A Virgin Trains propõe uma grande expansão do serviço de transporte ferroviário de passageiros, financiado principalmente pelo Condado de Miami-Dade. O grupo, controlado pelo magnata britânico Richard Branson, já opera as rotas Miami – Fort Lauderdale- West Palm Beach. Está em fase avançada já a execução da tão aguardada rota de trem que ligará Miami a Orlando. Reportou The Real Deal.

O grupo está em fase de levantamento de recursos, buscando cerca de US $ 350 milhões para construir até cinco plataformas de trem entre o centro de Miami e Aventura, bem como a infraestrutura relacionada que seria necessária, segundo um memorando do condado. As estações propostas seriam em Wynwood / Midtown, no Miami Design District, no Upper Eastside / El Portal, no norte de Miami e no corredor da Universidade Internacional da Flórida / Biscayne Boulevard.

O município está em negociações com a Virgin Trains para estender o serviço de trens urbanos no corredor nordeste do Condado de Miami-Dade. A Virgin Trains projetaria e construiria as plataformas, determinaria se seria necessário adquirir ou arrendar terrenos para estacionamento, determinar o projeto e a construção de uma instalação de manutenção e manter as estações.

A Virgin Trains, chamada hoje de Brightline, estimulou o desenvolvimento de grandes escritórios, varejo e residências perto de suas estações. O serviço ferroviário planeja expandir-se para Orlando, além de fazer paradas adicionais em Aventura e Boca Raton. Em março, a empresa disse que a suspensão do serviço não afetou a construção da linha ferroviária planejada de Orlando.

Virgin Trains planeja construir 5 novas estações de trem em Miami