A chamada “Space Coast” (Costa Espacial), na Flórida, vem ganhando destaque no mundo turístico. A palavra “espacial” justifica-se pelo fato de que é lá onde está localizado o principal centro de lançamentos de foguetes da NASA, o Kennedy Space Center (KSC). Distante apenas 1 hora da cidade de Orlando, o KSC é uma das principais atrações turísticas para quem quer fugir um pouco da maratona dos parques e compras em Orlando. Mas a Space Coast vai muito além da visita ao KSC. Com mais de 110 km de costa, toda a região vem ganhando destaque no mapa da Flórida por diversos motivos. Entenda neste artigo!

Foguete sendo lançado da Space Coast, ou Costa Espacial, na Flórida
Foguete sendo lançado da Space Coast, ou Costa Espacial, na Flórida – Imagem: Pixabay

A Space Coast e Elon Musk!

A Space Coast ganhou as manchetes nas mídias nesta última semana, por conta do lançamento do foguete Falcon 9 pela empresa Space X, de Elon Musk. O lançamento foi realizado ontem, segunda-feira (9). O foguete levou a bordo 114 satélites, que fazem parte da missão Transporter-6. A Space X tem como objetivo lançar 100 foguetes em 2023, de acordo com um twitter postado por Eric Berger, do site Ars Technica, em que Elon Musk responde em seguida, confirmando a ousada meta.

A atuação de Elon Musk na região já é um forte indicador dos pesados investimentos que a Costa Espacial está recebendo. Além dele, diversos empresários, inclusive o próprio governo americano, realizam iniciativas na região, o que gera milhões de empregos e ainda cria vitrine para o setor turístico.

Um exemplo da transformação pela qual passa a costa foi o lançamento histórico da Artemis 1, missão da NASA para enviar humanos de volta à lua, onde estima-se que mais de 150 mil pessoas invadiram a região naquele final de semana de agosto de 2022, quando houve a primeira tentativa (a missão acabou por ser postergada 3 vezes). A maioria dos hoteis esgotou naquele final de semana, com preços das diárias 70% mais caros, em média.

Este parece ser o “novo normal” da Space Coast na Flórida!

Além das atrações no Kennedy Space Center, a região também oferece cruzeiros saindo do Porto Canaveral e praias lindas e desertas ao longo de uma costa de mais de 110 km.

A região, que é considerada um refúgio a leste de Orlando, abriga cidades lindas como Daytona Beach (também conhecida como a praia de Orlando), Cocoa, Satellite Beach, Titusville, Merritt Island, Palm Bay e Melbourne.

É perfeitamente possível se hospedar em Orlando e fazer um bate-volta para as belas praias e cidades da Space Coast. Clique aqui para conhecer as principais praias perto de Orlando

E tudo isso está há menos de 1 (uma) hora de Orlando!

Veja também: 10 cidades perto de Orlando que você precisa conhecer

O impacto do crescimento da Space Coast no setor imobiliário de Orlando

O crescimento da Costa Espacial na Flórida impacta consideravelmente o setor imobiliário de Orlando, já que mais turistas e profissionais visitariam a Flórida em busca de turismo na região.

Orlando, por estar localizada centralmente e perto da Costa Espacial, será ainda mais demandada, o que aumentará a procura por imóveis na região, especialmente os voltados para alugueis de temporada, as chamadas Vacation Homes.

A cidade de Orlando já recebe anualmente mais de 75 milhões de pessoas todos os anos. É fácil entender por que a região traz um dos maiores retornos esperados para quem busca investir em imóveis voltados para Airbnb.

Veja o lançamento do Falcon 9 em vídeo gravado por passageiro de avião

Um avião passava pelo céu na mesma hora que um foguete Falcon 9, da SpaceX, decolava na Flórida. E um passageiro a bordo da aeronave aproveitou a oportunidade para gravar o evento; assista.

Por que os foguetes são lançados da Space Coast?

Uma curiosidade interessante explica o motivo da Space Coast ser a região escolhida pela NASA para lançar seus foguetes.

O principal motivo tem a ver com a rotação da terra!

A terra gira de oeste para leste e sua velocidade maior de rotação é na linha do equador. Desta forma, ganhar este “impulso” da velocidade da rotação da terra, que soma-se à velocidade do foguete, é muito importante.

Este é o principal motivo para que o foguete seja lançado em regiões de baixa latitude.

Existem, obviamente, diversas outras regiões dos EUA até mais próximas da linha do Equador. Contudo, são regiões mais densamente povoadas, o que traria um risco de exposição maior a detritos que, eventualmente possam cair em solo, no caso de um lançamento mal sucedido.

Sobre a CAP International

A CAP International é uma imobiliária global especializada na Flórida e voltada para o público brasileiro. Caso queira saber mais sobre as oportunidades imobiliárias na Flórida, entre em contato agora mesmo e bata um papo comigo por WhatsApp: +55 11 98111-2555 (Carlos Barros).