Relatório recente divulgado pelo portal imobiliário Redfin listou as 8 cidades da Flórida mais procuradas em 2021 e que prometem permanecer no topo do ranking entre as “hot neighborhoods” (comunidades em ascensão) para 2022. A maioria delas encontra-se próximo a cidade de Sarasota, ao sul de Tampa Bay.

Cidades perto de Sarasota que ganham destaque na Florida
Cidades perto de Sarasota ganham destaque na Florida

Para a análise, o portal Redfin considerou o número de buscas e visualizações em imóveis de determinado código postal e também o índice de competitividade. Todos os dados da análise referem-se a setembro de 2021.

O índice de competitividade é um fator importante a ser considerado, já que mede o quão difícil é ganhar a disputa sobre um determinado imóvel, baseado em fatores como: 1 – número de dias no mercado e 2 – imóveis vendidos acima do preço anunciado.

Vale lembrar que a Flórida passa por um super-aquecimento do mercado, com inventário consideravelmente baixo e demanda altíssima, causando um desequilíbrio no setor. Em 2021, o preço médio dos imóveis na região da “Grande Orlando” (Orlando e regiões no entorno) valorizou mais de 20%, atingindo o marco histórico de US$ 325 mil.

Seguem as cidades e comunidades em ascensão na Flórida de acordo com o relatório:

1 – South Sarasota

A cidade de Sarasota já é bem conhecida dos brasileiros e oferece praias lindas e qualidade de vida invejável. A parte sul da região, South Sarasota, passou a ser mais procurada recentemente por ter casas residenciais mais acessíveis (preços ainda atrativos) em relação à regiões mais centrais da cidade. South Sarasota fica perto de Siesta Key, outro paraíso da Flórida com prais belíssimas. Trata-se de uma região mais tranquila e bucólica, com fácil mobilidade.

“A área de Sarasota mudou radicalmente no ano passado”, disse o corretor imobiliário local da Redfin, Eric Auciello. “Muitas das cidades ao redor de Sarasota estão explodindo em popularidade porque as pessoas estão sendo priced-out (preços estão muito altos) e preferem sair de Sarasota ou ainda mudando-se de outros estados para a Flórida para trabalhar remotamente e aproveitar o sol, os baixos impostos e a acessibilidade relativa. (…)”.

2 – East Venice – Sarasota

Distante apenas 25 minutos de Sarasota e 1 hora de Tampa, East Venice é ainda uma comunidade voltada para aposentados. A comunidade é famosa pelos seus ótimos campos de golfe e qualidade de vida invejável. Assim como muitas comunidades de aposentados na Flórida, East Venice está percebendo uma mudança no seu público. Cada vez mais pessoas jovens estão pesquisando por casas na região, fugindo de centros mais caros e em busca de uma vida mais acessível.

3 – Englewood

Englewood é uma cidade litoranea distantes apenas 42 minutos de Sarasota e 1 hora e 20 minutos de Tampa. A região, ainda pouco povoada, tem crescido na preferência dos compradores à medida que o trabalho remoto consolida-se.

4 – Venice

Venice é também uma comunidade predominantemente voltada para aposentados, com vida tranquila e atmosfera bucólica. Fica distante menos de 30 minutos de Sarasota e faz parte do mesmo condado. A cidade oferece um centro histórico muito charmoso com ótimas lojas, restaurantes, cafés e bares. A cada momento novos estabelecimentos chegam na região, o que mostra uma cidade com economia em ascensão. Trata-se de uma comunidade mais pitoresca com arquitetura exclusiva. Oferece praias paradisíacas e traz uma curiosidade: Venice é a Capital Mundial de Dentes de Tubarão! Como?? Isso mesmo…caminhando pelas praias você encontrará diversos dentes de tubarão. Entenda neste artigo.

5 – Nokomis

Nokomis também uma cidade pertencente ao Condado de Sarasota. A comunidade vem recebendo cada vez mais moradores de fora do estado, em busca de vida tranquila, sol e belas praias. Com isso, os preços na comunidade de Nokomis aumentaram, porém ainda permanecem consideravelmente mais baixos do que em outras regiões da Flórida.

6 – The Meadows

Ainda no Condado de Sarasota, a comunidade The Meadows destaca-se pelos seus campos de golfe e acessibilidade à Interestadual 75, uma grande vantagem para quem precisa se deslocar para a cidade à trabalho.

7 – Weston

Deixando um pouco a costa oeste da Flórida, uma comunidade que vem ganhando destaque na costa leste do estado é Weston. Trata-se de uma das comunidades mais recomendadas para se comprar um imóvel na Flórida, especialmente para aqueles que preferem a proximidade com cidades como Miami e Fort Laurderdale. A cidade é famosa pelas escolas públicos com nota “A” e já foi considerada por diversas vezes um dos melhores lugares para se viver no país. Saiba mais sobre Weston, Florida

8 – Downtown, Fort Meyers

Voltando para a costa oeste, a parte central da cidade de Fort Meyers também ganhou destaque e figura em oitavo lugar no ranking. A comunidade oferece muitas construções residenciais dos anos 50, relativamente acessíveis e que podem ser reformadas. A cidade vem despontando na preferência de americanos locais e de outros estados, em busca de imóveis mais acessíveis.

Sobre a CAP International

A CAP International é uma imobiliária internacional especializada na Flórida. Caso queira saber mais sobre o mercado imobiliário em Miami, Orlando e Tampa Bay, entre em contato agora mesmo e bata um papo comigo por WhatsApp: +55 11 98111-2555 (Carlos Barros).