Getting your Trinity Audio player ready... |
O mercado imobiliário na Flórida voltou a mostrar sinais de volta ao equilíbrio. Os preços extremamente altos dos imóveis em centros como Orlando e Miami estão fazendo com que potenciais compradores adiem a decisão de compra, o que, supostamente, alivia o lado da demanda. Houve também um aumento no número de listings à venda no mercado. São indicadores de que o mercado poderia estar voltando gradativamente à normalidade. Contudo, os sinais ainda são pouco contundentes e tudo indica que o desequilíbrio permanecerá por um bom tempo.
Pesquisa recente divulgada pelo banco Bank of America revela que, em Miami, 45% dos potenciais compradores disseram que o aumento dos preços e das taxas de juros os fará atrasar a busca por um imóvel.
Se de um lado o aumento nos preços desestimula a compra por moradores, de outro estimula a corrida por mais compras por parte de investidores. Estes vêem no aumento dos preços um forte potencial de valorização e não querem “perder o bonde”. Investidores são grandes players e tambpém responsáveis pelo desequilíbrio que o mercado encontra-se hoje.
É difícil, portanto, prever que o mercado volte logo ao equilíbrio. Continue lendo para entender!
Aumento no número de listings
Pela primeira vez, desde junho de 2019, o número de total de listings (imóveis colocados à venda) nos EUA aumentou, com uma variação de 8% ano a ano, para o mês de maio, segundo relatório divulgado pelo Realtor.com.
Além da desaceleração na demanda, outro fator que motivou o aumento de listings é a chegada das vacinas e à gradativa volta à normalidade. Durante os períodos críticos da pandemia muitos proprietários evitaram colocar os imóveis à venda para não se exporem à maiores riscos de contágio, recebendo pessoas desconhecidas para visitar o imóvel.
Aguardar para comprar ou aproveitar o potencial de valorização?
Ao mesmo tempo que houve um aumento no número de pessoas que estão adiando a compra, no aguardo de um possível equilíbrio do mercado, com preços mais acessíveis e taxas de juros menores, há também aqueles que querem aproveitar o potencial de valorização.
“Apesar de os preços altos desestimularem alguns compradores, isso não quer dizer que o mercado voltará aos níveis de 2019”, alerta Carlos Barros, sócio da CAP International, imobiliária especializada na Flórida. “A demanda permanece alta e não há indícios de que novos imóveis entrarão no mercado tão cedo”, explica. “Aguardar uma eventual queda nos preços não parece ser razoável. A tendência é de alta para os próximos 4 ou 5 anos”, complementa.
De fato, não há indicadores de que o mercado imoibiliário será abastecido com novos imóveis na quantidade necessária para fazer frente à grande demanda. As construtoras da Flórida correm contra o tempo para aprovar novos empreendimentos, porém não há tantos terrenos disponíveis e os projetos levam tempo para serem aprovados. Uma vez aprovados, podem demorar até 6 anos para a entrega das chaves. Soma-se a esta situação crítica a falta de mão-de-obra e matéria prima no mercado, fator que atrasa ainda mais a entrega das novas unidades.
Do lado da demanda, o cenário é ainda mais agravante. De acordo como Censo da Flórida, o estado receberá 849 novos residentes (moradores vindos de outros estados) por dia até 2026. Todos eles precisarão de um imóvel para morar.
“Não espere para comprar. Compre agora e espere…”
“É natural que os preços sofram reajustes e isso possa trazer alguma sensação de volta ao equilíbrio. É o que todos esperam. Contudo, não é o que os indicadores mostram”, diz Carlos Barros.
Carlos Barros recomenda não aguardar para comprar, mas sim buscar oportunidades em um mercado desequilibrado. “Não estamos em um momento comum da economia. É justamente nestes momentos de desequilibrio que sobram oportunidades. Um bom corretor de imóveis, experiente e conhecedor do mercado, sabe onde estão as melhores oportunidades. Este é o momento para comprar bem e aproveitar o expressivo potencial de valorização que a Flórida tem a oferecer. Não espere para comprar. Compre e espere para ganhar com a valorização!”, recomenda.
Busca por imóveis em regiões suburbanas
Com os preços extremamente altos em grandes centros, e natural que os novos compradores busquem por oportunidades em regiões mais afastadas. Neste contexto, as cidades nos arredores de Orlando e Miami ganham destaque. Em Miami, as comunidades de Weston e Boca Raton receberam milhares de novos moradores e oferecem boas oportunidades no mercado imobiliário. A cidade de Fort Lauderdale também ganha popularidade.
“Cidades suburbanas oferecem preços mais acessíveis e maior qualidade de vida”, explica Carlos. “Geralmente tem boas escolas públicas, maior segurança e ainda assim estão próximas dos grandes centros”, explica. “Tenho oferecido muitos imóveis em Winderemere e Winter Garden, duas cidades excelentes para quem busca qualidade de vida e proximidade com Orlando”, complementa.
Sobre a CAP International
A CAP International é uma imobiliária globl especializada na Flórida e voltada para o público brasileiro. Caso queira saber mais sobre as oportunidades imobiliárias na região de Orlando, Miami ou Tampa, entre em contato agora mesmo e bata um papo comigo por WhatsApp: clique aqui para acessar meu WhatsApp (Carlos Barros).