À medida que a crise do coronavírus cresce e as turbulências financeiras aumentam, o Presidente Donald Trump está avaliando uma proposta para expandir significativamente a imigração por meio do Programa de Investidores Imigrantes EB-5 do governo federal.

Trump quer aumento nos vistos EB-5 para impulsionar economia

Um novo plano sob consideração pelo governo Trump aumentaria o número anual de vistos EB-5 disponíveis de 10.000 para 75.000, enquanto diminuiria os valores mínimos de investimento para residência legal de US $ 900 mil para US $ 450 mil, informa o Politico.

A medida ocorreu vários meses depois que o governo Trump fez o contrário, restringindo a imigração por meio do programa. Em novembro, os Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA quase dobraram os limites mínimos de investimento, aumentando-os de US $ 500 mil para US $ 900 mil em áreas de emprego designadas e de US $ 1 milhão para US $ 1,8 milhão nas demais regiões.

Criado em 1990, o programa de visto EB-5 visa estimular a economia dos EUA por meio da criação de empregos e investimento de capital por investidores estrangeiros, de acordo com o site dos Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS). Até as recentes mudanças entrarem em vigor, as revisões do programa EB-5 não ocorriam desde os anos 90.

A última proposta relatada pode vir como parte de um dos projetos de resgate de coronavírus do Senado, informa o Politico, citando pessoas familiarizadas com as discussões. O programa, que exige investimentos qualificados para criar 10 empregos em período integral, atraiu milhões de dólares em investimentos CRE na última década, mas também provocou críticas. O investimento no EB-5 deve ajudar a vitalizar áreas de baixa renda, mas foi utilizado por desenvolvedores de luxo nos últimos anos e houve casos de fraude.

Traduzido de: https://www.bisnow.com/national/news/economy/trump-eyes-big-increase-in-eb-5-visas-to-boost-economy-103498