Apesar de ser algo recente para os brasileiros, a Black Friday já faz parte da cultura verde e amarela. A “Sexta-Feira Negra”, marcada por promoções agressivas em todo o pais, com descontos que chegam a 70% do valor original de produtos e serviços, foi inaugurada no Brasil em 2010. De lá para cá, a data conquistou o consumidor brasileiro e implantou suas derivações: Black November, Black Week, Cyber Monday, entre outras.

Black Friday: O que é e como surgiu!

Quando é a Black Friday?

A Black Friday ocorre sempre na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos (Thanksgiving Day). O Thanksgiving nos EUA é um feriado nacional muito importante que celebra um evento histórico ocorrido em 1621, quando nativos americanos e colonos ingleses se uniram para uma ceia de comemoração pelas boas colheitas do ano.

Para os brasileiros não faz muito sentido celebrar do Dia de Ação de Graças, já que trata-se de um evento que envolveu americanos e ingleses. Aqui não há Thanksgiving Day ou feriado nacional por conta da data. Já as promoções do Black Friday não poderiam ficar de fora de nosso calendário!

A cada ano mais e mais lojas, marcas e prestadores de serviço aderem às promoções do Black Friday, inclusive nós da CAP International! Você sabia que existem imóveis excelentes em Orlando e Miami sendo vendidos com descontos de até 40%! Ao final deste artigo explicamos melhor as oportunidades que separamos para você.

Como a Black Friday surgiu

Existem diversas teorias sobre o surgimento da Black Friday nos EUA.

Nem sempre o termo Black Friday foi empregado para definir uma data de promoções. O primeiro registro do uso deste termo foi em 1869, quando investidores de Wall Street perderam muito dinheiro com a queda brusca e repentina do preço do ouro. O episódio, que desencadeou uma crise no mercado financeiro, ocorreu em uma sexta-feira do mês de setembro.

Contudo, o termo como é empregado hoje surgiu mesmo somente em meados dos anos 60, envolvendo o Dia de Ações de Graça nos EUA. Como a celebração deste feriado sempre foi carregada de eventos e, principalmente, partidas de futebol americano, era comum que a sexta-feira, logo após o feriado, fosse marcada por um congestionamento intenso e movimento muito grande de pessoas. Em um dado momento, policiais da cidade de Filadélfia passaram a se referir às sexta-feiras da semana do Thanksgiving como “Black Friday”, por conta do pequeno caos que a data representava.

O que isso tem a ver com promoções? Não demorou muito para comerciantes aproveitarem o grande movimento para criarem promoções e estimularem as vendas neste dia! Assim tinha início a tradição, que só tomou corpo na forma que conhecemos hoje a partir de 1980.

Há também registros históricos que mostram que os apontamentos contábeis dos comerciantes na época eram feitos em tinta preta e vermelha. O preto era usado no lugar do azul que usamos hoje, para registrar lucro. O vermelho era usado para registrar perdas. Portanto, quando o balanço fechava “no preto”, significava lucro. Como a sexta-feira após o Thanksgiving Day era marcada por muitas vendas, os comerciantes fechavam o balanço “no preto”, o que poderia ter conferido à esta data o título de “Black Friday”.

Por ser no fina de Novembro, a Black Friday também passou a ser uma espécie de inauguração do período de festas, já que é uma data próxima ao Natal. Inclusive, muitos americanos aproveitam a data para comprar os presentes de final de ano a preços consideravelmente mais baratos.

A tradição foi além da sexta-feira e se estendeu para toda a semana (Black Week) e também para o mês de Novembro (Black November). Na segunda-feira seguinte ao Black-Friday há também o Cyber-Monday. O termo “cyber” foi empregado pela primeira vez em 2005, quando as lojas virtuais e o e-commerce ainda estavam engatinhando na internet. Era uma forma de estimular as vendas online. Hoje, o termo “cyber” já não faz tanto sentido assim, mas o título permanece e não deixa de ser um registro interessante da história do consumo online no mundo.

Imóveis na Flórida com até 40% de desconto

E neste ano de 2020 a CAP International realiza seu primeiro Black Friday, aderindo à tradição que tomou conta do mercado brasileiro. A Flórida, por conta da pandemia, está com oportunidades incríveis para quem pensa em comprar um imóvel em Miami, Orlando ou regiões suburbanas destas duas cidades. Além de descontos de até 40% em imóveis bem localizados e de alto padrão, algumas construtoras estão oferecendo incentivos de até $100 mil (cem mil dólares) na compra de casas em Orlando.

Não espere o dólar cair para realizar o sonho de ter um segundo lar na Flórida ou fazer um sólido investimento em moeda forte. O Real pode continuar na tendência de desvalorização. Dolarize hoje parte de seu patrimônio e desatrele seu futuro das incertezas político-econômicas do Brasil. Aproveite as oportunidades existentes no mercado imobiliário da Flórida hoje e garanta um futuro certo e seguro para você e sua família.

Aproveite o Black-Friday e entre em contato hoje para comprar seu imóvel na Flórida: clique aqui para acessar meu WhatsApp (Carlos Barros).