Você sabe o que é um ‘Parklet’? São extensões das calçadas (geralmente temporárias), a partir da transformação de um espaço de estacionamento de carros em um espaço de permanência de pessoas. São soluções criativas e saudáveis em tempos de pandemia, que aumentam o espaço de restaurantes e bares, na medida que permitem a estes estabelecimentos avançarem para áreas ao ar livre. A região central da Flórida, onde a cidade de Orlando está localizada, passou a adotar políticas urbanas para flexibilizar o uso de estacionamentos como espaços para restaurantes, bares e outros estabelecimentos comerciais. Além de estimular o “social distancing”, o aumento de parklets acalma o tráfego, embeleza a paisagem urbana e traz uma experiência mais rica ao processo de shopping & dining.

Flórida estimula criação de 'parklets' como solução em tempos de pandemia
Exemplo de Parklet nos EUA – Fonte: https://www.papercitymag.com/

Na Flórida, as medidas não estão sendo implementadas apenas para o período de pandemia. É uma tendência que veio para ficar, já que o “Sunshine State” oferece clima agradável o ano todo e, portanto, pode aproveitar ao máximo este tipo de solução. A adoção de ‘parklets’ também pressiona a arquitetura urbana a buscar outras formas de transporte, que removam mais carros das ruas, e permitam o surgimento de mais ‘parklets’ e soluções similares.

Nos primeiros meses da pandemia, as autoridades da Flórida permitiram que empresas como restaurantes operassem ao ar livre com poucas restrições, como forma de diminuir a propagação da pandemia. Isso levou à conversão de alguns lugares de estacionamento perto de restaurantes e lojas em áreas de refeições ao ar livre e muito mais.

A solução não traz benefícios apenas para restaurantes e bares. Lojas de roupas estão começando a colocar suas prateleiras nas calçadas também!

Na verdade, cidades nos Estados Unidos estão ampliando ou tornando refeições permanentes nas calçadas e em algumas ruas. Por exemplo, em setembro a cidade de Nova York aprovou indefinidamente seu programa de restaurantes abertos, que tem sido uma tábua de salvação para 25 mil restaurantes e bares de lá, de acordo com o New York Times.

Enquanto isso, a cidade de Orlando tem emitido licenças para a criação de ‘parklets’ em seu núcleo urbano – algo que outras cidades dos EUA estão fazendo para ajudar os negócios no centro da cidade. Esses parklets permitem uma extensão do espaço comercial para o que era estacionamento, a fim de promover o distanciamento social e formas mais seguras de fazer negócios em uma pandemia.

A empresa de arquitetura paisagística NAK Design Strategies US Inc. – uma empresa de Toronto que opera um escritório em Orlando – estimou a construção de parklets a partir de US $ 2.600 e está oferecendo instruções para empresas interessadas no programa de parklets de Orlando. Dito isso, esses parklets podem aumentar o número de mesas para restaurantes, o que pode gerar mais receita para pequenas empresas, disse Hannah Plate, gerente de projeto da NAK Design Strategies.

Olhando para o futuro, pode caber às cidades locais continuar a permitir esses espaços para refeições ao ar livre por muito tempo após a pandemia, disseram especialistas em imóveis.

Por exemplo, os parklets atuam como medidas para acalmar o tráfego e podem trazer cor às ruas da cidade, ao mesmo tempo que imprimem ao processo de compras e jantares uma experiência mais rica, disse Plate. Além disso, pode incentivar diferentes formas de transporte para áreas urbanas e reduzir os custos de aquecimento e resfriamento de espaços internos.

“Torna-se um esforço de planejamento maior”, disse Plate.

Parte deste artigo foi traduzido de: https://www.bizjournals.com/orlando/news/2021/02/19/florida-orlando-outdoor-dining-shopping-covid.html