A Flórida oferece muito mais do que praias, badalação e parques da Disney. Além da excelente qualidade de vida que proporciona a seus moradores, o chamado “Sunshine State” é considerado hoje um dos melhores lugares para se investir e empreender.

6 razões para investir AGORA na Flórida

A Flórida é um dos estados que mais crescem nos EUA (PIB da Flórida atingiu $ 1 trilhão em 2018. Se a Flórida fosse um país independente, seria a 17ª economia do mundo, acima de países como Suiça, Holanda, Arábia Saudita e Argentina). Diariamente o estado recebe mais de 1000 novos residentes.

Veja abaixo alguns motivos para você investir na Flórida:

Momento histórico único para investir na Flórida (Oportunidades)

A pandemia trouxe um desequilíbrio entre Oferta e Demanda no mercado imobiliário, que fez surgir oportunidades tanto no mercado de Vacation Homes em Orlando, como nos condomínios de luxo em Miami.

No começo da pandemia houve uma percepção na Flórida, e em vários lugares do mundo, de que casas em áreas de menor densidade demográfica eram mais seguras, por conta do menor risco de contághio. Além de mais seguras, eram mais espaçosas para passar tempos de quarentena do que em apartamentos. Então houve uma verdadeira corrida para comprar casas do tipo single-family na Flórida, que são casas residenciais, amplas e separadas (detached), não são geminadas (townhomes). Com isso, muitos proprietários de condomínios em Miami colocaram seus apartamentos à venda para comprar casas. Houve um aumento no inventário de condos (apartamentos à venda) e um aumento pela demanda de casas. Vários apartamentos a venda ao  mesmo tempo em Miami fez com que os preços despencassem em Miami, alguns apartamentos sendo vendidos com 40% de desconto. Nós vendemos um apartamento recentemente em Hallandale Beach, a duas quadras da praia, onde a proprietária pagou US$ 580 mil e nós vendemos mês passado por US$ 317 mil (45% de desconto).

Só que isso é um desequilibrio pontual da pandemia. Não é algo normal. Quem quiser aproveitar o momento é agora, por que?

Ocorre que, com a demanda alta por casas e um inventário histórico baixo (quem já tinha uma casa não queria vender), os compradores não conseguiam comprar. Não tinha casa no mercado. E a Flórida, nesse meio tempo, sendo invadida por nova-iorquinos, californianos, etc…todos em busca também de casas.  Chegou ao ponto de uma mesma casa ter 5 compradores competindo por ela. Na falta de casas para comprar, as pessoas passaram a olhar de forma diferente para os condomínios em Miami. Além deles estarem bem mais baratos, Afinal, os condomínios em Miami oferecem amenidades (amenities) infraestrutura que nenhuma casa oferece, são piscina estilo resort, serviços de piscina e praia comparados a hoteis 5 estrelas, academias enormes e com equipamentos de ultima geração de dar inveja à muitas academias de ponta aqui no Brasil, business centers, spas, etc. E todos esses condomínios, agora com protocolos rígidos de e procedimentos para estes tempos de pandemia, passaram a serem vistos como algo mais seguro. Sem falar que muitos destes condomínios também ficam em áreas suburbanas ou em vizinhanças residenciais, com baixa densidade demográfica.

Ou seja, esse período de desequilibrio vai acabar….já está acabando. Os relatórios  de mercado já mostram uma forte alta na demanda por condomínios na Flórida, mostrando que o mercado gradativamente volta à sua normalidade.

queria explicar rapidamente esse desequilibro, e vocês vão conseguir entender melhor onde estão as oportunidades e por que elas surgiram.

Investimentos em infraestrutura

A região vem recebendo investimentos pesados em infraestrutura. O mais comentado é a malha ferroviária da Companhia Brightline, que promete entregar o “trem bala” que ligará Miami a Orlando já em 2022. A nova rota trará um significado enorme para o estado. Uma vez concluída a nova rota de trem, a Brightline também prevê a construção de novas estações em pontos estratégicos de Orlando, como dentro dos parques da Disney e no aeroporto internacional de Orlando. Imagine pegar o trem em Orlando e embarcar em um cruzeiro em Fort Lauderdale? Essa dinâmica trará um novo ambiente para o turismo e os negócios na Flórida.

Os aeroportos da Flórida também estão em constante expansão (o aeroporto de Orlando, um dos maiores dos EUA, recebeu 50 milhões de passageiros em 2018).

Hub Global

A Flórida é um estado multicultural. Pessoas do mundo todo moram ou visitam a Flórida regularmente. É um ótimo lugar para você empreender, se conectar e conhecer pessoas do mundo inteiro. Dentro do conceito de mobilidade global, hoje a Flórida é um dos principais lugares no mundo para você se projetar globalmente.

Proximidade com o Brasil

Para os brasileiros, a Flórida tem uma outra vantagem: voos diretos que duram no máximo 8 horas!

Clima agradável o ano todo

A Flórida apresenta temperaturas amenas o ano todo. Em cidades da costa, como Miami, é possível pegar praia mesmo no auge do inverno. Já na Flórida central a temperatura cai um pouco mais, mas raramente chega próximo a zero. Historicamente os registros de neve na Flórida são raríssimos.

Miami é a nova “Wall Street”

Um fenômeno interessante que está acontecendo neste momento de pandemia é que a Flórida está experimentando uma verdadeira invasão de americanos de outros estados, principalmente estados do Norte (Ex. Nova York, New Jersey, Connecticut) e também da Califórnia.

Não só os indivíduos, mas grandes corporações, já vinham migrando total ou parcialmente suas operações para a Flórida, principalmente empresas de Nova York e Califórnia. Isso por que a Flórida (além de clima agradável, de uma atmosfera bacana, de boas vibrações, né…todo mundo quer morar na flórida) oferece um ambiente fiscal mais atrativo. Não há o chamado state income tax na Flórida (Imposto Estadual). Já os estados de Nova York e California são vistos como estados extremamente caros, e burocráticos também,a ponto de desestimular os empreendodores, as startups, etc. Há uma queixa de empresários que enxergam NY e Califórnia como estados não tão business-friendly. E ao mesmo tempo enxergam a Florida como um estado mais receptivo para os negócios. Antes da pandemia, essas empresas tinham muitas dúvidas em como fazer a migração, será que os funcionários e colaboradores iam se adaptar na Flórida, vou deixar meu escritório super luxuoso em Walll Street para ir para onde em Miami, vou ter que criar um novo escritório lá, onde? Uma séria de dúvidas e receios normais de qualquer empresa que pensa em migrar suas sedes, ou parte de suas operaçõese, de certa forma, “paradigmas”, que prendiam essas grandes corporações em seus estados de origem. Acontece que, com a pandemia, muitos funcionários e colaboradores passaram a trabalhar de forma remota. E muitos deles vieram passar o período de pandemia na Flórida. Por que não? Os escritórios todos estavam fechados, vamos para a Flórida, pelo menos estamos perto da praia, menor risco de contágio, menor densidade demográfica, por conta do clima existem mais opções de atividade ao ar livre, um grande apelo em momentos de pandemia. E com o sucesso do trabalho remoto, que a pandemia forçou as empresas a fazer, esses “paradigmas” sumiram, esses receios acabaram e a pandemia acabou precipitando a decisão de diversas grandes corporações tanto de Nova York como da California para virem para a Flórida.

E realmente está havendo uma invasão de empresas e de pessoas neste momento. Alguns exemplos recentes são a Goldman Sachs, uma notícia impactante em Wall Street, ela começou a levar suas divisões operacionais para a Flórida. A KPMG, uma das gigantes de auditoria de consultoria, também está trazendo divisões para a região de Orlando, na cidade de Lake Nona. O grupo Disney, que sempre teve sua sede na Califórnia, está também migrando parte de suas operações também para Lake Nona, em Orlando, e diversas outras empresas.

Eu achei interessante trazer essa troca recente (18 de janeiro) de mensagens pelo twitter que o mega empresário  Elon Musk e o prefeito de Miami, Francis Suarez e que viralizou na internet. O Elon Musk ele escreveu uma mensagem sugerindo que uma de suas empresas, chamada The Boring Company, teria a tecnologia e as condições necessárias para construir túneis subterraneos em Miami, que recortariam todo o subsolo da cidade. E o grande diferencial destes túneis é que eles seriam isentos de poluentes, somente veículos elétricos circulariam, trazendo diversos benefícios para a cidade, tanto em relação ao trânsito como em relação aos poluentes. E se tem alguém que conseguiria fazer estes tuneis seia o Elon Musk. Ele ficou famoso agora por enviar a primeira capsula espacial tripulada para o espaço em uma parceria com a Nasa. Isso foi feito no Kennedy Space Center, que é uma super atração no Cabo Canaveral, na Flórida. Até então a Nasa já havia enviado tripulações, mas nunca em parceria com uma empresa privada. E recentemente, surgiu uma notícia de que em breve civis / turistas poderiam tripular essas naves. Ou seja em breve, todos nós poderemos visitar o espaço. Então essa notícia viralizou por que se tem alguém que pode fazer esses túneis em Miami é o Elon Musk. A cidade de Miami tem um subsolo diferente dos demais subsolos dos EUA, já que é uma região costeira e mais arenosa.

Miami é o novo “Silicon Valley”

O prefeito de Miami, Francis Suarez, está ativamente empenhado em transformar a cidade em um novo centro tecnológico, aproveitando o êxodo de empresas de tecnologia do Vale do Silício. A Flórida oferece um ambiente tributário atraente em comparação com a maioria dos outros estados dos EUA (isenção de imposto de renda estadual). Ao mesmo tempo, a Califórnia foi criticada por sua burocracia excessiva e altos impostos. Com isso, o “Sunshine State” passa a ser vista como o novo Eldorado das empresas de tecnologia.

Os próximos anos são promissores para investimentos em Short-Term Rentals

•Cidades no entorno de Orlando: Kissimmee, Windermere, Winter Garden, Winter Park, Lake Nona •Mais de 150 atrações no entorno de Orlando (cidades no entorno) – atrações além dos parques – Sao mais de 10 parques temáticos •Mercado promissor para Short-Term Rental: •75 milhões de pessoas visitaram Orlando em 2019 •2023 – Centenário da Disney •2023 – 2024 – Novo parque da Universal (vários brinquedos sendo lançados em todos os parques) •2026 – Copa do mundo nos EUA •2028 – Centenário do Mickey

Sobre a CAP – Imóveis no Exterior

A CAP International é uma imobiliária global, especializada na Flórida. Ela fica sediada no Brasil e atua em parceria com a AMG International Realty, que tem sede em Miami e escritório também em Orlando. Os sócios do grupo CAP e Amg atuam no mercado imobliário da Flórida há mais de 20 anos, com foco no público brasileiro.

Nós atuamos dentro do conceito, que lá nos EUA nós chamamos de “One Stop Shop”, ou seja, uma vez entrando em contato conosco o investidor/comprador não precisa buscar outros serviços relacionados, nós prestamos uma consultoria completa e temos uma extensa de rede de parceiros, tanto no Brasil como nos EUA, para indicar aqueles serviços que, eventualmente nós não prestamos de forma direta. A LCR Partners é uma delas.