Em breve você poderá viajar de Miami para Orlando de trem! A empresa Brightline está construindo um trem Miami Orlando de alta velocidade, ligando os dois principais destinos da Flórida. A previsão é que este serviço, tão esperado pelos brasileiros, seja entregue ao final de 2022, ou possivelmente no início de 2023.
A conclusão das obras foi impactada pela pandemia, que atrapalhou um pouco o cronograma de execução. O “trem bala”, que na verdade, é um trem de alta velocidade (mais adiante no artigo detalhamos as velocidades nas diversas linhas) promete percorrer a rota Miami – Orlando em até 3 horas.
A Brightline já opera as linhas Miami – Fort Lauderdale – Palm Beach e vem adicionando estações de paradas em pontos estratégicos de Miami, como a estação de Aventura, próxima ao Shopping Aventura Mall, e o Porto de Miami.
A grande expectativa agora, de turistas e proprietários de casas em Orlando, é a nova rota de trem Miami Orlando.
A Brightline dividiu os investimentos em 3 fases. Veja abaixo uma explicação de cada fase, com as cidades que serão interligadas e previsão de entrega.
Fases da obra da Brightline – Trem bala Miami Orlando
A estratégia da Brightline em fasear o processo é para poder maximizar a receita e, com isso, capitalizar para investir em melhorias à medida que as fases são concluídas.
Veja abaixo um mapa ilustrativo com as três fases e a previsão de entrega:
Fase 1: Miami – Fort Lauderdale – West Palm Beach (Concluída)
A Fase 1 foi concluída em 2018, conectando Miami – Fort Lauderdale – West Palm Beach. Para quem vem do Brasil e pousa no aeroporto de Fort Lauderdale, já é possível ir a Miami de trem. Este serviço foi muito bem vindo na região, por representar uma alternativa ao transporte rodoviário, até então a única opção disponível em transporte público na área.
Uma estação em Boca Raton (entre Fort Lauderdale e West Palm Beach) também está sendo construída.
O serviço da Fase 1 oferece saída de hora em hora das três cidades (ida e volta) iniciando às 6:50 h, com a primeira saída de Miami, até 1:00 am (última chegada em West Palm Beach). Veja abaixo o quadro de horários:
Fase 2: West Palm Beach – Cocoa Beach – Aeroporto Internacional de Orlando (Em andamento)
Já está em construção a Fase 2, com previsão de entrega para final de 2022, com início dos serviços ao público para início de 2023. Nesta fase o serviço será estendido para o Aeroporto Internacional de Orlando, com possível parada em Cocoa Beach.
Esta é a fase mais aguardada por turistas e moradores da Flórida, que poderão ir de Miami a Orlando de trem, ao invés de carro, em uma viagem mais confortável, mais rápida e possivelmente mais econômica.
Fase 3: Aeroporto Internacional de Orlando – Walt Disney World – Lakeland – Tampa
Existem também planos para uma terceira fase, que ligaria o aeroporto de Orlando à cidade de Tampa, com paradas na Walt Disney World e em Lakeland. A Brightline ainda considera uma conexão com o trem suburbano de Orlando.
A parada na Walt Disney World foi definida para ser na Disney Springs, que é um centro comercial e de entretenimento da Walt Disney Company, bem pertinho do parque. O acordo entre a Brightline e o Grupo Disney para construção de uma estação na Disney Springs foi firmado no final do ano passado.
Qual a velocidade do trem Miami Orlando?
Há quem rotule a nova rota de “trem bala Miami Orlando”, porém o correto é dizer “trem de alta velocidade”, uma vez que espera-se que a velocidade média dos trechos varia de 130 km/hora a 200 km/hora. Tal velocidade permitiria uma viagem de Miami a Orlando de trem em aproximadamente 3 horas. Hoje, de carro, a viagem demora cerca de 4 horas.
Hoje a velocidade do trem da Brightline entre as cidades de Miami, Fort Lauderdale e West Palm Beach é de aproximadamente 130 km por hora. De Miami a Fort Lauderdale a duração da viagem é de 30 minutos.
A Fase 3, que ligaria o Aeroporto de Orlando à cidade de Tampa, ofereceria um serviço mais rápido, com velocidade média estimada de 200 km por hora.
Preços e categorias do trem
Atualmente os serviços da Brightline estão temporariamente suspensos, por conta da pandemia. A tabela de preços das passagens para linha Miami – Fort Lauderdale – West Palm Beach era divulgada no site oficial, porém, com a suspensão dos serviços, a tabela também foi retirada do ar. Ainda não há tabela de preços para a linha em construção da segunda e terceira fase.
Antes da suspensão dos serviços, a tabela de preços para a linha Mami – Fort Lauderdale – West Palm Beach contemplava duas classes: 1 – Smart (econômica) e 2 – Select. As duas oferecem wifi gratuito, mesa de apoio e tomadas para plugar notebooks e celulares. Lanches e bebidas são pagos na Smart e gratuitos (All Inclusive) na Select.
Os preços para uma viagem de Miami a Fort Lauderdale eram na média entre $10 e 20$. Na Select variava de $22 a $35 aproximadamente.
Para a rota Miami Orlando uma terceira classe seria oferecida: a SmartPLUS. Esta nova classe se posicionaria como intermediária entre a Smart e a Select.
Impacto no mercado imobiliário de Orlando
Conectar a região de Downtown Miami aos parques temáticos de Orlando é uma verdadeira revolução no turismo da Flórida, que já é um dos destinos mais procurados do mundo.
Estima-se que a nova rota de trem Miami – Orlando da Brightline levará mais de 3 milhões de pessoas à Orlando todos os anos. Um incremento considerável em uma cidade que já recebe mais de 70 milhões de pessoas por ano.
Não só o setor de turismo será impactado positivamente, como também o mercado imobiliário, que já está significativamente aquecido na região central da Flórida. Merece destaque o segmento de Vacation Homes em Orlando, que passará a receber um fluxo incremental de turistas procurando por este tipo de hospedagem.
Quer saber mais sobre o mercado imobiliário na Flórida?
A CAP International é uma imobiliária global especializada na Flórida. Caso tenha interesse em saber mais sobre o mercado imobiliário de Orlando, Miami, Fort Lauderdale ou qualquer outra cidade da Flórida, entre em contato e bata um papo agora mesmo comigo por WhatsApp: clique aqui para acessar meu WhatsApp (Carlos Barros).