Não são apenas Hedge Funds de Nova York e empresas de tecnologia da Califórnia que estão migrando suas operações para a Flórida. As cadeias de restaurante também!

Fast Food, Casual dining, Fine dining….todos os segmentos de restaurantes estão migrando ou investindo na Flórida em busca de clima agradável, menos impostos e restrições menos severas para o COVID.

Segundo o consultor Tom Prakas, em entrevista ao jornal The Business Journal, os últimos três meses na região de Boca Raton foram marcados pela presença de investidores vindos de New York, New Jersey e Maryland. Prakas é sócio da Prakas & Co., especializada em intermediações imobiliárias na região de Boca Raton, com foco em cadeias de restaurantes.

O que mais impressiona na tendência é que os movimentos de compra não são caracterizados por investidores especulando oportunidades pontuais em um mercado desvalorizado. São players que, de fato, querem investir e permanecer na região. Os preços neste segmento estão até aquecidos em regiões como Boca Raton, Delray e outras áreas suburbanas de Miami e Orlando. Com o fluxo crescente de pessoas do norte buscando “refúgio” (clima agradável e menor densidade demográfica) na Flórida em tempos de pandemia, o mercado imobiliário, de maneira geral, está consideravelmente aquecido. Todos esses novos moradores e turistas pressionam para cima a demanda por novos estabelecimentos e restaurantes.

Proprietários de Restaurantes do norte migram operações para a Flórida
Foto: Pixabay

Prakas também sinaliza uma demanda crescente de investidores no norte pelas chamadas Ghost Kitchens na Flórida. As Ghost Kitchens são cozinhas comerciais criadas para atender à demanda de pedidos de delivery. É similar à cozinha de um restaurante porém sem o espaço físico, com mesas, para o atendimento ao público. Com o crescimento de pedidos de comida online e das plataformas market places, como o Uber Eats, esses estabelecimentos estão cada vez mais populares na Flórida.

Foto: Pixabay

Outro motivo que atrai empresários do norte dos EUA e da costa oeste são as regras altamente burocráticas que estados como Nova York e Califórnia impõem a seus empreendedores. A Flórida é vista como um estado mais amigável, neste contexto.

Vale lembrar que, por conta das temperaturas mais baixas na Flórida, é mais fácil para que os estabelecimentos mantenham ambientes ao ar livre para seus clientes. Em Nova York, por exemplo, com o inverno rigoroso característico da região, sair para almoçar ou jantar em um restaurante provavelmente exigirá um ambiente fechado, o que não é desejável em tempos de pandemia.