Uma dúvida frequente é se a compra de um imóvel nos EUA dá direito ao tão sonhado Green Card (visto de residência permanente nos EUA) ou traz algum benefício imigratório. A resposta é “Não”! A compra de um imóvel nos EUA não traz qualquer benefício ou malefício imigratório. A questão imigratória é uma esfera independente. Outros fatores são levados em consideração para que as autoridades americanas concedam a permissão de residência em território americano.

A compra de imóveis e o Green Card

O investidor que compra uma casa em Orlando ou outro destino nos EUA pode usufruir da propriedade enquanto estiver em solo americano por meio de um visto de turista, visto de trabalho, estudo ou outro motivo.

O Green Card (visto de residência permanente) é um tipo de visto consideravelmente mais complexo para se obter. As autoridades americanas somente concedem este visto em casos especiais e restritos e, mesmo assim, mediante processos consideravelmente burocráticos.

O que é o Green Card

A tradução de “Green Card” é “Cartão Verde”. O documento ganhou este apelido, pois antes ele era uma carteirinha na cor verde. Hoje o documento é diferente e não é mais emitido nesta cor. O nome oficial do visto de residência é “United States Permanent Resident Card” que, traduzindo, significa “Cartão de Residência Permanente nos Estados Unidos”.

Green Card

Vantagens do Green Card

A grande vantagem do Green Card em relação aos demais vistos americanos é que ele é permanente e não traz qualquer limitação às ações do imigrante no país. A pessoa pode trabalhar legalmente, estudar, viajar (entrar e sair dos EUA) e exercer quase todas as ações de um cidadão americano, sem qualquer impedimento. Dizemos “quase todas”, pois alguns direitos específicos de um cidadão americano não são garantidos pelo Green Card, como o direito de votar, por exemplo.

Todos os demais vistos americanos possuem limitações. O visto de estudante, por exemplo, permite apenas que a pessoa estude em território americano. Neste caso, o estudante pode permanecer nos EUA durante o período do curso que realizará, porém não pode exercer outros direitos, como o de trabalhar, por exemplo. Para trabalhar é necessário obter o visto específico de trabalho.

Importante esclarecer que o Green Card é o direito de residir e não confere ao imigrante o status de cidadão americano. Para obter a cidadania americana o processo é outro e leva mais tempo. A obtenção do Green Card, no entanto, pode ser um primeiro grande passo para a obtenção da cidadania americana no futuro.

Como conseguir o Green Card

Existem algumas formas para se obter o Green Card. Abaixo mencionaremos algumas. Contudo, caso este seja seu objetivo (obter o Green Card) recomendamos que procure um advogado de imigração nos EUA.

1 – Obter o Green Card por parentesco com um cidadão americano

Caso você tenha um parente cidadão americano é possível que esta pessoa patrocine a obtenção do visto de residência para você. Esta é uma das formas mais rápidas. O ideal é que seja um parente de primeiro grau. Quanto mais próximo o parentesco melhor.

2 – Casar com um(a) americano(a)

Caso seja casado(a) com um(a) americano(a) você pode aplicar para obtenção do Green Card. Neste caso é um processo rápido.

3 – Visto de trabalho – Como conseguir o Green Card por trabalho

O visto de trabalho, conforme mencionamos acima, não é permanente. Contudo, pode ser um primeiro passo para a obtenção do Green Card. Inicialmente a pessoa trabalha e, posteriormente, solicita o visto de residência permanente. O empregador deve participar do processo informando que não consegue substituir sua mão-de-obra pela de um cidadão americano.

4 – Visto Investidor (Programa EB-5)

O Programa EB-5, mais popularmente conhecido no Brasil como “Visto Investidor”, é uma das formas mais rápidas e eficientes para se obter o Green Card. Por meio de um investimento de no mínimo USD 500 mil (quinhentos mil dólares) em uma empresa ou negócio nos EUA o visto é concedido. Importante destacar que este investimento deve ser feito em um negócio, com todos os riscos envolvidos, e deve gerar um número mínimo de empregos permanentes nos EUA. Apesar de ser rápido, o processo costuma demorar no mínimo 2 anos.

5 – Visto E-2

O Visto E-2 é também uma espécie de visto investidor. Contudo o montante a ser investido é menor do que aquele exigido pelo Programa EB-5. É necessário investir entre USD 150 – 250 mil em um negócio nos EUA, gerar empregos, entre outras regras do programa. Além do montante menor, outra vantagem é que o valor não precisa ser aportado de uma vez e pode ser feito ao longo de um período. No caso do Programa EB-5 todo o montante de USD 500 mil deve ser aplicado em um único ato.

Infelizmente os brasileiros não podem aplicar para o Visto E-2. O programa é restrito a algumas nacionalidades. Contudo, é possível obter cidadania de países que fazem parte do Tratado E-2 com os EUA. Saiba mais sobre o Visto E-2.

6 – Green Card por loteria

Ainda existe uma loteria nos EUA que todos os anos concede o visto de residência permanente para um restrito número de estrangeiros. Porém, os brasileiros já não podem mais participar, pois já há um grande número de imigrantes brasileiros nos EUA.

Veja também: Os 5 tipos de vistos americanos mais populares entre os brasileiros

Sobre a CAP International

A CAP International é uma imobiliária global especializada na Flórida. Caso queira saber mais sobre as oportunidades no mercado imobiliário de Orlando ou Miami, entre em contato agora mesmo e bata um papo comigo por WhatsApp: clique aqui para acessar meu WhatsApp (Carlos Barros).

Para obtenção de vistos recomendamos contactar um advogado especializado em imigração!