Getting your Trinity Audio player ready... |
Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG) venceram as eleições para as presidências da Câmara e do Senado, respectivamente. O que isso tem a ver com a compra de um imóvel na Flórida? Se você encara a compra de um imóvel no exterior como uma estratégia de proteção cambial de seu patrimônio, então tem tudo a ver! Por que?
Ontem você deve ter reparado que o dólar caiu! A queda pode ser interpretada como uma reação positiva do mercado às eleições no Congresso, já que Lira e Pacheco são candidatos alinhados ao Planalto. Com isso, elevam-se as perspectivas de retomada da agenda de reformas de Jair Bolsonaro.
Então o dólar continuará em queda? Calma! A situação é um pouco mais complicada!
São vários os fatores que podem colocar em dúvida a agenda reformista! A primeira delas é se, de fato, veremos maior motivação do presidente para as reformas, agora que o Congresso estaria “supostamente” mais receptivo.
Há um outro agravante para o andamento da agenda econômica do ministro da economia Paulo Guedes. As eleições no Congresso foram interpretadas, por muitos, como uma volta do poder do Centrão que, historicamente, não prioriza a responsabilidade fiscal.
Além disso, a reforma administrativa apresentada pelo governo é vista como insuficiente pelo setor privado. Não há clareza também sobre a reforma tributária, que é vista como tímida pelo mercado.
Dívida pública brasileira é a maior da história
Outra grande preocupação é a dívida pública brasileira!
A pandemia da Covid-19 levou o endividamento público ao maior nível da história (cerca de 90% do PIB). Só este ano de 2021 a dívida a ser rolada é de 18,5% do PIB, o maior nível da série histórica do Tesouro, iniciada em 2005.
Juros maiores podem atrair, em um primeiro momento, capital especulativo, pressionando o dólar para baixo. Contudo, cria uma perspectiva sombria para o médio e longo prazos, já que juros maiores espantam o “bom investimento” (investimento direto) no país.
Portanto, no médio e longo prazo, sem reformas e o controle da dívida pública, a tendência é de alta do dólar.
Você já pensou em dolarizar parte de seu patrimônio e “blindá-lo” contra as incertezas político-econômicas do Brasil? Que tal começar a pesquisar sobre investimentos no mercado imobiliário americano? Estou aqui para ajajudar você a entender melhor este processo. Entre em contato e bata um papo comigo agora pelo WhatsApp: clique aqui para acessar meu WhatsApp (Carlos Barros).