Lar da terra do Mickey Mouse e da Disney World, campos de golfe de classe mundial, restaurantes finos e compras, Orlando atrai uma grande variedade de turistas e viajantes de todo o mundo. São mais de 70 milhões de pessoas que visitam a cidade anualmente, representando quase 60% do total de visitantes em todo o estado da Flórida.

Sazonalidade e ocupação casas de férias em Orlando

Todo este fluxo de pessoas está em busca de hospedagem em Orlando, o que faz das casas de férias (Vacation Homes) um dos melhores investimentos imobiliários do mundo, especialmente para quem busca obter renda com aluguel por temporada.

Mas antes de investir, é fundamental entender as principais métricas de análise deste mercado, como taxa de ocupação das casas, retorno esperado no aluguel, tipo de imóvel, entre outras informações.

Neste artigo comentaremos especificamente sobre a taxa de ocupação das Vacation Homes em Orlando e a sazonalidade do mercado.

Mas se você quiser saber outras métricas e o cálculo do retorno esperado no aluguel de uma casa em Orlando, nossa equipe elaborou uma planilha completa que você pode baixar agora clicando aqui.

Nesta planilha você terá as seguintes informações:

  • Valor médio da diária a ser cobrada por tipo de casa (tamanho) e período do ano;
  • Taxa de ocupação média mês a mês;
  • Principais custos de uma casa em Orlando (água, luz, gás, internet, contador, seguro, IPTU, condomínio, manutenção, etc);
  • Percentual (fee) cobrado pela Property Manager (Administradora que cuidará do aluguel);
  • Retorno esperado (2 cenários: compra à vista ou financiada) – * mostramos o valor da parcela do financiamento.

Antes de explicarmos sobre a taxa de ocupação, aqui vai um lembrete!

LEMBRETE: Para realizar um sólido investimento em Orlando é fundamental ter a assessoria de uma imobiliária experiente na Flórida. Só quem atua há anos no mercado poderá indicar o tipo de imóvel ideal, quais características o imóvel deve ter, os condomínios que geram maior retorno, entre outras informações. Fique a vontade para conversar agora mesmo comigo por WhatsApp: clique aqui para acessar meu WhatsApp (Carlos Barros).

Taxa de ocupação em Orlando mês a mês

Os meses de alta temporada (alta taxa de ocupação) em Orlando são aqueles que você deve evitar de viajar para Orlando e usar a casa que comprou. A razão é simples, são os meses de maior faturamento com aluguel e, portanto, você deve deixar a casa disponível para seus hóspedes. É claro que você pode usara casa também nesses períodos, basta não bloqueá-la a maior parte do período. Felizmente, esta é uma situação administrável!

Além disso, em nosso artigo sobre melhor época para viajar à Disney, explicamos que nesses períodos o ideal é evitar viajar para Orlando por outros motivos: Parques lotados e longas filas nos brinquedos e atrações! Sem falar do calor intenso, principalmente nos meses de junho e julho.

Se você quer curtir sua casa em Orlando, o ideal é priorizar os meses de baixa temporada. Isso nem sempre é possível, já que os meses de julho e dezembro, que são férias no Brasil, também são períodos de alta temporada nos EUA.

Quais são os meses de alta temporada em Orlando (alta taxa de ocupação)?

Os meses de alta temporada em Orlando são:

  • março
  • abril
  • junho
  • julho
  • dezembro

Nesses períodos a taxa de ocupação das casas em Orlando atinge o seu pico.

Março e abril é período de “Spring Break” (feriado de primavera). Trata-se de um dos feriados escolares mais populares dos Estados Unidos. Nesta época a Flórida recebe milhares de americanos jovens em busca de agito, belas praias e, claro, diversão nos parques de Orlando.

Junho e Julho são meses onde o mundo inteiro está de férias. É natural que Orlando receba, nesta época, americanos e turistas do mundo todo.

Dezembro é época de Natal e Ano Novo. O Natal na Disney é uma celebração extremamente procurada por turistas do mundo todo e os parques costumam atingir lotação máxima. A taxa de ocupação das casas em Orlando em Dezembro também é muito alta.

Abaixo um gráfico ilustrativo da taxa de ocupação nas Vacation Homes em Orlando:

Taxa de ocupação das Vacation Homes em Orlando
Gráfico ilustrativo do comportamento da taxa de ocupação de Vacation Homes em Orlando (estimativa com base em dados históricos e projeções)

Meses de baixa e média temporada

Os meses de baixa temporada são:

  • maio **
  • setembro **
  • outubro
  • novembro

** Maio e setembro são meses de baixíssima temporada. São meses onde você, idealmente, poderia permanecer longos períodos curtindo sua casa em Orlando. Além disso, nestes período a temperatura em Orlando não está tão desconfortável (nem muito frio e nem muito quente) e haverá pouca procura por aluguel.

Qual a taxa de ocupação média das casas em Orlando?

Esta pergunta é um pouco complicada de responder, já que a procura é diferente dependendo das características da casa e da localização. O tamanho (número de quartos) também pode influir. Casas maiores são mais procuradas e oferecem retorno esperado melhor. A infraestrutura no condomínio também é determinante. Condomínios com áreas de lazer maiores e mais completos, como o Storey Lake e o Windsor Island , costumam ser mais demandados.

Podemos, no entanto, adotar como uma métrica de referência, a taxa média de 75% de ocupação no ano. Este é o percentual que utilizamos no cálculo do retorno esperado das casas em Orlando. Obviamente que trata-se de um indicador estimado e não deve ser entendido como qualquer garantia de ocupação.

Quer saber mais sobre investimentos em Orlando?

A CAP International é uma imobiliária global especializada na Flórida e voltada para o público brasileiro. Caso queira saber mais sobre como investir em Orlando, entre em contato agora mesmo e bata um papo comigo por WhatsApp: clique aqui para acessar meu WhatsApp (Carlos Barros).