Nos últimos anos a região central da Flórida, especialmente as cidades de Orlando e comunidades no entorno, vivenciaram um incrível aumento na demanda por casas residenciais. Moradores de regiões ao norte dos Estados Unidos, como Nova York, por exemplo, integram o público que decidiu trocar de domicílio para aproveitarem o clima da Flórida. Contudo, um outro público também está impactando consideravelmente o mercado imobiliário na região: Investidores. Bancos e empresas respondem por quase 25% das compras na Flórida, de olho nos alto retorno esperado deste tipo de investimento.

Investidores respondem por 1 em cada 4 casas compradas em Orlando

A estratégia é razoável, já que a região de Orlando vem valorizando cerca de 10% ao ano, desde 2017. Somente em 2021 a apreciação dos imóveis na região foi de quase 20%, fazendo o preço médio dos imóveis na região central da Flórida bater o recorde e atingir o marco de US$ 325 mil.

A região de Tampa Bay também está na mira dos investidores, com cerca de 24% das compras em nome de empresas e bancos.

Este comportamento coloca ainda mais pressão em um mercado já aquecido e com inventário baixo. E a situação tende a se agravar, já que as casas adquiridas por investidores aumentam em 10% a cada trimestre.

Investidores trazem uma competição desigual no mercado, já que um comprador pessoa física que realmente precisa da moradia dificilmente consegue bater as ofertas de grandes empresas e bancos, que tem condições de cobrir os preços em uma eventual disputa.

Sobre a CAP International

A CAP Internatinoal é uma imobiliária global especializada na Flórida e voltada para o público brasileiro. Caso queira saber mais sobre o mercado imobiliário de Orlando e Miami, entre em contato agora mesmo e bata um papo comigo por WhatsApp: +55 11 98111-2555 (Carlos Barros)