A transferência de recursos para compra de imóveis em Orlando é simples. Basta transferir os recursos da conta do comprador no Brasil para a conta no exterior por meio de uma corretora de câmbio.

Transferência de recursos para o exterior

Como escolher a Corretora de Câmbio no Brasil

O próprio banco onde você possui conta corrente no Brasil pode oferecer o serviço de transferência, uma vez que a maioria possui mesa de câmbio própria. Converse com seu gerente que ele poderá lhe orientar neste sentido.

Caso não queira contratar os serviços diretamente pelo seu banco, você também pode optar por fazer a transferência com instituições de câmbio independentes (corretoras de câmbio). O seu corretor de imóveis em Orlando também poderá lhe indicar corretoras parceiras. Nós da CAP International trabalhamos com corretoras de câmbio parceiras há anos que também podemos indicar.

Corretora de Câmbio

Para qual conta de destino os valores serão transferidos no exterior?

A corretora de câmbio contratada solicitará então os dados da conta no exterior para envio da remessa.

A conta de destino no exterior pode ser uma conta aberta pelo próprio comprador no Brasil, de mesma titularidade. Abrir uma conta nos EUA é simples e rápido. Num segundo momento os valores são então transferidos desta conta aberta no exterior para a chamada Scrow Account. Já explicaremos o que é a Scrow Account no próximo tópico.

Caso o comprador no Brasil prefira não manter uma conta aberta no exterior, há ainda a possibilidade de fazer a transferência de recursos direto para a chamada Scrow Account.

O papel da Scrow Account na transferência de recursos

Antes de transferir os recursos para a conta do proprietário (vendedor) do imóvel nos EUA, os recursos do comprador no Brasil são transferidos para a chamada Scrow Account. Trata-se de uma conta garantia, sob responsabilidade de uma terceira parte. É uma etapa a mais de segurança na operação. Desta forma, tanto o comprador no Brasil como o vendedor nos EUA poderão ficar seguros de que a operação seguirá sem riscos para as partes.

Geralmente a Scrow Account é mantida sob responsabilidade de uma Title Company, que são os cartórios de registro de imóveis da Flórida. Após toda documentação analisada, tanto do comprador, do imóvel e do vendedor, então os recursos são liberados da Scrow Account para a conta do vendedor e dá-se prosseguimento ao fechamento da venda.

Há restrições por parte do governo brasileiro para se transferir os recursos?

Não existe qualquer restrição por parte das autoridades brasileiras para transferir recursos aos EUA, desde que a origem dos recursos seja comprovada e lícita. Importante destacar que, após a compra do imóvel, o novo bem deve ser informado na declaração de IR como “bens no exterior”. A não declaração pode caracterizar sonegação fiscal (caso o imóvel seja uma fonte de renda em dólar, com aluguéis, por exemplo) e possivelmene crime por evasão de divisas. É importante consultar um contador no Brasil para saber informar da forma correta.