Getting your Trinity Audio player ready... |
Tanto para proprietários de imóveis como para os inquilinos, a casas por temporada trazem um série de vantagens. De um lado os proprietários podem obter renda em dólar com alugueis por temporada. Na outra ponta, os hóspedes conseguem economizar, especialmente se viajando em grupos, além de vivenciarem uma experiência mais interessante no destino do que ficar em um quarto de hotel.
E a Flórida, neste sentido, é um estado que cria um ambiente favorável para casas de aluguel por temporada ou Vacation Homes, como também são chamadas.
Miami e Orlando são os dois principais mercados da Flórida e as duas cidades queridinhas dos investidores. Em breve Miami e Orlando serão interligadas por um trem de alta velocidade, para alegria dos brasileiros que visitam as duas cidades todos os anos.
A cidade de Orlando, por exemplo, possui um zoneamento específico onde os imóveis são autorizados para a prática. Diversos condomínios em Orlando, estrategicamente localizados próximos aos parques temáticos, permitem que os proprietários aluguem suas casas por temporada para os milhões de turistas que visitam a cidade todos os anos.
Miami é outra cidade também muito procurada. Ao contrário de Orlando, Miami não possui um zoneamento específico para Vacation Homes. A regra é estipulada no estatuto de cada condomínio. As opções são consideravelmente menores que Orlando, contudo, algumas incorporadoras já estão lançando empreendimentos voltados para a prática. É o caso do lançamento Natiivo, em Downtown Miami, onde a plataforma AirBnB entrou como investidor. O empreendimento já está sendo lançado integrado à plataforma e é sucesso de vendas.
Outro lançamento em Miami, também em Downtown, que permite a prática de short term rental, é o YotelPad Miami, da rede de hotéis YotelPad. O empreendimento mal foi lançado e já vendeu 100%. Está “sold out”!
Este movimento das incorporadoras em Miami é uma resposta à perda de investidores para a cidade de Orlando. Não faz muito tempo as construtoras em Miami estavam voltadas quase que exclusivamente para condomínios residenciais de luxo. Com a crise mundial e o dólar alto, os investidores passaram a optar por imóveis que permitissem a prática do aluguel para que pudessem fazer frente às despesas. Neste contexto, Orlando passou a ser mais atrativa oferecendo maior variedade de opções.