Você sabe o que é Home Staging? O termo americano traduzido ao pé da letra significa “Encenação do Lar”. E a tradução literal não está longe da verdade. O processo de Home Staging envolve preparar a casa para a venda ou aluguel.

Home Staging

Lembre-se que o imóvel é o “produto” a ser comercializado. Como qualquer produto a venda ele precisa estar bem “embalado” e apresentado. Um corretor de imóveis pode ter os melhores argumentos de venda, porém, se o produto não for bom, não conseguirá vender.

O Home Staging nada mais é do que trabalhar o imóvel no nível do “produto”. O conceito é bastante amplo e mais complexo do que simplesmente reposicionar os móveis ou “dar um tapa” na decoração. Em Orlando (e na Flórida em geral) o setor de Home Staging já está bem evoluído e, quando feito de forma profissional, os imóveis podem ser vendidos até 20% mais caros.

É importante que o proprietário entenda que o lar onde ele mora não é o imóvel que ele irá vender. Ao longo dos anos que uma família reside em um imóvel, diversas coisas são acumuladas e passam a fazer parte da decoração e do estilo de vida daquela família específica. É fundamental que, no momento da venda, os diversos ambientes do imóvel sejam “despersonalizados”. Tudo deve se repensado, desde mobília e acessórios até o odor dos espaços. Por que não colocar um “cheirinho” para tornar a atmosfera mais alegre. Até mesmo uma música ambiente pode ser considerada no dia de recepcionar um potencial comprador.

Home Staging ainda é pouco praticado no Brasil

No Brasil o conceito de Staging ainda está engatinhando. A prática é mais exercida pelas construtoras. Porém, não deve demorar muito para se popularizar nos demais segmentos do mercado imobiliário e mesmo entre os arquitetos e designers de interiores.

É natural que no Brasil o conceito ainda não esteja tão avançado como nos EUA. Os americanos mudam-se, em média, mais de 10 vezes durante na vida, contra uma média brasileira de 2 vezes na vida . O brasileiro é mais apegado ao imóvel, não gosta da ideia de vender o lar onde cresceu ou criou sua família. O brasileiro ama seu lar e se prende a ele. Já o americano não tem esse apego e, por se mudar muito, está mais treinado em como vender e também não se opõe a alterações na decoração e ambientes no momento da venda.

Veja abaixo 7 vantagens do Home Staging:

1 – Home Staging reduz o tempo de venda

Segundo um estudo publicado pela associação americana RESA (Real Estate Staging Association), imóveis que passaram pelo processo de Staging vendem em média 73% mais rápido.

A pesquisa considerou 174 propriedades nos EUA que já estavam a venda no mercado por um período médio de 156 dias. Esses imóveis passaram então por um processo de Home Staging. Após o processo, os imóveis foram vendidos, em média, em 42 dias.

Podemos concluir que o estudo mostra que imóveis que passam pelo processo de Home Staging vendem em média em 42 dias. Não vale a pena, portanto, primeiro colocar o imóvel a venda para, num segundo momento, caso demore para vender, fazer o processo de Home Staging. Se os proprietários fizerem antes o processo e depois colocarem o imóvel a venda, o tempo de venda será 73% menor.

Profissional de Home Staging

2 – Home Staging pode aumentar o valor do imóvel em até 20%

De acordo com o mesmo estudo publicado pela RESA, 63% das pessoas preferem apartamentos que estejam prontos para morar (move-in ready). Essas pessoas também estão propensos a pagar mais por essa vantagem.

Ao apresentar um apartamento em sua melhor condição e aparência, com uma bela decoração e manutenção, é natural que as propostas sejam melhores.

Dependendo do serviço de Home Staging contratado, o valor da propriedade pode aumentar em até 20% comparado ao valor original. Isso não significa que grandes investimentos precisem ser feitos no imóvel. Normalmente um investimento de 1% do valor do imóvel será responsável por um aumento de aproximadamente 10% no preço.

Trabalhar com o profissional certo de Home Staging maximizará o retorno no investimento.

Serviços de Home Staging

3 – Home Staging facilita a promoção do imóvel

90% das pessoas que querem comprar um novo imóvel iniciam suas pesquisas primeiro na internet. E a maioria destes potenciais compradores julgam o imóvel pelas fotos publicadas nos anúncios online. Este é, portanto, um forte motivo para contratar fotógrafos profissionais para as imagens de seu imóvel quando for vender. Contudo, as fotos, mesmo que profissionais, estarão comprometidas se os espaços não estiverem preparados para isso. A combinação do trabalho do fotógrafo com o trabalho do profissional de Home Staging potencializa consideravelmente o poder do anúncio, “conversando” e atraindo os potenciais clientes online.

Um processo adequado de Home Staging tona isso possível. Não se trata apenas de causar uma boa primeira impressão para compradores que visitam a propriedade pessoalmente, mas também preparar a residência para fotos profissionais, permitindo uma melhor divulgação do imóvel na internet e também em materiais impressos.  

4 – Home Staging minimiza os riscos de ofertas baixas

O processo de Home Staging exige que diversos reparos e manutenções sejam feitos no imóvel. Isso minimiza o risco de compradores apontarem defeitos no imóvel e usarem como justificativa para ofertas baixas.

Ao apresentar um imóvel em seu melhor estado e aparência, os proprietários receberão ofertas melhores.

5 – Home Staging facilita a “visualização mental” do novo lar

A maioria das pessoas tem dificuldade em se imaginar morando em uma residência quando ela está totalmente vazia (sem móveis) ou quando a decoração em que se encontra é poluída ou bagunçada. Ainda, mesmo que a decoração tenha sido executada por um profissional de design de interiores, ela trará os gostos e preferências do proprietário original, que certamente serão destoantes das preferências do comprador, dificultando o processo de “visualização” ou “mentalização” do lar.

Estudos mostram que um comprador demora no máximo 90 segundos para tomar a decisão de adquirir um determinado imóvel. São 90 segundos preciosos que precisam causar uma excelente primeira impressão e passar uma sensação agradável e convidativa. Caso contrário, a tendência é que o comprador perca interesse rápido.

6 – Sinergia com o trabalho do corretor de imóveis

Um corretor de imóveis trabalhará para vender sua propriedade rápido e pelo melhor preço, além de orientar e assessorar nos trâmites burocráticos do processo. Contudo, o corretor de imóveis pouco poderá fazer no sentido de melhorar o “produto” em si, que é o próprio imóvel.

Já o profissional de Home Staging atuará no nível do “produto”, preparando o imóvel para o mercado de forma a atingir o maior número de potenciais clientes. São profissionais com experiência e preparados para “montar” o lar de acordo com as preferências do mercado, trabalhando os 5 sentidos do comprador.

7 – Diferencie-se da concorrência

Talvez existam centenas ou mesmo milhares de imóveis a venda na sua região. Provavelmente há também prédios e condomínios sendo lançados. Por que um comprador escolheria o seu imóvel em meio a tantas opções? Preço baixo nem sempre é a resposta. Sabemos que propriedades podem permanecer a venda por longos períodos no mercado, mesmo após sucessivas reduções no preço. É fundamental que seu imóvel diferencie-se da concorrência.

Um professional do setor de Home Staging sabe como destacar seu imóvel. Eles possuem a experiência necessária para ajustar pequenos detalhes como favorecer a luminosidade natural, aumentar a sensação de conforto e aconchego e até fazer com que seu apartamento pareça maior. São detalhes que certamente farão seu imóvel vender mais rápido e por um preço melhor.  

Por que contratar um profissional de Home Staging

Talvez você possa imaginar ser capaz de conduzir um processo de Home Staging para o seu próprio imóvel, sem precisar da assessoria de um profissional. Mas, lembre-se: você não possui experiência e provavelmente seus concorrentes estão pensando o mesmo. O segredo é “destacar-se” da concorrência. Você dificilmente conduzirá o processo de foram adequada e certamente não deixará de ser influenciado por suas preferências pessoais.

Suas preferências e conceitos no que diz respeito a cores, tecidos, móveis e acessórios NÃO são as preferências do mercado. Provavelmente suas ações as levarão em consideração por mais que você tente ser isento. O resultado será um processo de Home Staging pobre que não trará o resultado necessário, sem falar no custo e tempo perdidos.

Destaque-se! Converse com um professional de Home Staging e venda sua propriedade mais rápido e por um preço melhor.

Quer vender seu imóvel na Flórida?

A CAP International é uma imobiliária global especializada na Flórida. Caso você já tenha um imóvel na Flórida e queira vendê-lo, entre em contato agora mesmo e bata um papo comigo por WhatsApp: +55 11 98111-2555 (Carlos Barros). Será um prazer explicar as estratégias de Home Staging e o trabalho de divulgação que fazemos para vender seu imóvel rápido e pelo preço ideal.