A Flórida é um estado de clima tropical, com natureza exuberante, praias paradisíacas, temperatura agradável o ano todo e, claro, muitos lagos e rios. Já publicamos neste blog, inclusive, um artigo sobre a famosa Butler Chain of Lakes. Clima agradável, paisagem tropical, belos lagos e praias são apenas algumas das características que que atraem americanos, turistas e investidores do mundo todo para o chamado “Sunshine Estate”. Os lagos estão entre os recursos naturais mais valiosos da Flórida Central. Mas a Flórida não possui apenas lagos naturais! Principalmente nas áreas urbanas há uma grande quantidade de lagos, açudes e canais criados pelo homem, inclusive dentro dos condomínios de casas em Orlando. Por que?

A função dos lagos e canais artificiais

Como consequência de um clima tropical intenso, o estado da Flórida recebe uma quantidade maior de chuvas durante o ano. Como a Flórida não possui abundância de florestas e grande parte está urbanizada, toda essa água da chuva encontra dificuldades de ser absorvida e voltar ao solo.

Desta forma, os lagos e canais são criados dentro de um planejamento para servirem como reservatórios e também controle de inundações. Principalmente nas áreas urbanas, os lagos, açudes e canais artificiais desempenham um papel fundamental para evitar o impacto negativo que toda a água da chuva poderia causar.

A maioria dos condomínios criam esses lagos artificiais com o primeiro propósito de controle de enchentes e inundações. O segundo objetivo é valor estético agregado ao condomínio. Quem não gostaria de ter uma casa com vista para o lago? Há ainda um terceiro papel que esses lagos artificiais desempenham, que é o de remoção de poluentes que sedimentam no fundo dos reservatórios e são, num segundo momento, absorvidos naturalmente por fenômenos biológicos.

Por que os condomínios em Orlando tem tantos lagos?
Condomínio Encore Resort at Reunion

Principalmente nas áreas urbanas e em desenvolvimento, onde a superfície torna-se cada vez mais impermeável, por conta de estradas, calçadas, pátios, etc. a construção de reservatórios é fundamental, para onde a água deve ser drenada, evitando inundações e todo impacto danoso que a acompanha.

Muitas pessoas que visitam a Flórida podem pensar que os lagos foram criados e permanecem ali apenas para compor o paisagismo das cidades e condomínios. Na verdade, há uma complexa operação por parte das autoridades municipais e governamentais para manter todo o sistema funcionando.

Casas a beira lago na Flórida

Como já mencionamos, a Flórida é rica em lagos naturais e artificiais. A maioria dos condomínios de casas oferecem opções de frente para o lago ou com vista para o lago. Alguns dos condomínios mais luxuosos da região central da Flórida ficam em meio às grandes e famosas cadeias de lagos, como a Butler Chain of Lakes, que abriga a charmosa e exclusiva comunidade de Isleworth, onde diversas celebridades e figuras públicas possuem mansões.

Caso tenha interesse em saber mais sobre as casas em Orlando à beira lago, entre em contato e bata um papo comigo por WhatsApp: clique aqui para acessar meu WhatsApp (Carlos Barros).