Em junho começa a temporada de furacão na Flórida e se este até novembro. Este é o calendário oficial da temporada, apesar de os serviços meteorológicos americanos terem registrado atividades de furacões em maio, com as tempestades Andrea (2019) e Alberto (2018). E tudo indica que não será diferente em 2020. Os novos prognósticos da empresa de serviços meteorológicos AccuWeather atualizou seu relatório e prevê atividades acima do normal para a temporada de ciclones este ano. Autoridades do estado da Flórida, região que mais é afetada pelos furacões, estão preocupadas com as novas previsões, já que estão focadas no combate à pandemia do covid-19. Reportou R7

Os prognósticos anteriores divulgados pela empresa AccuWeather já mostravam atividades acima do normal para este ano. Contudo, a atualização do relatório trouxe números ainda piores. Foram adicionados às previsões duas novas possíveis tempestades tropicais, levando o total de tempestades possíveis para até 20 no ano, das quais até 11 podem evoluir para furacões.

E para deixar as autoridades da Flórida ainda mais preocupadas, 6 destes furacões podem chegar à categoria 3 de intensidade. As tempestades podem ter impacto direto no continente americano, mais especificamente em Porto Rico e Ilhas Virgens, segundo Dan Kottolowski, que lidera a equipe de metereologistas no AccuWeather.

Orlando é, historicamente, pouco afetada

A cidade de Orlando, por estar em uma região central do estado, é historicamente pouco afetada por furacões. Os furacões tendem a perder força assim que ocorre o chamado “land-fall” (encontro com a costa – continente). Cidades costeiras, como Miami e Fort Lauderdale, tendem a sofrer maiores danos.

Por estar mais protegida, no centro do continente, Orlando foi a região escolhida por Walt Disney para construção dos parques temáticos. Desta forma, os turistas podem aproveitar o clima agradável da Flórida e estarem mais protegidos das tempestades vindas do Atlântico.

Temporada de furacões mais ativa este ano preocupa estado da Flórida

Preparação para temporada de furacões pode atrapalhar combate a covid-19 na Flórida

Como o estado da Flórida está focado no combate à pandemia do COVID-19, autoridades temem não haver tempo suficiente para se preparar para as tempestades previstas, ainda mais considerando que estão vindo antes do calendário oficial.

Com quase 39 mil casos de covid-19 e 1.600 mortes, a Flórida realiza a Semana de Preparação para os Furacões, que passa despercebida devido à pandemia e aos primeiros passos do plano para reativar a economia.