Getting your Trinity Audio player ready...

Relatório recente divulgado pela Orlando Regional Realtor Association  (ORRA) mostra a consolidação da tendência de mercado “Seller” (favorável para vendedores) para a região de Orlando. O inventário continua em queda acentuada, enquanto a demanda por imóveis residenciais na região só aumenta, pressionada por novos residentes vindos de outros estados dos EUA.

Relatório ORRA para fevereiro de 2021 mostra queda de 50% no inventário de imóveis residenciais na área de Orlando

O relatório mostra a impressionante redução em 50% do inventário de imóveis residenciais. Em fevereiro de 2020 havia 6.825 unidades à venda. Hoje o mercado dispõe apenas de 3.420. É o menor nível em mais de 15 anos, de acordo com a Associação. Vale destacar também a comparação com o mês anterior (janeiro de 2021), que apresentava 4.233 unidades, uma queda mês a mês de 19%.

A redução drástica de inventário foi puxada principalmente pelo segmento de single-family homes (casas residenciais unifamiliares e não-geminadas), perfil mais procurado durante a pandemia. Hoje há apenas 2.063 casas à venda na região, contra 5.036 no mesmo mês em 2020, ou seja, uma queda expressiva de 60%.

Um indicador que deflagra o evidente desequilíbrio na área de Orlando é a Taxa de Absorção. Ele mede os meses de estoque do mercado, ou seja, a velocidade com que o mercado pode absorver o inventário existente. Para a área de Orlando o indicador foi de 1,14 mês para o mês de fevereiro de 2021, contra 2,71 para o mesmo período em 2020. Um mercado em equilíbrio deve trazer este indicador ao redor de 6 meses.

Preço médio sobe 12%, vendas aumentam 19%

Inventário baixo e demanda alta não poderia trazer outra consequência senão o aumento do preço-médio para os imóveis residenciais na região de Orlando. O preço-médio para o mês de fevereiro de 2021 ficou em $ 280.000, alta de 2% em relação a janeiro de 2021 e 12% em relação a fevereiro de 2020.

As vendas também aumentaram, mostrando que o mercado continua consideravelmente aquecido. Foram 2.995 casas vendidas em fevereiro de 2021, um aumento de 19% em relação a fevereiro de 2020.

Snapshot Fev 2021 - Análise dos últimos 12 meses mercado imobiliário de Orlando

“Os novos números ilustram até que ponto o mercado está favorável aos vendedores. Os vendedores estão recebendo várias ofertas, muitas vezes acima do preço pedido, e os compradores estão se envolvendo em disputas de lances com pessoas que querem se mudar de outros estados para Orlando ”, disse Natalie Arrowsmith, presidente da Associação REALTOR® Regional 2021 de Orlando. “Não há casas suficientes no mercado para atender a demanda das pessoas que querem comprar casas agora.”

Acesse o relatório completo em PDF: https://www.orlandorealtors.org/clientuploads/Market%20Statistics/Monthly%20Market%20Reports/2021/Market_Pulse032021Mar.pdf

Quer saber mais sobre o mercado imobiliário da Flórida?

A CAP International é uma imobiliária global especializada na Flórida. Caso queira saber mais sobre o mercado imobiliário de Miami, Orlando e região de Tampa, entre em contato agora mesmo e bata um papo comigo por WhatsApp: clique aqui para acessar meu WhatsApp (Carlos Barros).