Você sabia que o Doritos foi inventado, sem querer, na Disney? Isso mesmo! O snack mexicano surgiu de uma experiência de improviso, em um dos restaurantes da Disneylandia, logo após sua inauguração, em 1955. Essa é mais uma curiosidade da Disney que poucas pessoas conhecem. Continue lendo para entender como aconteceu a descoberta!

Doritos foi inventado pela Disney! Você sabia?

…era uma vez, na Frontierland!

Pouco depois da inauguração da Disneylandia, em 1955, um dos sócios da empresa Fritos (hoje chamada de Frito-Lay e pertencente ao grupo PepsiCo’s Frito-Lay division), recebeu permissão de Walt Disney para abrir um restaurante mexicano na área chamada Frontierland. A Frontierland é uma das áreas temáticas do parque que traz o tema da fronteira americana do século 19, com cowboys, pioneiros, saloons …bem no estilo “faroeste” ou “bang-bang”.

O nome do novo restaurante foi batizado de Casa de Fritos, inaugurada em agosto de 1955. O estabelecimento estava localizado bem ao lado da atração Mine Train Through Nature’s Wonderland. Mais tarde esta atração foi substituída pela montanha russa Big Thunder Mountain Railroad.

“Casa de Fritos”, como não poderia ser diferente, era tudo sobre comidas e snacks fritos. Havia até uma maquininha (vending machine) com um personagem animatrônico, o “Frito Kid”, que sempre pedia ao seu assisntente “Klondike” para trazer os sacos da mina. Alguns Snacks fritos eram, inclusive, oferecidos gratuitamente aos clientes. O restaurante também servia outras comidas não-fritas, como tortillas, carne, feijão e produtos frescos.

Frito Kid na Casa de Fritos na Frontierland
Vending Machine da Frito Kid na Casa de Fritos da Frontierland. Em 1960 os clientes do restaurante poderiam inserir um níquel e o mascote oficial da Fritos, o Frito Kid, ganharia vida e chamaria Klondike, seu assistente, para enviar um pacote de Fritos pela esteira. Foto: Spacemountainmike, usada sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0.

O principal fornecedor do restaurante era uma empresa chamada Alex Foods, que também fornecia para a maioria dos demais restaurantes do parque.

No início da década de 1960, um dos vendedores da Alex Foods, em visita ao restaurante, notou que uma grande quantidade de tortilhas velhas eram jogadas no lixo ao final de cada dia. Foi quando este vendedor sugeriu ao cozinheiro para que aproveitasse as tortillas velhas, cortando-as em triângulos e fritando-as, para então serem servidas na forma de chips temperados.

“Pedacinhos de ouro” = Doritos

Um ano depois, o novo vice-presidente da Frito-Lay, Archibald Clark West, apareceu no restaurante e ficou surpreso com a clientela toda se deliciando com os novos snacks crocantes. Em uma expressão espontânea e “coincidentemente” relacionada ao tema “mina”, West exclamou “Isso é ouro”.

Surgiu então o “Doritos”, que em espanhol significa “pedacinhos de ouro”!

Um novo acordo foi então feito com a Alex Foods para produzir em grande escala o novo snack crocante.

Com a grande demanda pelos novos salgadinhos fritos mexicanos, a produção dos Doritos foi transferida para uma fábrica maior da própria Frito-Lay.

Outro fato interessante sobre a história do Doritos foi a paixão que West teve pelos “pedacinhos de ouro” durante toda a sua vida. Ele manteve-se comprometido com o snack, estimulando e impulsionando sua venda no mercado mundial. Seu Doritos favorito era o de milho puro. Em seu funeral, sua filha jogou Doritos na sepultura, conforme seu pedido.

Lembre-se sempre! Não fosse pela Disney, você não conheceria o Doritos hoje!