O Furacão Andrew ficou na história como uma das mais destruidoras tempestades tropicais, causando a morte de 23 pessoas e prejuízos bilionários por onde passou. O ciclone manteve suas atividades pelo período de 16 de agosto a 28 de agosto de 1992, uma eternidade considerando a força dos eventos e potencial de destruição. Sua passagem foi tão impactante e devastadora, que motivou as autoridades americanas a reverem as leis de construção. Hoje, dificilmente um furacão causa desastres e prejuízos significativos às novas construções na Flórida, graças ao novo código implementado. Entenda neste artigo como o Furacão Andrew se originou e o que você deve saber sobre a temporada de furacões na Flórida. Veja também como são as novas construções anti-furacão.

Furacão Andrew em 1992 foi um dos mais fortes e devastadores da história
imagem da passagem de um furacão – Foto: Pixabay

…importante

É claro que temos que tomar todas as precauções e cuidados com tempestades e furacões. Porém, ao contrário de outros desastres naturais, que acontecem de repente (Ex. terremotos), a formação de furacões pode ser detectada com boa antecedência pelas autoridades e monitorada. Isso permite às autoridades preparar a população.

Eu mesmo tive duas grandes experiências com furacões em Miami e pude testemunhar a organização e a seriedade das autoridades da Flórida em preparar a população, emitir ordens de evacuação (ou não, depende da área) e todo o trabalho pós-tempestade.

Eu estava em Miami quando o furacão Dorian passou. O prédio em que eu estava hospedado foi construído seguindo as novas regras que estimulam o uso de materiais e estruturas mais resistentes ao impacto de furacões. Pude acompanhar, nos dias que antecederam a vinda do furacão Dorian, todos os alertas, orientações e o movimento da população em Miami. Alguns amigos tiveram tempo suficiente para reservar hoteis na Costa Oeste da Flórida (Ex. Naples) e decidiram não permanecer em Miami. Outros foram para Orlando, que é uma cidade mais central no continente e, supostamente, mais protegida. Comentaremos mais adiante neste artigo por que Orlando e cidades no centro da Flórida são mais protegidas.

IMPORTANTE: As informações deste artigo são resultado de experiências pessoais e pesquisas. Ao tomar ciência da formação de furacões ou tempestades, procure sempre seguir as orientações das autoridades e órgãos oficiais responsáveis. Nesta hipótese, recomendamos fortemente cancelar qualquer viagem que tenha sido agendada para os destinos que possivelmente sejam impactados pela tempestade. O serviço nos EUA responsável pelo monitoramento e previsão de tempestades e furacões é o National Hurricane Center (NHC), que é sediado na Flórida.

Bem….voltando ao Furacão Andrew!

tempestades tropicais - formação dos furacões

Como o Furacão Andrew se originou

O texto abaixo foi retirado da Wikipedia

O Furacão Andrew originou-se como uma onda tropical sobre o Atlântico central. Inicialmente, um forte cisalhamento do vento impediu muita intensificação , embora as condições cada vez mais favoráveis ​​permitiram que o sistema se torna-se uma tempestade tropical em 17 de agosto e um furacão pequeno seis dias depois.

Depois de virar para o oeste, o Andrew entrou em uma fase de rápida intensificação , fortalecendo-se em um furacão de categoria 5 perto das Bahamas, em 23 de agosto . Ele enfraqueceu, por pouco tempo, para um furacão de categoria 4 sobre a ilha , mas recuperou a categoria 5 de intensidade em 24 de agosto , antes de chegar a Elliott (Flórida) e mais tarde, em Homestead.

Várias horas depois , o furacão emergiu no Golfo do México na categoria 4, uma vez que seu trajeto se curvou em direção à costa do golfo. Depois de enfraquecer para um furacão de categoria 3 , Andrew deixou o mar perto de Morgan.

A interação com terra acelerou o processo de enfraquecimento , e o Andrew foi rebaixado para uma depressão tropical até 27 de Agosto durante a travessia do Rio Mississippi. No dia seguinte , a tempestade se fundiu com um sistema frontal sobre as Montanhas Apalaches do sul.

Quando começa a temporada de furacão na Flórida!

A temporada oficial de Furacão na Flórida tem início em junho e vai até novembro. Contudo, nos últimos anos, as tempestades se intensificaram e algumas tempestades começaram a surgir em maio. Por conta disso, as autoridades americanas responsáveis pelo monitoramento de furacões e tempestades estão cogitando a hipótese de alterar a data do início da temporada para meados de maio.

Furacão Andrew foi um dos mais fortes de todos os tempos
Furacão Andrew foi um dos mais fortes de todos os tempos – foto ilustrativa – Fonte: Pixabay

Cidades centrais da Flórida são mais protegidas

A cidade de Orlando e outras cidades localizadas no centro do continente estão, supostamente, mais protegidas dos furacões e tempestades que se formam no oceano. Isso porque as tempestades que vem do oceano tendem a perder força assim que atingem a parte continental (land-fall). Por este motivo, é muito difícil que um furacão consiga manter seus ventos fortes durante todo o trajeto até o centro da Flórida. Na grande maioria das vezes a tempestade perde muita força poucos dias, ou mesmo horas, depois que atinge a costa.

Furacão Andrew motiva autoridades a revisarem código de construção nos EUA

No artigo Como funcionam os prédios anti-furacão na Flórida e comento sobre o fato do Furacão Andrew ter sido um divisor de águas no código do setor de construção dos EUA. Além de causar mortes, a tempestade gerou prejuízos bilionários para as autoridades e principalmente para as seguradoras.

Diferentemente do Brasil, a maioria das casas nos EUA são feitas a base de madeira, o chamado Wood Frame. Trata-se de um material extremamente frágil e que é facilmente levado pelos ventos fortes de furacões. O novo código de construção estabeleceu regras exigindo que as novas construções empreguem materiais mais resistentes, como estruturas de concreto e janelas anti-impacto.

Construção em woodframe são frágeis. Furacão Andrew motiva autoridades a revisarem código de construção nos EUA
Casas com estruturas em wood-frame são mais frágeis e não suportam os fortes ventos de furacões. Novo código de construção estimula a substituição por materiais mais resistentes

Os telhados também devem ser fixados de forma mais rígida, para evitar que sejam arrancados pelos ventos fortes. As fundações das casas e prédios também devem levar em consideração tecnologia para proteção e drenagem, de forma a evitar que a água proveniente de inundações entre nas residências.

Estruturas em concreto são mais sólidas
Estruturas em concreto são mais sólidas

Quer saber como investir em imóveis seguros e protegidos de furacão na Flórida?

CAP International é uma imobiliária global especializada na Flórida. Caso queira saber mais sobre investimentos seguros e mais protegidos de furacões na Flórida, entre em contato agora mesmo e bata um papo comigo por WhatsApp: clique aqui para acessar meu WhatsApp (Carlos Barros).