A demanda por moradias surpreendentemente alta, mesmo durante a temporada mais lenta no período de inverno, faz com que as construtoras da Flórida sintam-se cada vez mais confiantes para realização de novos projetos. O inventário historicamente baixo também estimula o mercado. O índice que mede este sentimento no setor de construção dos EUA chama-se NAHB/Wells Fargo Housing Market Index (HMI) e ele subiu 1 (um) ponto em dezembro de 2021, alcançando pela segunda vez o recorde histórico de 84 pontos. A última vez que o índice chegou a este nível foi em fevereiro de 2021. Apenas a título de comparação, qualquer pontuação acima de 50 pontos é considerada positiva.

Índice de confiança das construtoras na Flórida termina o ano em alta

O que é o NAHB e como é calculado

O NAHB/Wells Fargo Housing Market Index (HMI) é calculado com base em uma pesquisa mensal realizada junto com os construtores membros do NAHB. Por meio desta pesquisa é possível sentir o vigor do mercado imobiliário habitacional unifamiliar (single-family homes). A pesquisa pede aos entrevistados que classifiquem as condições de mercado para a venda de novas casas no momento atual e nos próximos seis meses, bem como o tráfego de potenciais compradores de novas casas. Uma vez que o segmento habitacional é um dos mais importantes para a economia, este índice é bastante acompanhando nos EUA para medir a saúde geral da economia americana.

Falta de mão-de-obra, escassez de material e inflação são obstáculos

A melhora no índice de confiança ocorre em um cenário conturbado, onde as construtoras enfrentam situações de falta de material e mão-de-obra. Além disso, a inflação pela qual a economia americana passa neste momento também é um entrave. Os preços dos produtos de construção em placas de parede, aço, alumínio e plástico subiram acentuadamente em novembro.

“A questão mais urgente para o setor imobiliário continua sendo a falta de estoque”, disse o economista-chefe da NAHB, Robert Dietz, em comunicado. “A construção aumentou mas a indústria enfrenta obstáculos, nomeadamente custo/disponibilidade de materiais, mão de obra e lotes. E, embora se espere que os segmento de casas single-family de 2021 termine o ano 24% acima do nível pré-COVID 2019, esperamos que as taxas de juros mais altas em 2022 prejudiquem a acessibilidade da habitação.”

As taxas de juros estão sendo revisadas para cima nos EUA devido à inflação crescente. Pela primeira vez desde o início da década de 1980, a economia dos EUA está passando por um período de inflação elevada. Em decorrência de interrupções na cadeia de suprimentos atribuíveis à pandemia e um aumento significativo nos gastos do governo, o o índice de preços ao consumidor americano (CPI), que mede a inflação, registrou ganho de 7% em dezembro, na comparação ano a ano. Trata-se do maior nível em quase 40 anos.

Oportunidade para investidores

Eu um cenário de inflação alta e crescente, investir em imóveis é uma grande proteção para o patrimônio, principalmente em mercados no exterior, como os EUA. A inflação é um problema global pós pandemia. Ao comprar um imóvel nos EUA o investidor estará se protegendo da inflação ao mesmo tempo que atrela parte de seu patrimônio a uma moeda forte.

Uma outra grande vantagem em investir em imóveis na Flórida hoje são as linhas de crédito para brasileiros com taxas de juros inicialmente fixas. Desta forma, mesmo com a inflação alta, o custo do empréstimo (juros) é fixo e baixo. Ao brasileiro é permitido financiar imóveis na Flórida por meio de bancos americanos e aproveitar os baixos juros dos EUA. Basta comprovar renda no Brasil e o processo é rápido e pouco burocrático.

Alavanque seu investimento com recursos dos bancos americanos

A alavancagem do investimento consiste em lançar mão de recursos de terceiros para investir uma quantia consideravelmente maior, além dos recursos próprios. Com a acessibilidade às linhas de crédito americanas, o investidor brasileiro pode comprar um imóvel financiado a juros baixíssimos e pagar em até 30 anos. Este imóvel pode ser alugado e gerar renda em dólar. Com esta renda é possível quitar a parcela do financiamento e ainda obter lucro na operação.

Sobre a CAP International

A CAP International é uma imobiliária global especializada na Flórida e voltada para o público brasileiro. Caso queira saber mais sobre as oportunidades no mercado imobiliário de Orlando, Miami e região de Tampa Bay, por favor entre em contato agora mesmo e bata um papo comigo por WhatsApp: +55 11 98111-2555 (Carlos Barros).