Getting your Trinity Audio player ready... |
A Flórida é o um dos estados que mais crescem nos EUA, com um PIB que beira um trilhão de dólares. Caso o “Sunshine State” fosse uma nação independente, seria a 17ª economia do mundo. No meio corporativo americano, empresários enxergam a Flórida como um estado “business-friendly” e com ambiente fiscal amigável para se empreender. Não à toa, diversas corporações americanas estão migrando suas operações para a Flórida. Neste contexto, as cidades de Miami e Orlando destacam-se como os melhores mercados para se empreender nos EUA, segundo recente estudo divulgado pelo site WalletHub.com.
100 cidades foram analisadas na pesquisa, que considerou três características principais: 1 – ambiente de negócios, 2 – acesso a recursos e 3 – custo de negócio. Em uma escala de 1 a 100, a cidade de Orlando ficou em segundo lugar com 60,93. Miami pontuou com 60,18, conquistando a terceira posição. As duas perderam apenas para Oklahoma City.
WalletHub classificou Miami em segundo lugar em ambiente de negócios, que analisou startups por capital, taxa de sobrevivência de negócios de cinco anos, crescimento de empregos e duração média da semana de trabalho.
Vale destacar que Miami já apresenta hoje a maior densidade de startups por residentes dos EUA (247,6 startups por 100.000 pessoas).
Tanto o governador da Flórida como os prefeitos de Miami e Orlando estão empenhados em atrair novas empresas. O prefeito de Miami, Francis Suarez, ganhou as redes sociais e a mídia com suas entrevistas estimulando a vinda de empresas de tecnologia, aproveitando o êxodo destas empresas da Califórnia, que estão deixando o Vale do Silício em busca de estados mais “business-friendly”. Merece destaque as recentes mensagem trocadas por Suarez com o mega empresário Elon Musk, sobre uma possível construção de uma malha de túneis no subsolo de Miami, onde apenas veículos elétricos circulariam.
Count me in! No brainer…we would love to be the prototype city. https://t.co/waRwj0dprJ
— Mayor Francis Suarez (@FrancisSuarez) January 18, 2021
Miami ainda enfrenta alguns desafios. Os custos dos imóveis em Miami destinados para escritórios ainda são caros. Essa característica, no entanto, está mudando. Construtoras locais já estão focadas em novos prédios voltados para as grandes e médias corporações que chegam à Flórida. Até mesmo a cidade de Miami Beach, tradicionalmente voltada para o turismo, está buscando developers e parceiros para a construção de novos prédios de escritório.
Em 2017, a Kauffman Foundation, uma organização sem fins lucrativos que promove o empreendedorismo, já havia classificado a região metropolitana de Miami-Fort-Lauderdale-West Palm Beach como a área número 1 no país para atividades de startups.
Entorno de Orlando atrai empresas
A região no entorno de Orlando tem atraído também grandes nomes do mundo corporativo. A comunidade planejada de Lake Nona destaca-se. Recentemente empresas como a KPMG e o Grupo Disney sinalizaram o desejo de migrar parte de suas operações para a cidade.
Não só as empresas estão de olho na comunidade planejada de Lake Nona. A cidade oferece uma variedade de condomínios residenciais de alto padrão e tem atraído compradores do mundo todo em busca de casas de férias perto de Orlando ou mesmo imóveis para fixar residência.
Lake Nona também é conhecida como Cidade Médica de Orlando, por abrigar o Lake Nona Medical City, um espaço de 650 hectares dentro da comunidade que abriga hospitais, universidades relacionadas à saúde, institutos de pesquisa e ciência e outros estabelecimentos que fazem do local uma referência em saúde na Flórida.
A comunidade está privilegiadamente localizada a sudeste de Orlando, bem pertinho do Aeroporto Internacional de Orlando, o que traz um grande diferencial para empresas. Ao mesmo tempo, por estar mais à leste no mapa, fica distante apenas 50 minutos de uma das mais belas praias da Flórida: Cocoa Beach. Com isso, residentes ou turistas em Lake Nona tem fácil acesso tanto aos parques temáticos (25 minutos) como à praia.