FHFA anunciou que Fannie Mae e Freddie Mac – dois grandes credores hipotecários secundários que possuem mais da metade de todas as hipotecas dos Estados Unidos – prorrogaram sua moratória sobre execuções hipotecárias unifamiliares e despejos de propriedade imobiliária (REO) até 30 de junho de 2021.

Moratória sobre execuções hipotecárias nos EUA é prorrogada até 30 de Junho de 2021

A moratória se aplica apenas às hipotecas unifamiliares detidas pela Fannie e Freddie.

A moratória de despejo REO se aplica a propriedades adquiridas pela Fannie e Freddie por meio de execução hipotecária ou escritura de transações de execução hipotecária. As moratórias atuais foram estendidas e, de acordo com as diretrizes mais recentes antes deste anúncio, foram definidas para expirar em 31 de março de 2021.

A FHFA também anunciou que os mutuários com uma hipoteca apoiada pela Fannie ou Freddie podem ser elegíveis para uma extensão adicional de três meses da tolerância COVID-19, que permite aos proprietários renunciarem ao pagamento da hipoteca por um período limitado de tempo. Uma vez que a tolerância termina, o proprietário pode ser autorizado a reembolsar o valor total devido, juntar os pagamentos perdidos no final do seu período de hipoteca ou pagar o dinheiro de volta quando a casa for vendida, de acordo com o programa COVID-19 de diferimento de pagamento da FHFA.

Com a escassez de casas à venda atualmente no mercado, alguns compradores esperavam um aumento no inventário com o despejo de moradores. No entanto, a extensão da indulgência torna isso improvável até pelo menos julho ou mais tarde – e se a vacina COVID-19 funcionar como esperado até o verão, mais desses proprietários poderão retornar ao trabalho e evitar a execução hipotecária por completo.

A decisão ajudaria, portanto, a manter o inventário de casas do tipo single-family homes baixo, pressionando ainda mais os preços deste segmento do mercado imobiliário para cima. A demanda por single-family homes na Flórida está altíssima, principalmente na região central, no entorno de Orlando. Orlando, em 2020, ficou entre as três principais cidades dos EUA a receber novos moradores, ultrapassando cidades com grande crescimento como Austin e Atlanta.

Fonte: https://www.floridarealtors.org/news-media/news-articles/2021/02/fhfa-extends-foreclosure-and-eviction-bans-june-30?utm_source=2-26-2021+Florida+Realtors+News