Getting your Trinity Audio player ready...

Os Estados Unidos já aplicaram quase 110 milhões de doses. A agressiva campanha de vacinação que teve início na era Trump e continuou a todo vapor com o novo presidente Joe Biden, já atingiu 16% da população dos EUA. Nos últimos sete dias, foram em média 2,4 milhões de doses por dia. 25% da população adulta americana já recebeu ao menos uma dose.

O marco fez com que o atual presidente Joe Biden cumprisse sua promessa de aplicar 100 milhões de doses em seus primeiros 100 dias de governo, com folgada antecedência.

EUA ultrapassam meta de vacinar 100 milhões de americanos

As vacinas jogaram a média móvel de casos de Covid nos EUA para baixo. A média-móvel diminuiu 74,9% no início de março, em comparação ao maior pico registrado no mês de janeiro deste ano. As internações também diminuíram em quase 70% entre o começo do ano e este início do mês de março, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Apesar da melhora, as estatísticas não são tão animadoras quando fazemos a comparação ano a ano. No último dia 3 de março foram registrados mais de 65 novos casos em um único dia, número consideravelmente maior do que os quase 43 mil casos no dia 6 de abril de 2020.

A boa notícia é que, com as vacinas, a probabilidade agora é de que a tendência de alta seja invertida, como já vem acontecendo.

Os Estados Unidos estão utilizando as vacinas desenvolvidas pela Pfizer, pela Moderna e Johnson & Johnson. Esta última é a única que exige apenas uma aplicação.