Você já ouviu falar na expressão “nômade digital”? Trata-se de um profissional que executa suas atividades online, de forma remota. O termo “nômade” vem justamente da flexibilidade que este profissional possui de trabalhar de qualquer lugar do mundo. A expressão ganhou destaque após o advento da pandemia, onde o trabalho remoto foi intensificado pelas empresas. Os nômades digitais são profissionais que trabalham remotamente enquanto viajam para diferentes destinos. O nomadismo digital pode ser uma tendência no formato de trabalho pós-covid, segundo a plataforma online de alugueis Airbnb.

Nômade Digital: Airbnb alerta para o crescimento desta modalidade de trabalho

As operações da plataforma Airbnb foram drasticamente impactadas pela crise do covid-19. O ano de 2020 deveria ser um marco na história da empresa. A empresa, criada há 12 anos, realizaria neste ano um IPO (oferta pública de ações), mas viu seus planos frustrados por conta da pandemia.

Brian Chesky, CEO do Airnb, está otimista com a retomada. Ele acredita que a empresa sairá mais forte da crise. A empresa conseguiu empréstimos para saudar suas obrigações durante a pandemia e está capitalizada para uma retomada agressiva pós-covid. Chesky também alertou para os novos comportamentos do consumidor da plataforma, frente ao aumento da modalidade de trabalho remoto e home-office. Em uma entrevista ao site Business Insider, Chesky disse acreditar no aumento de nômades digitais e que o Airbnb precisa adequar-se à nova realidade destes profissionais.

Uma solução para atender a esses profissionais que passarão a trabalhar enquanto viajam seria intensificar a oferta de alugueis de longo prazo. O Airbnb é uma plataforma focada em alugueis e temporada (curto-prazo), mas já trabalha com a modalidade de longo prazo há algum tempo. A ideia agora é entender se a modalidade veio para ficar e passar a criar soluções para o novo cenário.

Nômades Digitais crescem durante a pandemia

O nomadismo digital cresceu durante a pandemia. Houve uma fuga dos grandes centros, onde os índices de infecção são maiores. As pessoas começaram a fugir para áreas afastadas, no interior. Com a maioria das empresas aderindo ao home-office, muitos profissionais passaram a buscar por estadias em regiões distantes dos grandes centros e com menor densidade demográfica. O número de reservas nas plataformas online para períodos no meio da semana aumentou. Já não faz mais diferença se é final de semana, feriado ou dia útil. Com uma boa internet, qualquer lugar pode se transformar em um escritório remoto.

Nômades Digitais crescem durante a pandemia

Diante deste novo contexto e comportamento do consumidor de aluguel, o Airbnb passou a investir fortemente no mercado de alugueis de longo prazo. A estratégia é uma solução para que a empresa se recupere nestes tempos difíceis de pandemia.

Aumenta demanda por casas no entorno de Orlando

Com o êxodo dos grandes centros urbanos para regiões suburbanas na Flórida, a procura por casas em cidades no entorno de Orlando aumentou. Cidades como Windermere e a charmosa Winter Garden passaram a atrair americanos di norte dos EUA, especialmente moradores de Nova Iorque, fugindo do vírus. Nova Iorque foi a cidade mais afetada pela pandemia.

As cidades no entorno de Orlando são bem diferentes daquela correria de parques de diversões e intenso fluxo de turistas, que estamos acostumados. São pequenas vilas e comunidades que guardam ainda o aspecto bucólico e tranquilo do centro da Flórida. Com baixa densidade demográfica e natureza exuberante, estes destinos tornaram-se o refúgio ideal para estes tempos de pandemia.

Nestes locais também é possível comprar ou alugar casas espaçosas em Orlando, com ampla área externa, piscina privativa e área para churrasco, comodidades que ajudam a tornar o ambiente mais agradável em tempos de quarentena.

Sobre a CAP International

A CAP International é uma imobiliária global especializada em Orlando e Miami. Nossa sede fica em São Paulo/SP. Caso tenha interesse em conhecer mais sobre as oportunidades de investimento na Flórida, entre em contato agora por WhatsApp: +55 11 98111-2555 (Carlos Barros – Consultor de investimentos internacionais – Aguardo sua ligação!).