos algumas vezes neste blog. Continue lendo para entender.

Após a agressiva elevação das taxas de juros pelo FED americano nos últimos anos, para conter a inflação, o mercado imobiliário dos EUA, de forma geral, incluindo o da Flórida, sofreu uma leve desaceleração nos preços.

Muitos investidores aproveitaram esta desaceleração para comprar imóveis nos últimos meses. E você ainda pode aproveitar, pois não saímos ainda deste micro-ciclo.

Outros estão aguardando uma queda maior dos juros para se beneficiarem de parcelas mais atrativas no financiamento. Isso pode ser um grande equívoco!

Juros menores trarão sim parcelas menores no financiamento, mas também estimularão a economia e o mercado imobiliário. Mais compradores entrarão no mercado, pressionando os preços dos imóveis para cima.

A leve desaceleração nos preços que comentei acima, por conta das políticas rígidas de juros praticadas pelo FED nos últimos anos, não se sustentará quando os juros voltarem aos níveis normais.

Em outras palavras, aguardar a queda dos juros pode trazer parcelas mais baratas, porém preços de compra mais caros.

Qual a melhor estrategia?

Comprar agora, que os preços dos imóveis ainda não foram reestimulados, e financiar a compra a taxas flutuantes. Essa pode ser a melhor estratégia neste momento.

Ao comprar o imóvel agora, o comprador pode ainda se beneficiar da leve desaceleração nos preços dos imóveis e aproveitar o potencial de valorização promissor.

Ao financiar a taxas variáveis, o comprador se beneficiará das parcelas menores ao longo do prazo do contrato, quando os juros, supostamente, cairem ainda mais.

Sobre a CAP International

A CAP International é uma imobiliária global especializada na Flórida e voltada para o público brasileiro. Caso queira saber mais sobre as oportunidades no mercado imobiliário da Flórida, entre em contato agora mesmo e bata um papo comigo por WhatsApp: clique aqui para acessar meu WhatsApp (Carlos Barros)