Você já deve ter percebido que aqui no blog estamos divulgando também artigos sobre arquitetura e design de interiores em Orlando. O último artigo publicado comenta sobre o conceito de Home Staging e suas vantagens. Neste abordaremos as principais diferenças entre o estilo de arquitetura e design brasileiros para o americano.

Arquitetura Brasileira

O motivo que nos levou a trazer este tema “Arquitetura & Design de Interiores” para o blog é a necessidade que muitos clientes possuem de encontrar serviços de qualidade nesta área após a compra de uma casa em Orlando ou apartamento. Aqui na imobiliária trabalhamos em parceria com um escritório de arquitetura internacional e oferecemos este serviço também aos nossos clientes.

Neste contexto, é importante entender um pouco o estilo americano. Os brasileiros já se acostumaram, por exemplo, com a cozinha americana (aberta para a sala). Contudo, outros conceitos ainda não foram muito bem assimilados. Muitas casas não possuem lavabo, o acesso à cozinha e área íntima não são isolados da área social, o estilo de decoração é diferente, entre outras diferenças que comentaremos neste artigo.

Cozinha americana
A cozinha aberta para a sala é um conceito americano que já foi absorvido pelos brasileiros.

1 – Layout das plantas

As plantas brasileiras valorizam muito a privacidade e a versatilidade dos proprietários. Neste sentido, os diferentes ambientes são geralmente divididos por funcionalidade: 1 – Área Social (sala de estar e jantar), 2 – Área Íntima (quartos), 3 – Área de Serviço (cozinha e lavandaria).

Para os brasileiros, estes três ambientes devem ser, idealmente, separados e isolados um dos outros. É muito comum, em plantas americanas, quartos voltados para a sala de estar, por exemplo. Ainda, em algumas plantas, os americanos separam o quarto de casal (master suite) dos demais quartos. Em casas de alto padrão, com dois andares, é comum que a master suite seja posicionada no térreo, adjacente à sala de estar, e os demais quartos no piso superior, separados da master suite.

2 – Circulação

A circulação entre os três ambientes mencionados acima também deve prever essa privacidade. Brasileiros gostam de poder acessar a cozinha de seus quartos sem precisar passar pela sala de estar. Da mesma forma, seria interessante também acessar os quartos pela sala de estar, sem precisar passar pela cozinha.

3 – Lavabo

Para o brasileiro o lavabo desempenha uma função importante na residência. Além de ser prático para as visitas, evita que elas tenham acesso à área íntima da casa para ir ao banheiro.

Lavabo

4 – Parte externa na arquitetura brasileira

A parte externa (quintal ou varanda) seria um quarto ambiente na residência brasileira. Ela é geralmente vista como um prolongamento da área social (uma segunda sala de estar). Brasileiros são muito festivos e gostam de reunir amigos e familiares. Neste sentido, a área externa deve prever essa atmosfera e ser convidativa, oferecendo belo paisagismo, área para churrasco e, se houver espaço, uma piscina. Painéis amplos de vidro separando a área interna social da área externa são bem vindos, uma vez que favorecem a luminosidade natural e integram um ambiente com o outro.

Área externa com paisagismo

Os americanos também valorizam a área externa, porém não são todas as casas que integram o quintal ou varanda com a área social.

Área social integrada com varanda gourmet
Área social integrada com a varanda gourmet

Casas de alto padrão

O público brasileiro alto-padrão geralmente possui empregados (dométicas, motoristas, babás). É comum que viagem com as babás e mesmo domésticas. As casas brasileiras neste padrão geralmente possuem dependências separadas para os empregados (quarto e banheiro). Nas plantas americanas não é comum a presença de quartos de empregada.

Recentemente algumas construtoras da Flórida voltadas para o público de alto-padrão brasileiro estão incluindo nas plantas dependências para empregados.

5 – Móveis

Brasileiros preferem móveis mais modernos, com cores leves, linhas retas e algo mais clean. Já a decoração das casas em Orlando, geralmente, são mais carregadas.

Arquitetura brasileir a design de interiores

6 – Revestimentos

Brasileiros tendem a gostar mais de revestimentos sofisticados, especialmente nos banheiros e cozinha, diferente dos americanos em geral.

Revestimento em mármore sofisticado

7 – Armários

É comum nos acabamentos americanos que os armários sejam oferecidos com divisões em aramados e não prateleiras. Este é um conceito difícil de ser assimilado pelos brasileiros.

8 – Acessórios e detalhes

Brasileiros valorizam acessórios sofisticados, de qualidade e de marca. O americano não valoriza tanto a questão da marca e sofisticação.