Getting your Trinity Audio player ready... |
A alta da inflação global, especialmente a americana, e o consequente aperto da política monetária nas principais economias, estão criando um ambiente de aversão ao risco. Bolsas caem, dólar sobe e criptoativos despencam. A fuga de ativos de risco para investimentos mais seguros também impacta o setor imobiliário. Investir em imóveis, afinal, é uma das estratégias mais seguras para preservar o patrimônio.
O temor de uma escalada inflacionária global pode ser visto no desempenho das principais bolsas de valores. O Ibovespa fechou nesta segunda feira com queda de 2,73%, atingindo 102.598 pontos. Trata-se da sétima queda consecutiva e o menor nível deste janeiro deste ano.
Ao mesmo tempo, o dólar sobe. Em um cenário de crise e aversão ao risco, a demanda pela moeda americana, seja na forma direta ou por meio de ativos lastreados em dólar, aumenta.
A fuga dos ativos de risco foi mais impactante no mercado das criptomoedas que, pela primeira vez, desde janeiro de 2021, caiu para menos de US$ 1 trilhão, de acordo com o site CoinMarketCap. O valor dos criptoativos já chegou a bater US$ 2,9 trilhões em novembro do ano passado.
Investidores no mercado imobiliário da Flórida
Em um cenário de insegurança e de aversão ao risco, o setor imobiliário ganha a atenção de grandes investidores. E o mercado da Flórida é um dos mais promissores para investir, já que está inserido na maior economia do mundo (EUA) e oferece excelente potencial de valorização.
O aperto na política monetária, com tendência de alta para os juros americanos, não parece ser um entrave para os grandes investidores. A medida pode até impactar o comprador individual, que pensa duas vezes em entrar na hipoteca. Contudo, para grandes investidores, que pagam à vista (cash), a alta dos juros não está, por enquanto, trazendo desestimulo.
A presença de grandes investidores no mercado imobiliário da Flórida tem influenciado sobremaneira o mercado, que já encontrava-se em uma situação crítica de alta demanda e falta de inventário.
Investidores chegam a comprar, de uma só vez, dezenas de imóveis. Muitos ficam desocupados, levando a Flórida a ocupar o topo do ranking em imóveis desocupados nos EUA.
Com a presença destes grandes players, moradores se vêem em uma situação complexa, já que não conseguem competir com estes gigantes do investimento.
É um bom momento para investir em Orlando?
Considerando o alto potencial de valorização, em consequência da crescente demanda por imóveis na região central da Flórida, investir em imóveis na Flórida é hoje uma das melhores aplicações globais. A Flórida estima receber, em média, 849 novos residentes até 2026. As construtoras não conseguirão fazer frente a este público entregando unidades suficientes. Há escassez de terras e um projeto novo pode demorar até 7 anos para ser entregue.
Sobre a CAP International
A CAP International é uma imobiliária global especializada na Flórida e voltada para o público brasileiro. Caso queira saber mais sobre oportunidades no mercado imobiliário da Flórida, entre em contato agora mesmo e bata um papo comigo por WhatsApp: clique aqui para acessar meu WhatsApp (Carlos Barros).